Aqui seu objetivo é colonizar Marte, com todo tecnologia de ponta à sua disposição.
Surviving Mars te dá o direito de ser o colonizador de Marte, uma missão extraordinária, porém um pouco complicada e lenta.
O modo campanha deste jogo te dá uma série de objetivos, de fáceis a muito difíceis e com muitas referencias a grandes ficções científicas. Como em todo jogo de gerenciamento de cidades, você deve escolher quais estruturas irá construir, dar manutenção e buscar recursos para continuar construindo, crescendo e claro, sobrevivendo nesse planeta vermelho. Um dos jogos mais completos e com centenas de itens para construção, vale encarar essa experiência de outro mundo.
Gameplay
Como todo bom RTS de simulador de cidades, ele tem muitos recursos, porém estes mais complexos e desafiadores que alguns comuns como SimCity e City Skylines. O primeiro grande desafio do game é saber como ele funciona, nessa parte eu particularmente, apesar de jogar vários RTS e alguns Simuladores de cidades, tive algumas dificuldades e no caso precisei reiniciar a partida algumas vezes, devido ao simples fato de o jogo não ter um simples tutorial, apenas balões de dicas, que às vezes não te ajudam sempre, e você acaba ficando perdido, e falindo sua colônia. Depois de passar por isso e aprender mais sobre o game, você começa a fluir mais sua nova colônia “marciana”.
Após isso, você tem alguns recursos essenciais para sua colônia, inicialmente feita apenas por drones que precisam de energia para trabalhar. Claro, energia solar. Com isso você começará a pegar também concreto, oxigênio, água, abrigo e comida, que são as primeiras prioridades. A água é mantida no subsolo, em raras bolsas de gelo. Para extrair ela, e necessário usar uma das muitas máquinas, que são feitas de metal e concreto. Estes dispositivos são suportados por redes de centrais elétricas, cabos, tubulações e filtros de ar, que funcionam como a infraestrutura para tudo.
Após tudo isso, está na hora de convidar humanos para morar em nosso novo planeta; é necessário entrar em um sub menu e fazer a solicitação, que custa alguma quantia de dinheiro. Mas antes deles chegarem você precisa construir algumas “bolhas” nas quais ficam as cidades e abrigos. Estes abrigam nossos humanos, que estão prontos para trabalhar, minerando mais coisas, que eles precisam para construir casas, fazendas, escolas, hospitais, lanchonetes e bares. As fábricas pegam as matérias-primas e as transformam em novos recursos, que são usados para construir estruturas cada vez mais úteis.
Enquanto tudo isso está acontecendo, procuramos no planeta por seus segredos, incluindo descobertas científicas que sobrecarregam uma vasta árvore tecnológica. E como todo bom jogo do estilo, sobreviver a grandes ameaças naturais, como chuva de raios ou meteoros.
Os recursos adquiridos podem ser vendidos ao planeta Terra, e com esse dinheiro podemos investir em pesquisas de novos itens e maquinários. Como toda construção, todos os edifícios, fábricas, robôs, tubulações precisam de reparos, o que também é sempre bom ficar de olho, se não é game over.
Nem tudo são flores; além da falta de um tutorial básico no game, a sua progressão é muito lenta. Eu particularmente levei cerca de 2 horas para que conseguisse atrair humanos para morar em minha colônia. O game possui um acelerador de tempo real, porem nada que o deixe tão mais rápido.
Diferente de City Skylines e Halo Wars, eu tive um pequeno desconforto com a adaptação do game para os controles do console, apesar de ele ter bem mais comandos que ambos citados, mas nada que irá atrapalhar, e com um pouco de costume você já pega o jeito.
Com o tempo o jogo vai ficar cada vez mais complexo com o aumento da sua colônia, além da manutenção de tudo, você tem que sanar todas os problemas de cada cidadão, de emprego a felicidade.
A procriação é difícil, exigindo investimentos maciços em hospitais, escolas e universidades. Assim, os colonos que se tornam velhos e frágeis, ou que morrem, devem ser substituídos por novos humanos. Mas tudo isso resulta em um vasto fardo de construção e administração que parece menos como um jogo e mais como um projeto diretor de uma cidade.
Áudio e Gráficos
Nessa parte Survival se destaca; os gráficos estão bonitos, mas são os pequenos detalhes que chamam atenção, desde à poeira vermelha nos drones e máquinas, a rastros deixados por elas. Eventos naturais e luzes são muito bem feitas e realistas para um jogo desse estilo.
A Trilha sonora é bem simples, porém agradável, não é enjoativa e também os efeitos sonoros são bem aceitáveis.
Conclusão
Surviving Mars e um jogo de gerenciamento de cidades, completo e bem complexo, para aqueles amantes do estilo, opções não irão faltar para você se divertir, mesmo com seu inicio lento é possível perder horas em sua evolução bem completa de cidades e pessoas. Com ótimos detalhes gráficos, Surviving Mars pretende ser uma referência ao seu estilo.
Diversão: 6
Áudio Visual: 7
Gameplay: 6
A versão cedida, foi a do Xbox One.