fbpx

South Park: The Fractured but Whole

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

É assustador como de uns anos pra cá toda a internet entrou numa Cruzada Social, atacando tudo e todos que não se adequem ao Politicamente Correto. Há duas décadas a série de desenho adulto South Park vem desafiando essa tendência, e A Fenda Que Abunda Força chega para comemorar o 20o aniversário da franquia mantendo o mesmo humor negro, ironia, obscenidade e uma longa lista de palavrões por minuto!

Privada recém-entupida na casa de um Desconhecido.
Uma das sidequests do jogo: Entupir todos os banheiros da cidade.

Narrativa: 10

South Park: Fractured But Whole conta a história dos jovens protagonistas da série, enquanto se fantasiam e brincam de super herói. Um dos pontos mais altos do jogo é a forma como Fantasia e Realidade se cruzam e se misturam durante as aventuras das crianças, levando-as a encarar mafiosos, prostitutas e outros adultos mal-intencionados… Sempre sendo levadas a sério mesmo sendo apenas crianças fantasiadas!

O jogo explora e abusa do clássico humor negro da série, com foco especial no contraste e na combinação da vida real e da imaginação da gangue de Cartman, Kyle, Stan e outros. Há momentos em que até a prefeita trata a criançada como heróis de verdade, mas mesmo as lutas mais sérias precisam ser pausadas quando um carro está passando pela rua: As crianças páram tudo, vão pra calçada pra abrir caminho, e depois retomam suas posições para continuar a briga.

A imprevisibilidade e o humor estão sempre presentes, e o jogo faz um trabalho surpreendente em entregar uma história interessante e intrigante usando de uma apresentação única. Se você não se importar em ouvir dúzias de palavrões por minuto, há muito o que apreciar na trama e na forma como esta é contada.

Uma surpresa bastante agradável é a opção de jogar com menus, legendas e até dublagem em português! A experiência 100% localizada enriquece bastante a narrativa do jogo, além de aumentar ainda mais o efeito dos palavrões e insultos!

Criançada brigando na rua.
Se a briga é na rua, pode ser preciso fazer uma pausa para que os carros passem!

Mecânica: 8,5

Por baixo de toda a baixaria e visuais cartunizados, SP:FbW se mostra um RPG bastante competente!

Os combates são organizados por turnos em arenas com espaços quadriculados. A cada turno, uma unidade pode se movimentar pelos espaços e então usar um item ou um de seus golpes, sendo que cada personagem tem três opções de ataques com diferentes efeitos, alcance e área de efeito. Há ainda uma quarta habilidade disponível para cada herói, mas esta é especial e consome toda a barra de energia que se carrega ao longo do combate.

As batalhas são bastante dinâmicas e mantém o mesmo tom de humor negro da série. Há bastante profundidade estratégica, em especial devido ao posicionamento de cada unidade na arena quadriculada. Há um alto grau de customização de personagem, com opções aparentemente simples que podem levar a resultados bastante distintos! É possível escolher uma classe e uma subclasse, selecionar quais habilidades são levadas para o campo de batalha, equipar itens que modificam os atributos-base do personagem e, é claro, vestir seu herói com a fantasia mais maluca que você puder imaginar!

Apoiando o tom de aventura imaginária, South Park investe bastante do seu foco na exploração. Há um mundo enorme e com incontáveis atividades para fazer. Você pode tentar entupir todas as privadas da cidade, colecionar ilustrações homoeróticas, juntar seguidores na rede social da cidade, ajudar as pessoas a resolver seus problemas e muito mais… Além de sempre ter a opção de avançar a hilária história do jogo!

SP3
Você pode voar combinando a habilidade de planar do Homem-Pipa com seu poder de… peidar.

Audiovisual: 9

A direção de arte fez um trabalho impecável ao recriar toda a estética dos desenhos: Um espectador desavisado certamente confundiria cenas do jogo com um episódio da série animada!

Os gráficos seguem de perto o estilo visual estabelecido nos 20 anos da série, com modelos 2D bastante simples e ao mesmo tempo simpáticos. Seria fácil confundir com um programa infantil se não fosse pelos temas abordados e pela linguagem usada! Aliás, o trabalho de dublagem é fenomenal! Muitos dos dubladores oficiais dos personagens participaram da produção do jogo, aumentando ainda mais a fidelidade! O trabalho de localização é digno de nota, e facilmente se destaca como um dos mais competentes já feitos para o território brasileiro!

Há momentos em que o gráfico 2D, simplificado e sem efeitos de sombra, atrapalha um pouco sua percepção de profundidade, levanto a situações inconvenientes onde é preciso “tatear” a área até encontrar a posição adequada para interagir com objetos, mas esta é a única falha que há na apresentação do jogo – justificável dadas as restrições de se trabalhar com este estilo visual.

SP4
Você tem várias opções de expressão para tirar selfies com as pessoas… Minha favorita é a cara de indiferente.

Considerações Finais

South Park: A Fenda que Abunda Força definitivamente não é um jogo para todos. Se você toma partido nas cruzadas sociais, combate a cis-heteronormatividade ou se sente incomodado ao presenciar atitudes ou discursos preconceituosos ou racistas, passe longe deste jogo.

Mas se você tem bom-senso para apreciar a crítica social por baixo do humor zombeteiro e escrachado, curte RPGs com ideias inovadores e bem construídas ou simplesmente é fã da série animada e entende porque ela faz sucesso há mais de 20 anos… Não deixe passar batido: Esse jogo é pra você.

Fractured But Whole é a comemoração perfeita para os 20 anos da série South Park. O jogo conta com o mesmo humor negro e linguajar chulo, mantendo alta fidelidade ao visual do desenho e oferecendo uma sólida experiência como RPG de Aventura.

SP5
South Park é um jogo com opções simples que podem levar a inúmeros resultados diferentes!

Nota

Diversão = 10

Mecânica = 8,5

Audiovisual = 9

Geral : 9,2

Versão de Playstation 4