Por muitos anos Shantae foi considerado um jogo cult, conhecido (e aclamado) por um pequeno nicho de fãs devotos. O jogo de 2002 ganhou uma continuação em 2010 e desde então a franquia tem se fortalecido e ganhado relevância. O 4o título da série, Shantae: 1/2 Genie Hero, foi financiado coletivamente no Kickstarter e é o primeiro da franquia a exibir gráficos de alta definição. O jogo transpira personalidade, carisma e um nível ímpar de carinho e polimento… Ultimate Edition é a culminação de todo o esforço e dedicação do talentoso time do estúdio WayForward, com todos os DLCs lançados para o jogo e alguns conteúdos novos.
O jogo conta a história da meio-gênio Shantae reunindo componentes para seu tio, que encontrou instruções para construir uma máquina capaz de gerar um campo de força e proteger a cidade definitivamente. Em sua jornada, a heroína encontra amigos e rivais – alguns novos e outros já conhecidos.
Ultimate Edition ainda traz todos os DLCs do jogo, então temos capítulos adicionais que contam histórias paralelas ou que se passam após o fim do jogo-base, cada uma pelo ponto de vista de um personagem diferente.
Apesar da história em si ser bastante simples, os diálogos e o carisma dos personagens conseguem entreter e prender a atenção, dando aquela vontade de continuar a história para saber o que se passa depois.
Shantae é um jogo de plataforma 2D com boas doses de ação e exploração. Cada modalidade e personagem tem suas próprias peculiaridades, e vamos falar delas logo adiante… Mas primeiro vamos cobrir o modo mais completo e complexo, o da história principal.
Nossa heroína pode atacar com seu cabelo (Y), pular (B), lançar feitiços (A) ou dançar (X). Ao longo do jogo novas danças são desbloqueadas, e cada uma permite que Shantae se transforme em um animal e ganhe suas habilidades. Dessa forma o jogo ganha um aspecto Metroidvania, pois ganhar uma nova transformação te motiva a revisitar mapas passados para procurar caminhos secretos que guardam itens e técnicas poderosas.
Cada um dos inúmeros modos de jogo tem seu próprio estilo, mas são em geral mais lineares (em especial por já terem todos os poderes habilitados desde o começo). De forma geral os modos são os seguintes:
A diversidade de modos é enorme e deve saciar até os mais sedentos por jogos de plataforma de qualidade. Só vale um aviso: O jogo segue algumas filosofias clássicas de design de plataformas, e a dificuldade e exigência de precisão crescem rapidamente! Felizmente o jogo tem um generoso sistema de múltiplos savepoints dentro de cada nível, então a frustração é menor pelo fato de não ser necessário re-jogar trechos muito longos.
Shantae: HGH é um prato cheio para os olhos. Cada sprite é cuidadosamente desenhado, as animações são fluidas e cheias de personalidade e os cenários são coloridos e deslumbrantes. É visível para qualquer um que o estúdio WayForward não poupou esforços para entregar o jogo mais bonito possível.
A trilha sonora é igualmente acertada, constantemente transmitindo a energia e o espírito de aventura da heroína e tornando a experiência ainda mais envolvente. O jogo tem inúmeros pequenos trechos de dublagem, mas boa parte dos diálogos ainda ficam fora da sua cobertura.
A apresentação do jogo é ao mesmo tempo simples e caprichada, do tipo que você pode só assistir e não jogar e ainda assim ficar entretido por horas.
Shantae: Half Genie Hero – Ultimate Edition é a celebração do sucesso de um grande jogo, digno de nota e reconhecimento. Com conteúdo vasto e variado e uma boa dose de plataforma, ação e exploração, o título representa o que há de melhor neste gênero tão tradicional.
Narrativa = 9
Mecânica = 10
Audiovisual = 9,5
Vale os 27 dólares? Sim!
Jogado na versão para Nintendo Switch