fbpx

Nintendo Switch Review

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com pouco mais de 3 semanas de vida e vendas iniciais surpreendentes, muitas pessoas já consideram o Nintendo Switch um grande sucesso. Mas mesmo após o lançamento, ainda há muitas incertezas sobre o potencial do console e rumores sobre possíveis problemas…

Gostaria então de contar um pouco da minha experiência com o Switch e, quem sabe, sanar algumas dúvidas para te ajudar a decidir se deveria ou não considerar o investimento.

Unboxing e Design: 10

A caixa do Switch é a embalagem mais elegante que eu já tive o prazer de abrir. Apesar de ter dimensões surpreendentemente pequenas, todos os componentes estão bem distribuídos, espaçados e organizados. As gavetas duplas já se tornaram uma marca nos consoles da Nintendo, e o Switch mostra o grau de aperfeiçoamento alcançado depois de três gerações.

O Switch é o console mais elegante e bem acabado já desenhado pela Nintendo. Todos os seus aparelhos anteriores tinham um visual e pegada que lembrava a de um brinquedo, mas este console claramente se propõe a ser uma máquina atraente para um mundo moderno…
Ainda assim eu fiz questão de escolher os controles em cores Neon para manter um pouco da tradição mais brincalhona da Nintendo!

Há tanto para se falar que eu mal consigo organizar minhas idéias, porém acredito que possa começar falando sobre seu uso como um portátil.

Experiência de Uso Portátil: 10

Antes de mais nada, vamos falar sobre a maior preocupação pública: A bateria. O Switch possui um amplo estoque de energia: Após várias horas em Standby a bateria desce apenas um ou dois pontos percentuais. Já em uso, há uma grande variação no tempo que a bateria consegue alimentar o portátil. Mesmo jogando com alta luminosidade, wifi e som ligados, a bateria do Switch parece durar mais do que aquelas do 3DS ou PSVita. Não são muitas horas, mas não serão sessões mais curtas do que as que já estamos acostumados a ter.
Vale notar que a opção da Nintendo de adotar o uso de portas USB-C nos permite usar baterias portáteis com facilidade, o que pode duplicar ou até triplicar as horas de jogo em modo portátil!

O console completo é bastante leve e não há desconforto mesmo após horas de uso, mas usar o kickstand (o “pézinho” embutido atrás do console) para jogar apenas com os Joycon é ainda melhor! Os controles praticamente não tem peso, e há uma enorme sensação de satisfação em poder jogar confortavelmente em qualquer posição.

Airplane mode
Me senti num trailer da Nintendo ao usar o Switch na bandeja do avião… É bastante confortável e satisfatório!

Experiência de Uso em Casa: 9

Novamente, preciso esclarecer um dos rumores que circularam nos primeiros dias após o lançamento do console: Usar o dock não risca a tela. Mesmo após semanas de uso, não há sinais de que algo do tipo possa ocorrer.

Entrar no modo TV é bastante simples, bastando conectar o console no dock. Tudo acontece automática e rapidamente, tanto para entrar no modo TV quando para voltar ao modo portátil.

O Joycon Grip parece pequeno a primeira vista… E realmente é um controle diminuto e leve! Mas, ao contrário do que a primeira impressão possa sugerir, ele cabe confortavelmente em qualquer tamanho de mãos, deixando todos os seus botões facilmente acessíveis. De quebra, o seu design nos remete ao rosto de um cachorrinho!

Switch Puppy
A própria Nintendo já admitiu que o design com cara de cachorro foi proposital!

Experiência de Uso Geral: 8

Há um grande número de pequenos detalhes que diferenciam o Switch de todos os outros videogames da Nintendo num passado recente:

  • O sistema é Region Free, e você pode acessar o eShop de qualquer região com um único console.
  • Screenshots podem ser tiradas a qualquer hora com um botão dedicado.
  • Sincronizar os Joycon é bastante simples, bastando encaixá-los no console.
  • Os menus não são apenas minimalistas, mas também são incrivelmente rápidos.
  • O sistema operacional é silencioso, marcando o fim da era das músicas de elevador tocando ao fundo. Há até um certo desconforto na ausência de uma música enquanto se navega pelos menus.
  • Há inúmeros efeitos sonoros e easter eggs escondidos na interface, revelando o bom e velho espírito brincalhão da Nintendo.
  • Reorganizar os controles entre os jogadores é bastante simples e rápido.
  • Não há limite de configurações WiFi que podem ser guardadas.
  • Ainda há Friendcodes, mas não é mais necessário que as duas partes se adicionem mutuamente: Jogadores recebem Pedidos de Amizade e só precisam aceitá-los para concluir o registro.

O ponto mais forte do console, como se pode imaginar, é sua versatilidade. Você pode jogar com o console nas mãos se estiver andando ou sentado, usar em modo Tabletop se tiver uma mesa ou superfície por perto para ter mais conforto ou ainda jogar no modo docked quando está em casa. Além disso, há inúmeras formas de se usar os controles, seja sozinho ou com amigos. Dividir o par de joycon para jogar em duas pessoas sempre surpreende quem não conhece o conceito do aparelho… E tenho que dizer que já rendeu ótimas experiências com Shovel Knight, Snipperclips e Fast RMX!

O console ainda tem pontos que poderiam ser melhorados, como por exemplo ter um armazenamento maior e possivelmente abolir completamente os Friendcodes. Enquanto uma destas questões pode ser sanada usando-se um bom cartão SD ou numa futura versão do console, a segunda pode ser facilmente corrigida num futuro update. São falhas pequenas que podem ser corrigidas e que não tiram o mérito do novo sistema, que demonstra um enorme potencial.

Outros pontos que podem ser melhorados são a incapacidade de carregar o console em modo Tabletop (pois a porta USB fica embaixo do console), a ausência de aplicativos media player e streaming como Netflix e a falta de suporte a dispositivos bluetooth (ainda mais porque a entrada de fones fica em cima do aparelho, fazendo o cabo ficar no meio do caminho)… Mas todos estes pormenores podem ser contornados no presente e/ou solucionados no futuro.

Ah! Quase me esqueci de outro tópico polêmico: Os problemas de comunicação dos Joycon. Em três semanas de uso nas mais variadas circunstâncias, em nenhum momento tive quaisquer problemas de responsividade nos controles. As pessoas que reportaram problemas ou pegaram um lote com defeito ou estavam em uma área de enorme interferência… Não se preocupe com essa história – você provavelmente não vai ter problemas desse gênero.

Melhores Jogos: 9,2

Com o tempo esta nota e a lista de jogos serão atualizados, mas no momento os jogos de destaque são os seguintes:

The Legend of Zelda: Breath of the Wild ( 10 )

Shovel Knight: Treasure Trove ( 9.9 )

Snipperclips ( 8.5 )

Fast RMX ( 9 )

I am Setsuna ( 8.2 )

Considerações Finais

Apesar de ainda não haver um número grande de jogos disponíveis, a Nintendo prometeu um fluxo contínuo de novos conteúdos quase que semanalmente… e até o momento tem conseguido manter sua palavra.

Se você estava com vontade de adquirir o console mas tinha receio de se deparar com um aparelho incompleto, ou um “protótipo”, não precisa se preocupar: o Switch é uma máquina moderna e robusta, com um enorme potencial e a promessa de grandes jogos no futuro.

Nota

Unboxing e Design = 10

Experiência de Uso Portátil = 10

Experiência de Uso em Casa = 9

Experiência de Uso Geral = 8

Melhores Jogos = 9,2

Geral: 9,3

Seja como console principal, seja como complemento para seu PS4/XOne/PC, o Nintendo Switch é um videogame versátil e de enorme potencial – um videogame obrigatório para todos.