Jogar Bulb Boy é uma experiência diferente, já que ele causa uma mistura curiosa de emoções no jogador: é assustador, macabro, opressivo, nojento… e fofinho!
O Bulb Boy é um adventure de terror 2D da Bulbware, uma dupla de desenvolvedores poloneses, e apesar de o projeto não ter conseguido alcançar a meta no Kickstarter, chamou bastante atenção do youtuber Pewdiepie, que resolveu investir no projeto, possibilitando o lançamento do jogo para diversas plataformas.
Bulb Boy narra as desventuras do personagem título (que é literalmente um garoto com cabeça de lâmpada) que vive com o avô (que tem cabeça de lamparina) e o seu cachorro-mariposa, em uma casa que também em forma lâmpada. Tudo vai bem até que em uma noite um estranho mal vindo não se sabe de onde invade a casa e transforma o cenário todo numa versão meiga do inferno, cabendo ao jovem protagonista salvar o dia, simples assim.
O jogo não tem nenhuma (nenhuma mesmo!) linha de texto, com exceção dos créditos. Os menus são todos baseados em ícones, o que causa uma certa confusão de início, pois o jogo não indica que botão faz o que. Os diálogos são todos numa língua incompreensível, a lá The Sims, então o entendimento da história se dá através de símbolos em balões de fala e da expressão dos personagens. Como todo bom jogo de terror, a trilha e os efeitos sonoros são caprichados, com músicas soturnas e barulhos nojentos e agoniantes principalmente nas mortes. O único revés nesse departamento fica por conta da música da batalha contra o ultimo chefe ser animada demais pra um jogo desse tipo.
O visual é o grande charme de Bulb Boy. O jogo tem referências retrôs espalhadas pelos cenários, a começar pelo verde monocromático (vermelho em algumas partes) dos gráficos, como se o jogo rodasse num monitor antigo de gameboy, por exemplo. O design dos personagens e do mundo em geral lembra muito a estética de fofa/macabra de alguns cartoons, como Coragem o Cão Covarde, embora não seja tão fofa aqui, já que o protagonista pode morrer de várias maneiras bem ruins e nojentas. Um outro destaque é o trabalho de iluminação do jogo. Por personagem principal ser uma lâmpada, isso influencia no cenário, muitas vezes ele é a única fonte de luz e isso inclusive é utilizado como mecânica para resolver alguns puzzles.
Falando em mecânica, a jogabilidade segue o básico dos adventures: explore o cenário atrás de objetos necessários para resolver um puzzle e avançar para a próxima área. Nesse aspecto Bulb Boy se monstra um pouco limitado. Embora se faça uso das características únicas do personagem, como o fato de ele iluminar uma área ao redor ou até desenroscar a própria cabeça para passar por determinados lugares, e mais pra frente se controle um segundo personagem, isso tudo fica bastante limitado pela curta duração, já que o jogo é dividido em poucas “salas” pequenas com puzzles relativamente simples e de única solução. Os confrontos contra os chefes ainda adicionam uma bem-vinda variedade o gameplay, exigindo até um pouco de furtividade, mas com um pouco mais de duas horas de jogo já é possível ver os créditos, deixando a sensação de que todas essas mecânicas não tiveram tempo de ser exploradas em todo o seu potencial . Após o termino ainda é possível revisitar as fases anteriores, mas o incentivo é pouco por não haver novos modos ou extras muito atrativos.
É sempre bom ver projetos legais de desenvolvedores indies serem publicados, ainda mais quando o resultado é um projeto de qualidade e criativo. E Bulb Boy merece crédito por conseguir misturar fofura, terror e humor de banheiro de uma forma muito bem-feita, principalmente por não se levar a sério. A curta duração e a falta de fator replay são defeitos a se considerar, mas pra quem é fã do gênero (ou de Coragem o Cão Covarde) é uma experiência que vale a pena conhecer.
Narrativa: 7,5
Audiovisual: 8
Mecânica: 7
NOTA FINAL: 7,5
Vale os 28 reais? Se você for um fã de point and clicks, gosta de histórias bizarras ou simplesmente um apreciador de pérolas indies, é uma boa recomendação. Caso não se enquadre na descrição, pode deixar pra experimentar quando surgir uma boa promoção.
Avaliado na versão de Playstation 4