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A Arte da Guerra: Combinando controles responsivos e gerenciamento de caos.

[col type=”6″]Hoje faremos o review de um jogo especial, Ninjin: Clash of Carrots, desenvolvido pelo pequeno e talentoso estúdio brasileiro Pocket Trap. O título incorpora alguns elementos da filosofia de jogos mobile para criar uma experiência engajante, fluida e cheia de carisma.[/col]

[col type=”6″]Today we’re reviewing a very special game, Ninjin: Clash of Carrots, which was developed by the small and talented Brazilian studio Pocket Trap. The title borrows a few concepts from mobile game design to create an experience that’s engaging, fluid and very charming.[/col]

Ninjin 1

 

[col type=”6″]Diversão: 9[/col][col type=”6″]Fun Factor: 9/10[/col]

 

[col type=”6″]Ninjin aposta em espetáculo, estilo e jogabilidade para entregar uma experiência de jogo frenética, cheia de energia e contagiante. Controles precisos e ritmo acelerado prendem a atenção, e fazem com que o sucesso dê muita satisfação – pois tudo o que acontece é responsabilidade sua.

É difícil definir o que exatamente torna Clash of Carrots tão charmoso… Mas, se for para colocar em uma palavra, teria que ser sua personalidade. O jogo não se leva a sério, faz piadas tontas e apresenta uma infinidade de situações e desafios impossivelmente exagerados… E tudo funciona harmoniosamente! Certamente é digno de nota o esforço dos desenvolvedores para encontrar o equilíbrio perfeito entre tantos aspectos exagerados.[/col]

[col type=”6″]Ninjin is invests heavily in its spectacle, style and gameplay in order to deliver a frantic, lively and engaging game experience. Its precise controls and fast paced rythm will keep you glued to the screen, and also ensure that your sucess will fill you with satisfaction – as everything ends up being consequence of how you play.

It’s pretty hard to pinpoint what exactly makes Clash of Carrots so charming… But, if I had to put it in a single word, it would have to be its personality. The game doesn’t take itself seriously, throws a lot of dumb, light-hearted jokes and presents you a vast selection of crazy, over-the-top, impossibly exagerated challenges… And it all comes together harmoniously! It’s no small feat the perfect balance achieve by the developers, handling so many exagerated aspects.[/col]

Ninjin 2

 

[col type=”6″]Mecânica: 9[/col][col type=”6″]Mechanics: 9/10[/col]

 

[col type=”6″]Ninjin é um beat’em up com foco em movimentação e posicionamento. Seu personagem e todos os inimigos estão constantemente correndo, e cabe a você navegar por um mar de golpes e encontrar o melhor lugar para encaixar um bom contra-ataque.

O desafio é alto e o jogo exige dedicação para ter seus controles e mecânicas dominados. Há um botão para atacar e um para realizar uma esquiva, enquanto a alavanca analógica esquerda serve para mover seu personagem e a direita para disparar um projétil. É importante mencionar que diferentes ações consomem diferentes quantidades de stamina, que é regenerada lenta e continuamente.

O que torna o jogo variado e lhe dá profundidade são suas opções de customização. Há uma enorme seleção de armas, projéteis, artefatos e acessórios que alteram seus padrões de ataque e suas propriedades. Cada jogador tem a liberdade para (e é encorajado a) procurar a configuração de equipamentos que melhor se encaixa ao seu estilo de jogo.

Ninjin ainda oferece multiplayer cooperativo para dois ninjas, simultaneamente facilitando e dificultando o jogo. Por um lado, o potencial de dano é duplicado, mas por outro lado os jogadores podem se esbarrar e se atrapalhar… E se qualquer um dos dois morrer, o nível precisa ser rejogado desde o começo.[/col]

[col type=”6″]Ninjin is a beat’em up that heavily emphasizes moviment and positioning. Both you character and your enemies are constantly running, and it’s up to you to navigate around a sea of attacks and find the best place to deliver a good counter-attack.

The challenge is high and the game will demand dedication in order to have its controllers and mechanics mastered. There’s a button for attack and one for a dash/dodge action, while the left analog stick moves your character and the right one aims and fires your equiped projectile. It’s important to have in mind that different actions consume different amounts of stamina, which is slowly and continuously replenished.

What makes the game varied and deep are its customization options. There’s a vast selection of weapons, projectiles, artifacts and accessories at your disposal, which can alter your attack patterns and its properties. Each player have the freedom (and is encouraged) to experiment and find the setup that bests suits their play style.

Ninjin also offers a 2-players coop mode, which makes the game easier and harder at the same time. On the one hand your damage potential is doubled, but on the other hand players can bump into each other, amplifying chaos and the challenge of doing proper positioning… And if any player dies, the game is over![/col]

Ninjin 3

 

[col type=”6″]Audiovisual: 7[/col][col type=”6″]Presentation: 7/10[/col]

 

[col type=”6″]Ninjin: Clash of Carrots tem um estilo visual cartunizado e extremamente estilizado. O jogo é colorido, sempre em movimento e cheio de contrastes. As músicas ajudam a criar a ambientação de Japão medieval, com vilas Ninjas e Shoguns.

Com animais antropomorfizados cheios de personalidade, Ninjin consegue agradar todos os gostos. O jogo, no entando, as vezes sofre pelo excesso de informação. O caos é um elemento importante para criar o desafio dos níveis, mas muitas vezes o nível de poluição visual atinge níveis que atrapalham e até mesmo incomodam jogadores e espectadores.[/col]

[col type=”6″]Ninjin: Clash of Carrots has a cartoonish, heavily stylized visual. The game is colorful, always in movement and full of high contrast. The soundtrack does a competent job at setting the mood for a fantastical ancient Japan, with Ninja villages and Shoguns.

With anthropomorphized animals full of charisma, Ninjin is able to please any kinds of taste. The game, however, suffers with its excess of information at times. Chaos is an important element that helps build the game’s challenge, but often the cheer level of visual polution reaches a point that really bothers spectators and players alike.[/col]

 

Ninjin 4

[col type=”6″]Considerações Finais[/col][col type=”6″]Final Considerations[/col]

 

[col type=”6″]Ninjin: Clash of Carrots é ambicioso. Com sua proposta leve, fases curtas, alta curva de dificuldade e uma jogabilidade polida, o jogo consegue oferecer uma experiência que lembra a de jogos casuais de celular, mas com o desafio, precisão e satisfação que só videogames podem oferecer.[/col]

[col type=”6″]Ninjin: Clash of Carrots is ambitious. With its light setting, short stages, steep difficulty curve and polished gameplay, the game delivers an experience not unlike that a casual mobile game, but with the challenge, precision and satisfaction that only videogames could possibly offer.[/col]

 

Ninjin 5

[col type=”6″]Notas[/col][col type=”6″]Marks[/col]

[col type=”6″]Diversão = 9
Mecânica = 9
Audiovisual = 7
Vale os 15 dólares? Sim, em especial para quem procura um titulo que possa ser jogado em rodadas curtas, mas sem sacrificar jogabilidade, desafio e experiencia de jogo.[/col]

[col type=”6″]Fun Factor= 9
Mechanics = 9
Presentation = 7
Worth the 15 dollars?
 Yes, specially for those looking for a title that can be played in short bursts, without sacrificing gameplay, challenge and a deep core experience.[/col]

 

[col type=”6″]Final: 8,4[/col][col type=”6″]Final 8.4/10[/col]

 

[col type=”6″]Jogado e avaliado na versão de Nintendo Switch[/col][col type=”6″]Reviewed with the Nintendo Switch version.[/col]