Shiness: The Lightning Kingdom é uma tentativa de criar um novo estilo de RPG. Até onde me lembro, esse sistema de combate nunca foi usado em outro jogo. Mas isso não é algo necessariamente bom.
O jogo trabalha com um sistema onde você, ao entrar em combate, fica no 1×1, sempre. Independente de quantos membros tiver na party, e de quantos inimigos houver no campo de batalha, será sempre um contra um. Isso morna o combate de uma maneira que não chama a atenção. Se um membro morrer, o próximo assume. Mesma coisa com o inimigo.
Graficamente, Shiness tem alguns problemas de ordem técnica. Você frequentemente vê texturas em conflito no cenário, assim como alguns pontos com física “morta”. A música não se destaca em ponto algum da história, é feita meio que sem inspiração.
A narrativa é baseada em diálogos parcialmente dublados e cenas em quadrinhos.
Isso é um ponto positivo, porque dá um tom especial à exposição da história. Ela é bem simples, e a qualidade da narração ajuda bastante a levar o jogo adiante. Principalmente por causa do sistema de combate “diferenciado”.
O gameplay não se limita apenas ao combate, mas às mecânicas de técnica que cada personagem possui. O protagonista, por exemplo, invoca uma pedra,o Shimen-hiro. Essa pedra pode ser lançada em pontos específicos, para resolver “puzzles”. Mas o próprio controle desse limite é problemático. Você raramente acerta de primeira os pontos. Adicione aí o sistema “inovador” de combate 1×1, e você terá algumas dores de cabeça para poder levar o jogo adiante.
Resumindo
Gameplay: 5
Narrativa: 8
Audiovisual: 7
Versão de Playstation 4