Introdução
“Fluffy Horde é um side-scrolling 2D que mistura RTS e Tower Defense (e um pouquinho de sacanagem). O jogo gira em torno de uma horda de coelhos que se reproduzem o tempo todo, criada por um andarilho Shaman maloqueiro.” – Steam
A descrição da Steam bate perfeitamente com o teor irreverente que encontraremos ao jogar. Fluffy Horde é um jogo em 2D que mistura os estilos de RTS , Tower Defense e Puzzles.
O jogo conta com um humor bastante ácido que já é demonstrado desde da primeira missão da campanha, que mostra um Shaman muito louco criando uma horda de coelhos que se multiplicam em velocidade absurda, sobrando para o jogador a tarefa de organizar cavaleiros e demais recursos para proteger moinhos e construções, escoltar princesas para festas e até mesmo proteger uma vaca.
Gameplay
O jogo começa apresentando ao jogador os conceitos básicos, mostrando como criar, mover e realizar upgrades em soldados, passar por pontes, proteger moinhos e escoltar NPCs. Infelizmente peca em não mostrar de forma mais clara alguns detalhes importantes, como a barra inferior da tela que serve para se mover rapidamente pelo cenário ou informar que para mover os soldados é necessário movimentar a bandeira que o representa. Também é digno de nota que os objetivos das fases não são claros, fazendo que o jogador, por vezes, perca a missão por não entender qual o objetivo proposto.
Outra coisa que me chamou atenção, negativamente, foi o nível de dificuldade que possui uma variação difícil de compreender, já que você passa uma boa parte do tempo jogando fases com uma curva de aprendizado simples e acessível e do nada é jogado em uma fase com um nível de dificuldade muito elevado. Seria interessante se os desenvolvedores aumentassem a dificuldade progressivamente e não de maneira tão radical. O jogo também possui um nível tático bem limitado, afinal você conta quase sempre com as mesma unidades, logo as estratégias possíveis são poucas.
A movimentação do game é basicamente toda feita usando somente o mouse (é basicamente com ele que você executará todas as outras ações), e as fases variam entre proteger moinhos ao mesmo tempo que exterminamos os coelhos assassinos, escoltar e proteger uma princesa até que ela chegue a uma festa e escoltar uma vaca até uma planta em forma de tetas(mas ein!?!). Cada uma dessas tarefas exige que você administre recursos de criação, de acordo com o objetivo da fase e fique de olho no posicionamento dos seus comandados.
Gráficos e Som
Os gráficos do jogo são lindos e o estilo pixel art 16 Bits dispensa comentários. a movimentação é fluida e as cores são vibrantes e bem escolhidas, ou seja, o jogo enche os olhos daqueles que curtem esse estilo retrô dos 16Bits. Os sons são bons, mas depois de um tempo ficam enjoativos pela falta de variação.
Conclusão
Fluffy Horde é um jogo irreverente, bonito e divertido que merece ser jogado (ainda mais pelo preço convidativo de R$8.50) mesmo pecando em alguns aspectos. Só não espere um jogo de gerenciamento de tropas semelhante a RTS tradicionais, pois o foco aqui é completamente diferente. O objetivo é analisar o mapa e cumprir o objetivo com as ferramentas fornecidas por ele.