fbpx

Rooms: The Unsolvable Puzzle foi originalmente lançado em Maio/2015 pela empresa HandMade Game, porém só após três anos desembarcou nas lojas para os equipamentos VR… Nós tivemos a oportunidade de jogar esse título desafiador, e podemos afirmar: Sim, muitas telas são quase impossíveis de passar na primeira tentativa… se você quiser as 100%, prepare-se para “fundir seu cérebro”.

O jogo acompanha a história de Anne, uma menina que acaba entrando na casa do Artesão de Brinquedos e se vê perdida dentro da mansão. A história é contada através de pequenas cutscenes, revelando a verdadeira história por trás da lenda do “Toymaker” e sua mansão distorcida. Um ponto de atenção é o idioma: apesar de ter localização para diversos idiomas, o Português não está entre eles, e caso você queira entender melhor a história deverá se esforçar no inglês.

Rooms The Unsolvable Puzzle 20180726192733
Um belo conto…

Jogabilidade

A jogabilidade é simples, e toda baseada em um brinquedo que muitos de nós tivemos em nossas infâncias, um quebra cabeça de plástico que tinha como objetivo montar uma imagem ou colocar os números em sequência…

1467289 001 2
Lembra dessa pérola??

Ao entrar na mansão a história começa mostrando como Anne “descobriu” o local, e a cada tela novos desafios são apresentados; e mesmo tendo uma dificuldade crescente, algumas telas foram mais fáceis de passar que outras, mas nem por isso pouco desafiadoras.
Ao todo são 144 “cômodos” divididos em 5 níveis… 4 dentro da mansão (96 níveis contando a história do jogo) e uma no porão (contendo 48 níveis).

Os primeiros quatro níveis tem a mesma estrutura: você é apresentado à proposta daquele nível e conforme progride a dificuldade é aumentada, sendo apresentados novos desafios. Como, por exemplo, você possui telefones que teletransportam a protagonista; armários que transportam o quadro em que você está; marionetes que te “perseguem”; entre outros. Ou seja, quanto mais você avançar, mais coisas haverá para te desafiar a sair do cômodo, podendo ser só uma ou todas juntas.

Rooms The Unsolvable Puzzle 20180728002053
Um dos desafios: relógios que giram os quadros

Para mudar de mansão é necessário chegar ao menos no nível 16 da atual; após isso, você escolhe continuar onde está ou prosseguir para a próxima. Caso deseje prosseguir não se preocupe: você pode repetir os níveis no futuro.

O porão pode ser definido como um extra, com diversos “power-ups” e habilidades especiais para cada tela. Quando você se aventura nele o jogo deixa bem claro que é uma tela para quem já fechou a história, portanto bem mais desafiadora (mais pura verdade!).

Rooms The Unsolvable Puzzle 20180726193452 1
O porão e seus novos desafios…

Para passar para o próximo cômodo você tem que chegar à porta e, para isso, tem uma quantidade “limite” de movimentações dos quadrados, evidenciado por um contador que fica na direita. A pontuação máxima é de três estrelas, e quanto mais movimentos utilizar, menor será sua pontuação para passar do nível.

Imersão

Para analisarmos deste ponto trabalharemos com o conjunto de Visual, Música e Imersão.

As músicas casam muito bem com a proposta do jogo… são bem executadas e se encaixam bem com a proposta do jogo; todas têm um toque de infância e Natal… o visual, por mais simples que seja, não é desleixado, sua beleza e cores nos remete a filmes de animação “stop-motion” (os famosos “filmes de massinha”) como Noiva Cadáver, fazendo assim com que a atmosfera seja mais legal ainda.

O título pode ser jogado com ou sem o VR. Logo que você entra no jogo é solicitado que você ligue o equipamento, mas caso clique no botão “Circulo”, o jogo começa em sua versão básica, onde você vê os desafios em 2D e de forma plana – simples. Quando ativada, a visualização no modo VR nos remete a um cinema drive-in, onde estamos parados no jardim da mansão, vendo os desafios “à distância”. Jogamos das 2 formas, e o modo VR se mostrou o mais gostoso, pois traz uma certa profundidade, além da sensação de fazer parte de animações como Coraline… conforme citado acima, o visual é bem parecido.

RTUP Savepoint 2DxVR
A diferença entre a Versão VR e a 2D

Veredito

Rooms The Unsolvable Puzzle VR é uma grata surpresa, e se você gosta de jogos que exigem raciocínio, seja feliz… o fator replay se dá na forma de tentar ter as 3 estrelas em todos os níveis (caro leitor, lhe desejamos boa sorte…). A parte triste é que o jogo ainda não está disponível na loja brasileira. Na Americana ele custa US$ 13,99 que é um valor justo para um game desse tipo.

Visual – 8

Jogabilidade – 7

Visual/Audio – 7

Imersão – 6

Nota Geral: 7

Versão utilizada para este review PS4 – Gentilmente cedida pela HandMade Game