fbpx

Plox Neon

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Plox Neon é um jogo desenvolvido pela Desert Owl Games, que pega inspiração em Qix, um arcade dos anos 80 em que o objetivo era demarcar áreas na tela para ganhar mais pontos.

Aqui a coisa funciona de forma parecida: você controla (com qualquer um dos direcionais) um pequeno personagem cujo objetivo é cortar partes do tabuleiro. Quanto maior a área cortada, maior a pontuação. Só que também há inimigos para se preocupar, e encostar neles ou permitir que eles encostem no rastro deixado pelo personagem ao cortar o tabuleiro resulta em morte certa, embora encurralar e “capturar” os inimigos resulte em um bônus de pontuação, o gerando um fator de risco e recompensa.

Plox Neon 20180126111309

 

O conceito é simples e funciona bem, embora no começo possa parecer um pouco fácil demais, com a adição de novos tipos de inimigos nos estágios posteriores as coisas ficam mais interessantes, o que força um pensamento mais estratégico. O problema é que durante os 60 níveis do jogo não há uma mudança alguma na dinâmica do jogo, o que  gera muita repetição. Alguns estágios tem o layout mais elaborado e se aproveitam do comportamento dos inimigos, mas o jogo não chega a explorar isso de forma mais profunda.

Há uns pequenos bugs na parte técnica, especialmente na detecção de colisão. A área de alcance dos inimigos parece arbitrária as vezes, resultando em algumas frustrações por mortes inesperadas e também por vezes o traçado do personagem não é registrado, o que realmente compromete em algumas fases mais complicadas. Também há quedas de framerate perceptíveis quando o jogo faz muito uso do efeito de partículas e em uma ocasião a fase não encerrou mesmo com 100% completado.

Quanto à parte visual, o jogo faz um trabalho decente. Os efeitos visuais são simples, mas a estética neon é agradável confere um charme ao game. O visual dos personagens lembra muito microorganismos, embora o jogo não contextualize isso. Agora o grande destaque de Plox Neon é a sua trilha sonora estilo tecno retrô. As músicas são ótimas e casam perfeitamente com o visual, com batidas que contribuem muito para dar dinamismo ao jogo.

Plox Neon 20180129101732

O jogo está disponível em português, mas a localização deixa muito a desejar, com vários termos esquisitos ou completamente fora de contexto, mesmo contendo pouquíssimo texto. Não chega a ser algo grave dada a simplicidade dos menus, mas com certeza decepciona.

Plox Neon é fácil e divertido de se jogar, porém bem simplório. Fica claro que com um pouco mais de esforço e polimento da desenvolvedora o resultado teria sido um jogo marcante, assim como a sua trilha sonora. Vale como passatempo, só não vá esperando muito.

Diversão: 6,0

Audiovisual: 6,0

Mecânica: 5,0

 

Versão de Playstation 4