É engraçado como a indústria de jogos de celular e a de videogames se aproximaram e agora trocam influências. Há apenas alguns anos haviam debates sobre uma canibalizar a outra, mas hoje smartphones são vistos como apenas mais uma plataforma, e há espaço para todos.
Paper Wars: Cannon Fodder Devastated é um título exclusivo para Nintendo Switch com cara de mais um entre tantos outros jogos casuais para smartphones… Mas não se deixe enganar, o jogo surpreende por seu conteúdo, pela diversão e pelas sutilezas de game design que o tornam mais técnico e profundo do que tantos outros joguinhos de celular.
A premissa básica de PW:CFD é bastante simples: você deve mirar seu canhão e explodir batalhões do exército inimigo, impedindo que estes atravessem o campo de batalha. Em cima desta proposta com estilo Tower Defense, os desenvolvedores do estúdio iFun4All adicionaram inúmeras boas ideias para aumentar a complexidade e a profundidade do jogo… E estas são tantas que fica mais fácil simplesmente listar tudo:
Combinando essas pequenas ideias, o resultado é uma experiência bastante divertida e de surpreendente profundidade estratégica – o tipo de coisa que pode consumir horas sem você sequer perceber!
O jogo possui controles tradicionais, usando uma alavanca analógica para mover a mira e um botão para atirar (que deve ser mantido apertado para carregar o tiro e solto para dispará-lo)… Mas a experiência é infinitamente melhor e mais fluida quando jogado em modo portátil usando a touchscreen do Switch.
Tocar a tela imediatamente começa a carregar o tiro, e tirar o dedo da tela faz o disparo. Esta configuração te dá muito mais flexibilidade e agilidade, permitindo que você jogue melhor e chegue a níveis mais desafiadores e interessantes.
Paper Wars é um jogo perigoso: Você pode perder horas nele e nem se dar conta!
O jogo conta com 3 campanhas de 20 níveis, cada uma com 3 opções de dificuldade. Cada modalidade de jogo apresenta uma pequena variação na fórmula básica, seja limitando o número de tiros ou apresentando hordas mais numerosas e te forçando a escolher quais você terá que deixar passar.
A cada nível, você sente a evolução na sua habilidade em prever a movimentação inimiga, mirar corretamente, aproveitar ao máximo seus power-ups e dizimar inúmeros inimigos com um único tiro. Você sente um constante desejo de se testar no próximo nível, mais desafiador, e tentar melhorar ainda mais.
Há ainda um modo Survival, que impõe um limite de inimigos que podem passar e testa o quão longe você consegue ir, por quanto tempo consegue se defender.
Entender que os controles simples mascaram a profundidade do jogo aumenta o prazer de superar um nível desafiador. Sem falar em como é enorme a satisfação em executar um único tiro e devastar dúzias de alvos!
A jogabilidade simples de Paper Wars divertiria e seria interessante com qualquer estilo de apresentação, mas o jogo poderia ser ainda mais atraente com uma direção de arte diferente. PW:CFD se apresenta como uma cena de guerra imaginada e desenhada por uma criança: Soldados, tanques e até mesmo as explosões parecem desenhos bastante simples feitos pelas mãos de alguém muito, muito novo. A ideia de usar este visual até é interessante a princípio, mas acaba se tornando muito enjoativa muito rapidamente.
A música ainda funciona bem. Apesar de um pouco repetitiva, a trilha sonora não é cansativa e suas marchinhas conseguem transmitir a sensação de uma guerra imaginária até melhor que as infames imagens desenhadas.
Paper Wars: Cannon Fodder Devastated é mais uma daquelas jóias preciosas escondidas no eShop do Nintendo Switch. Seu estilo despretensioso e cara de passa-tempo casual enganam os desavisados, escondendo uma experiência de jogo bastante polida, interessante e muito divertida.
Diversão = 9
Mecânica = 10
Audiovisual = 6,5
Jogado na versão para Nintendo Switch