fbpx

Uma das coisas que mais gosto do VR é o fato dos desenvolvedores estarem experimentando bastante. Em razão da tecnologia ainda ser muito recente, há bastante margem para testar gêneros que melhor se sobressaem com o uso deste equipamento. Assim surge o conceito de Out of Ammo, que é o casamento de um jogo de Real Time Strategy com um First Person Shooter.

Assim: num minuto você estará com uma visão aérea própria dos RTS, comandando as suas tropas na defesa de sua base, e em outro momento estará na pele de um dos soldados, tentando eliminar o máximo possível de inimigos. É uma nova mistura de gêneros e à primeira vista tem tudo para funcionar, uma vez que tanto Real-Time Strategy já se mostrou como uma ótima experiência no VR, como First Person Shooter também. Mas o casamento dos gêneros, neste jogo em especial, pode terminar em divórcio.

Logo no início  já senti certa dificuldade para navegar no menu com os controles e amigo, se para navegar no menu já estou travado, imagine então como será a jogabilidade do jogo. Logo no início não se deixa claro o que fazer e o jogador fica bastante perdido tentando entender as mecânicas e qual o próximo passo para levar o jogo adiante, e até chegar ao tutorial é uma dificuldade. Algo que parecer ter sido finalizado de forma apressada, prejudicando já no início a experiência.1200x630bb

Então, sobre a jogabilidade: é uma das partes que mais prejudicaram o jogo, pois os controles são muito travados e pouco funcionais. Para começo de conversa: não é possível jogar com o dualshock, o controle tradicional. Até aí tudo bem, pois muitos jogos em VR não permitem, então sua única opção é o motion controller. O que, em tese, caso seja bem implementado, é uma boa opção, mas definitivamente não é o caso. Além da disposição dos botões do controle serem bastante confusos, há um grave problema com a câmera do jogo, o que dificulta e muito a jogabilidade. Assim não há outra nota possível que não seja um terrível 4.

Sobre os gráficos: são simples, no estilo de minecraft, porém pouco inspirados. O que é uma pena, pois a simplicidade não implica em pobreza de level design; porém, aqui tudo terminou não indo muito bem. Não chega a atrapalhar como os controles que prejudicaram muito a jogabilidade, mas não favorecem o jogo pois são pouco variados e sem inspiração, não cabendo uma nota maior que 6.

E sobre o enredo: Não há muito o que falar pois é um jogo de estratégia no estilo tower defense com uma mescla de FPS. Sem uma história de background que desperte o interesse do jogador, não há nada a ser dito sobre isso que impacte positiva ou negativamente na análise, afinal você simplesmente é jogado lá para defender a base, merecendo uma nota 5.

Out of Ammo passa a sensação de ser um jogo promissor, com um conceito que pode funcionar muito bem no VR, porém feito as pressas ou com poucos recursos, o que faz com que o jogo não sirva de inspiração ou referência. Porém, com os ajustes nos controles, um melhor design de níveis e uma maior variedade de objetivos na campanha, poderiam fazer o jogo brilhar, uma pena o desperdício da oportunidade.

Nota Final: 5,0

Versão de Playstation 4