fbpx

88 Heroes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Às 8 horas e 8 minutos do dia 8 de Agosto de 1988 o Dr. H8 deu um ultimato ao nosso mundo: se ele não receber 88 octilhões de dólares vai detonar 88 ogivas nucleares na Terra!

Tal fixação pelo número 8 – que só não é maior que as hilárias histórias de Terry Pratchett e seu Discworld – se repete durante todo o game. Você tem 88 segundos para completar cada um dos 88 estágios do game, e um tempo total de 88 minutos para completar o jogo todo. Para tanto você terá a sua disposição 88 dos heróis mais tapados, lunáticos e muitas vezes inúteis do mundo. Será que você vai conseguir?

88 2

De tempos em tempos somos agraciados por jogos que pegam uma ideia simples ou um estilo já batido e conseguem surpreender com sacadas genias de gameplay ou mecânica. É o caso de 88 Heroes.

Trata-se de um plataforma 2D com gráficos pixelados onde você deve ir do ponto A ao ponto B para avançar para o próximo estágio. Há vários outros por aí, mas a mecânica aqui implementada, transforma o game de um simples plataforma 2D numa experiência divertida e instigante!

88 3

Similar a Broforce, aqui você começa o estágio sempre com um personagem diferente e aleatório, quando morre outro assume seu lugar, os cenários não são construídos de forma randômica, com isso você pode – e deve – memorizar os caminhos e inimigos que terá que transpor até chegar ao seu destino.

A diversão está nos personagens, cada um possui características próprias, que dependendo da situação podem ser muito úteis e em outras até atrapalhar, e com 88 deles, você sempre vai encontrar novas formas de aproveitar melhor o estágio ou terminá-lo de forma mais rápida.

88

A variedade – e loucura – de cada herói é o melhor do jogo. Você terá a disposição uma galinha que bota ovos explosivos, um lutador de kung fu que lança hadoukens, uma dançarina inútil feita de vidro, um jogador de basquete e muitos muitos outros.
As referências também são inúmeras, você encontrará uma personagem muito parecido com um certo “glitch” de um famoso game portátil ou outra que faz uso de uma arma que cria portais. E o jogo não se restringe ao mundo dos games, várias referências a cultura pop estão presentes, você corre até o risco de ser rickrollado 😉

Outra sacada bem bacana da galera do Bitmap Bureau foi o HUD de jogo que além de mostrar informações como numero de moedas e tempo restante, também acrescenta o vilão Dr. H8 no que seria sua estação de trabalho controlando a maquina que manda os inimigos e armadilhas pra nos destruir. Durante todo o game varias animações acontecem ali como os soldados passando pela sala (e até obstruindo parte de nossa visão da tela) um robô servindo chá e o próprio doutor precisando se ausentar por motivos de força maior 😉
Depois de um tempo perde um pouco da graça é verdade, mas não deixa de ser algo bacana que demonstra o cuidado e zelo de seus criadores em tornar a experiência o mais envolvente possível.

88 4

Mas o game tem suas falhas também, apesar da grande variedade de personagens e quantidade de estágios, temos apenas 4 áreas onde os estágios estão distribuídos. Num certo momento é impossível não achar meio repetitivo. O mesmo podemos falar do som, apesar de utilizar músicas estilo chiptune que se adapta muito bem ao estilo e visual do jogo, mas depois de um tempo enjoa bastante.

Outro problema é que se por um lado há muita variedade entre os personagens, alguns são praticamente inúteis, e em algumas situações o game pode se tornar extremamente frustante.
Apesar desses probleminhas 88 Heroes é uma experiência muito divertida, você vai passar muitos momentos rindo dos personagens e das situações que o game proporciona.

  • Mecânica – 10
  • Audiovisual – 7
  • Narrativa – 7

Nota final – 8,0

Versão de Xbox One