Em 1982 chegou ao mundo um dos mais clássicos arcades, Robotron 2084. Esta maravilha do game design contava com duas alavancas, uma para mover sua nave e uma para controlar a direção dos tiros, e fez um tremendo sucesso em seu tempo. Mais de 30 anos depois, em novembro de 2003, Geometry Wars reacendeu a paixão dos gamers pelos shooters controlados com um par de analágicos, os Dual-Stick Shooters. Com um império de mais de uma década, eis que surge um desafiante ao trono, Tachyon Project, com a promessa de dar força ao gênero e trazer alguma inovação a um formato que já estava começando a se desgastar.
Narrativa: 8,5
Por incrível que pareça, Tachyon Project é um DSS com história. No jogo você controla ADA, uma inteligência artificial programada e equipada para invadir e hackear servidores. Após um estranho incidente, os “pais” de ADA (o casal de hackers que a desenvolveu) são flagrados e capturados pela polícia… deixando-a livre, solta e abandonada na nuvem da internet. Assim, os inúmeros níveis do jogo são os diferentes servidores que ADA se infiltra para extrair informações sobre a história e o paradeiro de seus pais, e aos poucos descobre uma grande conspiração.
A história e a forma como esta é contada não são revolucionárias, mas o jogo faz um bom trabalho em integrar seus elementos e suas mecânicas a narrativa de forma mais orgânica. Se sua navinha é um vírus invadindo um computador, faz todo o sentido um firewall ser representado por naves tentando te abater.
Mecânica: 10
Tachyon Project promete ser um Dual-Stick Shooter diferente do convencional, e entrega esta experiência ao tomar emprestado diversos conceitos de um gênero próximo, o Shoot’em Up. O resultado é um DSS mais flexível, que conta com uma assustadora gama de diferentes naves inimigas, cada uma com padrões de ataque e inteligência específicos, que te exigem um enorme grau de atenção, estratégia e reflexos para navegar e desviar. Uma fase bem executada é uma dança minuciosamente coreografada, onde sua nave desvia das outras e deixa um rastro de explosões multicoloridas por onde passa… Mas ainda nem chegamos na melhor parte.
TP incorpora uma das assinaturas dos Shmups: Upgrades. Antes de iniciar uma nova fase, é possível customizar 5 características da sua nave: Tipo de Tiro, Arma Especial Direita (ativada com R), Arma Especial Esquerda (ativada com L), Upgrade 1 e Upgrade 2. Ao longo do jogo novas opções são habilitadas, revelando um elaborado sistema de personalização da forma como se joga. Pode-se ter uma nave com mais vida (que é o tempo em constante contagem regressiva), mais velocidade, mais dano por tiro… É possível ter tiros precisos e devastadores, espalhados e imprecisos, com balas mais rápidas ou mais lentas – e deve-se complementar suas fraquezas com explosivos ou drones para lhe dar cobertura nas saias-justas. Alguns níveis vão exigir que você experimente novas combinações, pois estas opções de personalização realmente impactam a forma como você aborda o jogo.
Há ainda um modo cooperativo para até 4 jogadores, e o jogo inclusive suporta o formato de controle de meio-Joycon, permitindo que 2 pessoas joguem em qualquer lugar mesmo com apenas um Switch… Mas não pense que isso facilita sua vida, muito pelo contrário: A vida (tempo) é compartilhada, e ter mais naves aliadas na tela significa que os inimigos também tem mais alvos para atingir. O tempo é recuperado destruindo-se inimigos, então partidas cooperativas são marcantemente mais caóticas e desesperadoras!
Há ainda diversos outros fatores que aumentam a vida e o fator replay do jogo: Sistema de pontuação com combos, fases no escuro, New Game+ e diversos modos de Desafio com rank online.
Audiovisual: 9,5
A primeira vista, Tachyon Project se mantém próximo aos padrões estabelecidos para o gênero: Cores vibrantes e efeitos neon… Mas as similaridades acabam aí. Ao invés de formas simples feitas de neon, o atraente brilho colorido é aplicado apenas como efeito em objetos sólidos, o que resulta em designs mais variados e até mesmo mais informativos (indicando por exemplo modos de operação das naves, escudos, ataques, etc), o que aumenta consideravelmente a exigência em termos de atenção, estratégia e reflexos.
A trilha sonora eletrônica é bastante empolgante e reforça o clima de uma batalha frenética que testa os limites e os nervos de um piloto enfrentando um desafio imensurável. O jogo deixa tudo ainda mais épico com efeitos acertados de distorção da imagem e do som quando inimigos maiores e mais poderosos são abatidos.
Considerações Finais
Os desavisados podem olhar para Tachyon Project e achar que trata-se de um novo Geometry Wars ou apenas mais um clone do jogo… mas basta passar alguns minutos progredindo pelo seu Modo História para perceber que a variedade e profundidade estão muito além de qualquer outra experiência até então no gênero Dual-Stick Shooter. Com uma vasta seleção de inimigos, multiplayer local cooperativo e um genial sistema de personalização de naves, o jogo expande seu público para os mais hardcore amantes do gênero e também para curiosos que antes se intimidavam pelas restrições até agora presentes em jogos do gênero.
Nota
Narrativa= 8,5
Mecânica = 10
Audiovisual = 9,5
Geral: 9,4
Versão de Nintendo Switch