Não é incomum vermos jogos que tentam reviver a nostalgia de uma era de ouro. O que é estranhamente incomum é não vermos mais recriações dos mais clássicos RPGs Táticos! Chegando para ocupar esse grande vazio, GOD WARS Future Past traz tudo o que nos lembramos dos grandes clássicos dos gêneros Tactics e Tactic RPG.
Narrativa: 8,5
GOD WARS Future Past traz uma ambientação bastante incomum. O jogo apresenta uma interpretação fantasiosa de contos folclóricos japoneses. Logo de cara ficamos sabendo que a humanidade recentemente está apaixonada por sua tecnologia e suas próprias criações, e isso despertou a fúria dos Deuses, que se vingam causando desastres naturais sobre o mundo.
A irmã mais nova da protagonista, a princesa e sacerdotisa Kaguya, foi sacrificada na tentativa de apaziguar os deuses que ameaçavam seu reino. O sacrifício funcionou, mas poucos anos depois os deuses não estavam mais satisfeitos e retomaram seus ataques contra a humanidade. Kaguya recruta seu amigo de infância Kintaro para partirem juntos numa jornada para entender os problemas da humanidade, combatê-los e apaziguar os deuses de uma vez por todas.
O jogo traz uma história incomum, com mensagens ambientalistas e humanitárias – e o faz com uma apresentação exótica, graças aos inúmeros elementos da mitologia japonesa.
Mecânica: 10
GOD WARS não tem medo de te sobrecarregar. No começo, o jogo vai te bombardear com uma imensa quantidade de informações e mecânicas… E, se você for fã do gênero, vai adorar!
O jogo consiste de uma sequência de cenas narrativas e cenários de combate tático. A história é contada com sprites e caixas de texto acompanhadas de um competente trabalho de dublagem. O combate se dá em mapas quadriculados como tabuleiros, cabendo ao jogador comandar os personagens da sua equipe para se mover, atacar, defender e usar habilidades especiais e assim derrotar as unidades que pertencem ao exército inimigo. Cada membro do seu time tem uma vasta lista de atributos, equipamentos e habilidades – e cabe a você decidir como cada um deve progredir.
Há 30 profissões disponíveis no jogo, e cada uma traz consigo uma árvore de habilidades associadas. Cada personagem pode pertencer a até 3 classes simultaneamente (Uma Primária, uma Secundária e uma Exclusiva, única de cada personagem) e, conforme ele participa de batalhas cada classe recebe pontos de experiência para serem investidos em habilidades daquela classe. Além disso, cada personagem pode equipar itens nas mãos esquerda e direita, na cabeça, no corpo, nos pés e ainda adicionar dois acessórios.
Habilidades consomem MP para serem acionadas, e todos os personagens em jogo começam com 0 MP. Sempre que chega a vez de um personagem agir, ele ganha alguns pontos. Essa mecânica de (re)carga contínua adiciona bastante profundidade ao jogo, garantindo que habilidades de maior impacto só possam ser ativadas depois de algumas rodadas, por exemplo.
Os mapas em si também aumentam os aspectos estratégicos, pois há inúmeros modificadores associados a cada posição. Terrenos elevados dão vantagens na precisão e dano, e há inúmeros tipos diferentes de estruturas e solos que dão benefícios ou penalidades ao personagem que estiver em determinado local.
Há inúmeras idéias tomadas de vários jogos clássicos de gêneros táticos, e com algumas próprias somadas para dar personalidade e coerência. Todos esses elementos são muito bem executados, dando ao jogador uma imensa flexibilidade para evoluir cada personagem e montar um time exatamente da forma que preferir, além de inúmeras opções de abordagem para cada cenário de combate!
Audiovisual: 7
GOD WARS Future Past tem uma arte agradável em suas cenas narrativas. Há algumas passagens em animação que merecem destaque por serem belas e passarem bem a ambientação e emoção da história. Os modelos 3D não são muito detalhados, mas tem um visual que agrada – já os cenários teriam se beneficiado de um maior polimento, sendo em geral excessivamente quadrados e retos.
A dublagem tem qualidade surpreendente, e também ajuda a reforçar os aspectos narrativos. As músicas são competentes, mas trazem a tona o ponto mais fraco do jogo: A repetição. Não há muita variedade nas trilhas, e você vai se enjoar rapidamente do tema de batalha que toca em quase todos os cenários e, em especial, da mesma música que não apenas se repete como ainda recomeça a cada navegação entre o mapa principal, menus de inventário, menus de classes, menus de lojas, entre outros.
Com o tempo, você vai perceber que há repetição nos cenários também, mas nada tão perceptível ou irritante quanto o que acontece com as músicas do jogo.
Considerações Finais
GOD WARS Future Past é uma perfeita mistura de elementos nostálgicos, que remonta a era de ouro dos RPGs Táticos em turno. Qualquer fã de longa data do gênero deve se sentir em casa e poderá apreciar cada instante e cada pequeno detalhe desta obra.
Além de trazer mecânicas complexas, profundidade e variedade em sua jogabilidade, o jogo ainda ousa contar uma história fora do convencional, com estilo, temas e mitologia emprestados de uma cultura bastante diferentes do que nos é convencional.
Certamente um título que nos mostra o potencial deste gênero que nunca morreu, mas que por tempo demais esteve adormecido.
NOTA
Narrativa = 8,5
Mecânica = 10
Audiovisual = 7
GERAL : 8,5
Versão de Playstation 4