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Alguns jogos tentam dar vida ao mundo imaginado pelas crianças. Super Toy Cars segue essa premissa, transformando em realidade uma corrida entre carrinhos de brinquedo competindo em pistas construídas a partir de objetos do cotidiano. Apesar do seu trabalho competente em criar este sentimento, sua jogabilidade impede que o jogo alcance todo o seu potencial.

 

Super Toy Cars 4
Derrapar deveria ser uma manobra excitante, mas é desnecessária e só desacelera seu carro.

Mecânica: 4

Super Toy Cars um modo carreira com 8 episódios com 6 níveis, totalizando 48. Cada um destes desafios tem seu próprio objetivo, que pode ser um dentre 5 tipos:

Todo o seu progresso rende dinheiro que pode ser usado para comprar novos modelos de carro ou investir em melhorias e customizações para os seus automóveis, o que ajuda a dar motivação para continuar jogando e avançando em sua carreira.

Os controles durante as partidas são bastante simples e diretos: Você controla seu carrinho com a alavanca analógica esquerda, acelera com o gatilho direito e freia com o esquerdo. Enquanto o botão A é pressionado o carro faz curvas derrapando, o botão X reseta seu veículo no centro da pista e o Y usa o power-up equipado, que pode ser uma mina explosiva, uma bola de boliche que sai atropelando os corredores a frente, um míssil teleguiado ou uma poça de óleo. O botão B ativa o turbo, mas este só funciona quando quando a barra de energia está cheia – Derrapar e se manter no ar carregam esta precioso recurso.
Há configurações para posicionar a câmera próxima, longe ou até mesmo acima do seu carrinho (!), mas neste modo de vista aérea a orientação não acompanha a do seu carro e acaba deixando o jogo bastante difícil de controlar… Mas, ao mesmo tempo, deixa tudo um pouco mais realista, por se aproximar da experiência de comandar um carrinho de controle remoto.

Apesar dos controles e sistemas serem bastante interessantes, há algumas falhas graves em STC que estragam o aproveitamento do jogo.
Há momentos em que a detecção de colisão fica estranha, e o jogo aleatoriamente escolhe ignorar alguns obstáculos e deixa você dirigir através deles. O comportamento é inconsistente e pode incomodar bastante.
No entanto, o maior problema do jogo é a sua física. As colisões do seu carro com outros veículos ou mesmo com partes do cenário têm efeitos que não fazem sentido. E, o pior de tudo, a gravidade é muito, muito estranha. As pistas têm passagens com rampas e outros trechos envolvendo quedas, e o seu carro simplesmente pára ao tocar o chão… Isso quando o jogo não considera que a queda foi uma batida grave e te pune resetando seu carro no centro da pista. Há inúmeros pontos de frustração na programação da física de Super Toy Cars.

Super Toy Cars 2
Se lançar no ar deveria dar uma descarga de adrenalina… Mas você só consegue pensar na chatice que vem a seguir.

Diversão: 7

Com suas diversas modalidades de corrida, STC consegue entreter sem se tornar enjoativo. A criançada pode se divertir horrores tentando cumprir os objetivos de cada pista.
A seleção de itens cria um clima de corrida maluca e ajuda a deixar a competição mais dinâmica e imprevisível. O posicionamento dos power-ups em pontos fora do caminho ótimo forçam os jogadores a tomar decisões rápidas, o que ajuda a deixar a experiência mais engajante. É digno de nota e elogio que haja este nível de atenção ao design das pistas.

A física estranha do jogo, no entanto, estraga algumas oportunidades para maior emoção e diversão. É muito frustrante pousar num trecho de descida de ladeira e ainda assim perder toda a velocidade acumulada. Não faz sentido e chega a incomodar.

Vale ressaltar que o jogo deixa passar a oportunidade de usar controles por movimento, um recurso que seria bastante atraente para um público mais infantil (que parece ser o público-alvo do jogo)… Além do jogo exigir um par de Joycon por pessoa, mesmo que os controles sejam facilmente ajustáveis para o uso com os controles divididos.

Super Toy Cars 1
Num momento você está decolando em alta velocidade… No outro, estaciona porque tocou no chão.

Audiovisual: 9

Seja para ser atraente para as crianças, seja para aumentar aquele sentimento de imaginação ganhando vida, o time da Eclipse Games claramente investiu um grande esforço para produzir gráficos de alta fidelidade. Tanto os carrinhos quanto os cenários são deslumbrantes, com cores vibrantes e ótimos efeitos de reflexos, luz e sombra.
Na verdade, o visual é tão produzido que parece forçar os limites da performance do Switch. O jogo roda a uma taxa de 30 quadros por segundo, o que já é baixo para um jogo de corrida, e ainda parece sofrer com alguns raros momentos de queda…

As músicas são agradáveis, num estilo de rock leve… Mas por vezes a trilha sonora parece ser um pouco lenta e tranquila demais. Para piorar, todas as faixas são parecidas e acabam fazendo tudo parecer pouco original e deixando enjoativo.

Super Toy Cars 3
Não dá pra negar que o jogo tem um grande apelo visual.

Considerações Finais

Super Toy Cars é um jogo que prioriza criar um sentimento de nostalgia e não se foca em entregar uma experiência de jogo sólida, polida ou mesmo agradável. Talvez por seu aparente público-alvo, há um grande esforço em apresentar visuais atraentes, mesmo que às custas da performance do Switch.
Ainda assim, o jogo pode ser uma boa opção para quem não está disposto a investir 40 dólares em Mario Kart 8 ou para um público mais jovem e menos exigente.

Nota

Mecânica = 4

Diversão = 7

Audiovisual = 9

Vale os 10 dólares? Não se você está procurando um bom jogo de corrida ou mesmo um party-game de karts. No entanto, esta é uma ótima opção para quem procura joguinhos para seus filhos, sobrinhos, e crianças em geral.

Geral: 6,7

Jogado na versão para Nintendo Switch