Welcome stranger! Colonizar Marte? Por que não? Hoje iremos falar de Mars or die! Um game que te leva (tenta) ao planeta vermelho.
Mars or Die! É um top-down shooter com elementos de RTS, com uma temática cartunizada de colonizadores para o planeta vermelho; nada que não tenhamos visto nos desenhos animados do Marvin, o marciano.
Marte ou Morte!
A missão é simples, clichê e necessária: colonizar Marte, chegar lá e tomar o controle do planeta para a sobrevivência da sua espécie. Tipo o que os ETs tentam fazer aqui na Terra nos filmes de ação de Hollywood.
Você é um soldado no planeta vermelho e deverá obedecer às ordens de seus superiores, por mais absurdas (imbecis) que possam aparentar, e como dizem, missão dada é missão cumprida.
Suas missões variam de caça e coleta, mineração, proteção de estruturas, eliminação de marcianos e desvendar territórios. Tudo muito bem equilibrado, mas, nada de inovador.
Você anda, constrói todo o complexo de estruturas vitais para sobreviver: mineração, torres protetoras, placas solares para energia e máquinas que recarregam seu oxigênio, após farmar os recursos necessários, você começa a desbravar o terreno, procurando novos farms e encarando os marcianos (que não são verdes), com armas laser e dificuldade baixa, você rapidamente domina pouco a pouco o gigante vermelho, uma missão grandiosa que em poucas horas acaba se tornando entediante.
Marche!
A estética do jogo é bem legal, personagens tão carismáticos que realmente não ficariam atrás de personagens famosos da Pixar, os marcianos são mais legais que nossos invasores protagonistas.
A temática da guerra/invasão/colonização segue aquele padrão de guerra anos 30 do cinema americano, marchinhas e trompetes, vídeos comemorando, incentivando a colonização, esse seria o fator divertido do game e que daria uma identidade pessoal ao jogo. Tentou, mas faltou algo. Talvez um roteiro mais elaborado.
Todas missões contam com uma introdução divertida e pelo menos funcional, sendo uma quebra nas missões monótonas.
Os cenários são bem genéricos, repetitivos, e após umas cinco telas você já domina os padrões dele, as texturas e finalização do cenário estão bem legais, mas, nada especial.
Som
Os efeitos sonoros do jogo são bem trabalhados e sincronizados, nada primordial, porém bem funcional, as músicas condizem com a história e temática do game. O ponto forte são as conversas e introduções das missões feitas pelos seus comandantes que ficaram bem colocadas e faltou pouco para serem memoráveis.
veredito
É uma game divertido e descompromissado, para aqueles que gostam da temática pode-se cogitar a compra, e/ou sempre adicionar à sua lista de desejos para quem sabe, uma promoção futura. A obra da 34bigthings games, mostra uma evolução no estúdio que já está se tornando um veterano e a cada dia, deixa esse escritor mais atento aos próximos títulos.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kZcpSHHVjSg]
Diversão: 4
Audiovisual: 4
Gameplay: 3