fbpx
Com mecânicas que não têm muito a ver com a temática escolhida, o jogo surpreende por seu polimento e qualidade geral.

H.P. Lovecraft tem se consolidado como uma grande fonte de inspiração para nossa amada indústria, e Tesla vs Lovecraft usa este tema para entregar uma experiência completamente diferente daquela esperada para jogos baseados na mitologia do escritor. O resultado surpreende por trazer alta dificuldade, controles precisos e mecânicas variadas, tudo com uma apresentação elegante e interessante.

Tesla prendendo Lovecraft
A história começa com H.P. Lovecraft sendo preso – mas com os soldados de Cthullu sendo libertados pelo mundo.

Mecânica: 9,5

TvL é um Twin-Stick Shooter, um gênero que nos últimos tempos tem ganhado mais força e relevância. Diferente de outros jogos do estilo, no entanto, Tesla vs Lovecraft não usa a já batida temática de naves. Aqui, controlamos o famoso inventor Nikola Tesla em sua missão para encontrar H.P. Lovecraft e impedir que o escritor enlouquecido traga ao mundo um ser extra-planar com poderes capazes de distorcer a própria realidade. Entre você e seu inimigo mortal está um exército de criaturas sobrenaturais.

Com a alavanca esquerda você movimenta Nikola Tesla pelos mapas e com a direita é possível controlar a direção para onde o cientista está olhando. O gatilho direito dispara a arma atualmente equipada, enquanto os gatilhos esquerdos são usados para ativar uma arma/habilidade secundária e executar o movimento assinatura do protagonista: Teletransporte.

O poder de desaparecer e reaparecer em outro ponto um pouco adiante é vital para sobreviver as intermináveis hordas de monstros. Há um limite de 3 cargas prontas, e estas são recarregadas automaticamente com o passar do tempo. Há uma enorme profundidade estratégica nesta habilidade, que pode ser usada para cobrir grandes distâncias rapidamente, atravessar um obstáculo que irá deter o avanço da horda inimiga ou até mesmo chegar a um ponto que seria simplesmente inacessível.

Exterminar as criaturas rende pontos de experiência, e cada nível obtido oferece duas opções de poder/melhoria para adquirir. Há alguns combos especialmente eficazes, e você se sente encorajado a experimentar e descobrir o que funciona melhor para o seu estilo de jogo. Vale mencionar que cada nova fase sempre começa com Tesla no nível 1 e sem armas ou habilidades equipadas. É possível, no entanto, ter alguma forma de progressão mais permanente na forma de upgrades, que podem ser comprados com cristais de ether – um recurso raro e precioso que você encontrará nas fases ou realizando missões diárias no jogo.

Durante cada fase inúmeros itens úteis aparecem aleatoriamente pelo mapa. Há uma coleção razoável de armas primárias, incluindo metralhadoras, shotguns e até mesmo algumas opções mais exóticas como disparador de raios ou bolas de energia, e também inúmeros power-ups, cada um com diferentes efeitos e um número limitado de usos. Um item em particular vem separado em 5 partes separadas e, quando reunidas, permitem que Tesla temporariamente use um poderoso robô de batalha para dizimar seus inimigos.

O jogo ainda conta com um modo multiplayer cooperativo para até 4 jogadores se juntarem e juntos impedirem o fim dos tempos. O poder de fogo combinado poderia tornar tudo um pouco mais fácil, mas a dificuldade do jogo é naturalmente alta (não é possível reviver companheiros mortos, por exemplo) e o caos adicionado ao juntar vários personagens jogáveis sempre compensa um pouco este aspecto – resultando numa experiência equilibrada.

Altar de invocação
É importante localizar e destruir altares rapidamente, ou ainda mais inimigos surgirão para te caçar!

Audiovisual: 7

Tesla vs Lovecraft é um jogo charmoso. A temática e a direção de arte ajudam a atrair e agradar uma boa parcela do público, mas olhando mais de perto fica claro que os modelos e cenários são bastante simplificados – a ponto de algumas vezes ser difícil distinguir um chão sujo/escuro de um buraco que não pode ser atravessado. A beleza do jogo vem dos momentos de maior caos, com dúzias de monstruosidades cósmicas no seu encalço e a tela cheia de raios de energia disparados em múltiplas direções e rebatando pelas paredes, cobrindo áreas enormes numa chuva de morte e destruição. Infelizmente, pelo menos no Switch, os momentos mais intensos consomem demais o processamento do aparelho – e, apesar dos gráficos simplificados, o jogo acaba apresentando momentos de slowdown regularmente.

A trilha sonora é interessante e tem boa qualidade de composição e execução, mas a baixíssima variedade acaba tornando o áudio do jogo tão repetitivo que beira ao insuportável.

Mapa de Arkham
Existe uma boa variedade de fases, e cada nível de dificuldade adiciona novos elementos e monstros aos cenários.

Diversão: 8,5

TvL é um jogo de técnica e precisão: quanto maior for a dedicação do jogador, melhores serão os resultados – e não parece haver limite para o quão bom um jogador pode ser! Seus controles são fáceis de se aprender, mas sua dificuldade faz deste um jogo difícil de se dominar. Mesmo depois de passar dúzias de horas jogando, sempre há combinações de power-ups a se descobrir/experimentar… E os melhores upgrades permanentes exigirão muitas horas de jogo juntando os raros Ether Crystals.

Tesla pilotando seu robô de batalha
O mech só funciona por alguns segundos, mas seu poder de fogo é a diferença entre o sucesso e a morte!

Considerações Finais

Com sua apresentação quase steampunk, temática interessante combinando duas personalidades quase mitológicas da história moderna e usando de uma jogabilidade bastante polida com mecânicas variadas e infinitas possibilidades, Tesla vs Lovecraft define um novo nível de qualidade para outros Twin-Stick Shooters almejarem.

Nota

Mecânica = 9,5

Audiovisual = 7

Diversão = 8,5

Vale os 15 dólares? A não ser que você esteja evitando jogos difíceis/frustrantes, vale a pena conhecer!

Geral: 8,4

Jogado na versão para Nintendo Switch