fbpx
Vendo o mundo em vermelho

Ruiner trabalha um gênero que até algumas semanas atrás estava fora de foco: Cyberpunk.

O que é Cyberpunk? É, possivelmente, o conceito mais realista de futuro que nós podemos ter. Também é um RPG de mesa que existe há mais de vinte anos (chamado Cyberpunk 2020.)

 

Em Cyberpunk, a sociedade convive com incríveis avanços tecnológicos e científicos… e continua tão ou mais suja do que sempre foi. Nada de felicidade dos Jetsons aqui: gangues de rua são mais letais do que nunca, pessoas trocam membros por melhorias tecnológicas; tudo ganha novas nuances de interação, mas permanece a mesma natureza humana como cola de todas essas maravilhas. A narrativa explora abertamente os traços pitorescos da interação entre humanos e os “avanços da sociedade”.

 

o Gameplay de Ruiner segue, em grande parte, a estrela-guia da Devolver: Hotline Miami. Você tem uma visão aérea e tem botões de dash, melee, escudo e tiro (HM não tinha isso tudo, mas você é frequentemente lembrado da semelhança). Tudo pode receber upgrade ao longo do jogo, de acordo com o que você descobre dentro das missões e na cidade, que serve de hub. Os pontos podem ser redistribuídos a qualquer momento, então você só permanece travado em alguma área se quiser. O jogo é menos punitivo que HM, no sentido que você pode ser acertado pelo inimigo e continuar vivo. Ainda assim, na maior dificuldade é um espetáculo de sadismo, excelente pra quem quiser desafios, desde a primeira fase. Possivelmente a melhor plataforma para jogá-lo, assim como HM, é o PC. A mira direcional casa perfeitamente com o mouse, mas não é um impeditivo de se aproveitar no console

A trilha sonora é viva e elétrica em momentos; sóbria, em outros. Susumu Hirasawa consegue passar as sensações necessárias para cada interação (compositor que trabalhou no anime que presta de Berserk tem meu respeito a qualquer hora do dia)

Visualmente, o jogo é ótimo. O traço do desenho dos NPCs é sujo, como tudo mais.

 

Vale a compra?

SIM. Se você curte sofrimento e passar raiva na frente de uma tela de game over é seu passatempo favorito, pode abraçar essa pérola. Ruiner recebeu updates desde seu lançamento, e agora conta com um belíssimo New Game +.

 

versão de Playstation 4