Se você é o tipo de jogador que pula todo o dialogo e só quer saber de explorar e finalizar objetivos já vou avisando, Hakuoki: Edo Blossoms não é pra você.
Por se tratar de um visual novel, seu único trabalho aqui será o de ir acompanhando através de ilustrações maravilhosas tudo o que vai se desenrolando no final da era dos samurais, e aqui (diferente dos games da franquia Telltale) todas as suas ações irão afetar o desenrolar da história. É verdade que esse tipo de jogo não atrai muito os olhares de quem joga games, mas se você gosta de samurais e da história do Japão, recomendo que continue a leitura do review.
Qual é a desse jogo?
Fica difícil falar desse jogo sem citar o anime Rurouni Kenshin (ou Samurai X) e a fabulosa história do Japão. O game se passa na mesma época do mangá/anime e retrata a história do Shinsengumi, (grupo defensor do Xogunato) e por isso você irá ver nomes familiares como Saitou e Okita. Os principais alvos dos Lobos de Mibu (como eram chamados os membros do Shinsengumi) eram os Monarquistas, que defendiam a queda do Xogum e a instituição da monarquia.
Entenda o Shinsengumi como uma força policial que atuava em Kyoto protegendo a cidade das ações dos “rebeldes”. Em um período onde as carnificinas eram quase rotineiras, esse grupo de espadachins vestindo uniformes azuis-claros com detalhes em branco se consolidou como o maior e mais forte grupo de guerreiros que já existiu no Japão.
Com todo esse pano de fundo, você que gosta deste tema já deve estar curioso para testar o jogo, mas o grande diferencial aqui são os vários caminhos que a trama encontra conforme você se relaciona com os outros membros e faz as suas escolhas. São 30 finais disponíveis fazendo com que cada gameplay seja único. prepare-se para ficar por horas visualizando excelentes ilustrações no estilo anime/mangá, com uma trilha sonora familiar para fãs de samurais e um trabalho de dublagem (somente japonesa) muito bem feita.
Vale a pena comprar?
Pois é… Não tem muito o que falar sobre o jogo… Como já escrevi, recomendo para aqueles que estão familiarizados com o tema. Mas caso você esteja realmente interessado e não queira investir muito do seu suado dinheirinho, recomendo que você pegue primeiro a versão anterior, Hakuoki: Kyoto Winds, que está um pouco mais barata, e experimente. Vale ressaltar que Edo Blossoms (por ser o desfecho da história) é muito mais tenso e melancólico, e que lágrimas podem vir a cair de seus olhos marejados caso você se envolva muito com os personagens.
Narrativa: 9
AUDIOVISUAL: 9
DIVERSÃO/IMERSÃO: 9