fbpx

The Solus Project

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Quando pensamos num jogo sobre proteger o futuro da raça humana costumamos imaginar heróis poderosos em batalhas épicas… Mas as vezes o futuro da humanidade pode estar nos ombros de uma única pessoa, isolada num mundo estranho e ameaçador.

solus1
Um mundo vasto e estranho – e ao mesmo tempo, cheio de… vazio.

Narrativa: 7

The Solus Project é a história de um(a) explorador(a) enviado para fazer o Reconhecimento de um planeta que pode (ou não) ser a próxima casa da raça humana. O planeta Terra foi destruído, e o que restou da humanidade está adormecido em criogenia numa nave que vaga pelo espaço. Você foi um dos escolhidos para explorar o espaço e encontrar um santuário capaz de sustentar a vida humana, e acaba caindo num planeta inóspito mas promissor.

Você precisa então encontrar meios de sobreviver enquanto coleta informações sobre o ambiente ao seu redor… E finalmente dar um jeito de transmitir estes dados para que alguém analise e decida se este será o novo lar dos homens e mulheres que reconstruirão a sociedade.

A premissa é bastante interessante, e o mundo realmente constrói um ambiente misterioso e opressor. Falhar em sobreviver poderia impedir que a humanidade encontrasse o único planeta capaz de sustentar vida – mas falhar em coletar as informações detalhadas poderia atrair os últimos sobreviventes da humanidade para uma armadilha fatal… Pois há sinais de que houve vida neste mundo… E talvez ainda haja.

solus2
O jogo brilha em criar suspense e ambientação misteriosa.

Mecânica: 5

Este é um jogo com grande foco em exploração e, em teoria, sobrevivência.

No lado da exploração temos um mundo vasto, recheado de segredos e mistérios. A todo momento você se depara com cantos ou cavernas escondidos, que oferecem proteção contra climas intensos ou até mesmo algum item útil ou peça de equipamento para aumentar suas chances de sobreviver mais um dia.

Já o aspecto de sobrevivência não brilha tanto. Você precisa prestar constante atenção ao PDA na sua mão esquerda, que monitora seus sinais vitais e características ambientais:

  • Sua saúde geral (ferimentos/doenças)
  • Sua temperatura corporal
  • Sua energia restante (calorias)
  • Sua hidratação
  • O tempo desde seu último descanso (sono)
  • A temperatura ao seu redor
  • A umidade do ar ao seu redor
  • A velocidade dos ventos ao seu redor

No papel parece bastante interessante, mas depois de um tempo o gerenciamento da sua saúde se torna uma tarefa repetitiva e desinteressante… Que muitas vezes parece estar ali para te distrair e te atrapalhar na sua missão de explorar e documentar o planeta.

Não ajuda o fato do jogo não ter bons controles. Um mesmo botão pega itens do cenário, combina um item do cenário com um item da sua mão ou ainda interage com um item do cenário utilizando o item da sua mão… E nem sempre fica claro qual ação que será tomada.

É preciso gerenciar o pouco espaço do seu inventário para carregar com você o essencial para sua sobrevivência… Mas isto também parece desprezível quando você percebe que itens, água e rações caem do céu regularmente, em meio a destroços de naves que atravessam a atmosfera.

Não tem como não ficar com a impressão que o jogo sofre ao tentar  se balancear entre dificuldade e justiça, ou entre exploração aberta e puzzles obtusos que bloqueiam seu avanço.

solus3
Os cenários amplos são visualmente deslumbrantes… Até você olhar os detalhes mais de perto!

Audiovisual: 7

Assim como em todos os outros aspectos, a apresentação de The Solus Project se beneficiaria de um pouco mais de polimento.

Todos os objetos, sejam parte do cenário ou itens que o jogador pode interagir, revelam texturas e modelos bastante simples quando vistos de perto. Ainda assim, o jogo consegue construir cenários criativos, amplos e deslumbrantes – a direção de arte é bastante acertada para construir ambientes imersivos e verdadeiramente alienígenas.

O jogo usa de sons graves e fracos para aumentar a sensação de vazio e desolação, mas por vezes essa completa ausência de músicas deixa o mundo não apenas vazio… mas também morto.

Considerações Finais

The Solus Project consegue oferecer uma experiência assustadora e opressora, criando uma genuína sensação de estar vagando por um mundo alienígena. O jogo é marcado por um constante contraste entre boas idéias e execução que peca por falta de polimento, um lembrete de que havia um imenso potencial mal-explorado.

Nota

Diversão = 7

Mecânica = 5

Audiovisual = 7

Geral : 6,4

Versão de Playstation 4