A esta altura, todos já jogamos um joguinho no celular. Uma experiência casual, divertida, bonitinha, as vezes até com uma ou outra mecânica um pouco mais elaborada e interessante. Ao bater os olhos numa cena de Mushroom Wars 2, a primeira impressão certamente é a que este é mais um destes jogos. Não é a toa, já que o estúdio Zillion Whales tem muita experiência no mercado de jogos de smartphone… Mas esta primeira impressão é um engano, pois por baixo da fachada de jogo casual há uma robusta experiência de Estratégia em Tempo Real.
Apesar dos visuais bonitinhos, Mushroom Wars 2 conta uma história sombria. O jogo toma seu tempo mostrando o fim da humanidade em meio a uma última grande guerra nuclear, seguido pela evolução e ascensão de pequenos homens-cogumelo como a nova raça inteligente e dominante da Terra. A nossa história começa com a invasão de uma raça de alienígenas, igualmente pequeninos e bonitinhos, querendo tomar o planeta para si… Inicia-se então uma longa guerra entre os dois povos.
Este prólogo e todo o desenvolvimento da narrativa se dão por quadros. As cenas são bem desenhadas e dão conta do trabalho, mas a todo instante há uma sensação de que a história poderia ser mais elaborada, mais aprofundada e, em geral, melhor exposta. Talvez, para combinar com a aparente simplicidade do jogo, o estúdio tenha tomado a opção por contar uma história simples.
Ao longo dos primeiros níveis de seu modo campanha, MW2 apresenta um conjunto de mecânicas básicas que definem sua jogabilidade:
A ideia é bastante simples: Cultivar tropas e tomar bases inimigas, o que geralmente causa um efeito dominó onde você produz novos soldados cada vez mais rápido, gerenciando a defesa de suas estruturas e mandando o excesso de unidades para enfraquecer e tomar pontos dos inimigos.
Esse conjunto de ideias simples é aplicado com um ritmo ideal, oferecendo uma experiência envolvente, tática e tensa. Há uma prazerosa sensação de ser um habilidoso comandante, tomando inúmera decisões friamente calculadas a todo instante.
Existe um claro contraste entre os temas expostos e a apresentação cartunizada e bonitinha, e o jogo todo ganha força por explorar esta contraposição (por exemplo, na apresentação de jogo casual mas com uma experiência de estratégia rápida e profunda).
A direção de arte de MW2 é bastante acertada. Os desenhos são simples e coloridos, e a complexidade visual vem do número de objetos na tela: Se você mobilizar 700 unidades, é possível contar os 700 soldadinhos marchando pelos jardins – e essa fidelidade reforça imensamente a sensação de escala das batalhas, tornando tudo mais intenso e épico.
A música é um tanto repetitiva, mas surpreendentemente não é enjoativa. A batida de marcha militar com instrumentos leves ajuda a criar um clima de brincadeira de criança, o que novamente contrasta com o que deveria ser um confronto brutal entre raças inimigas.
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Mushroom Wars 2 é um jogo cheio de contrastes. A apresentação bonitinha e aspecto casual mascaram um jogo sobre um conflito sombrio e com enorme profundidade estratégica. Suas partidas rápidas e intensas prendem a atenção e dão uma genuína satisfação em ser um habilidoso estrategista, que toma dúzias de decisões críticas a todo instante.
Diversão = 7
Mecânica = 9
Audiovisual = 9
Versão de PC