Yonder: The Cloud Catcher Chronicles é uma pequena grande aventura que merece ser experimentada!
Tudo começa com uma viagem de navio, que é interrompida por uma tempestade muito forte, onde um raio o atinge e acaba jogando seu navio para uma ilha. Depois de uma breve conversa com uma misteriosa mulher que tudo indica ser uma entidade, o personagem descobre que está numa ilha inacreditável.
Gamea, uma ilha com planícies lindas, memórias amigáveis, e alguns segredos para descobrir. Vai te lembrar de muitos jogos do passado, um deles “The Legend of Zelda: Wind Waker”.
Basicamente Yonder é um RPG de gestão de fazendas e algumas atividades.Ele também pode ser tudo o que você quiser, pois existe pouco caos nesse reinado, algumas vilas com “mal sobre elas” que cabe a você salvar.
O personagem do jogador tem a habilidade incrivelmente rara de ver e interagir com seres especiais chamados sprites e é, portanto, encarregado de coletá-los e usá-los para eliminar o Murk e salvar Gemea, e isso é praticamente toda História do jogo.
A falta de história também se aplica aos NPC’s e side quest. Pois às vezes se resume em apenas pegar quantidade X de itens e trazer de volta; nem sequer o motivo de coletar tais itens eles te falam.
GAMEPLAY
Yonder compensa essa falta de história dando aos jogadores uma quantidade imensa de coisas para fazer. O apelo do jogo está na maneira com que você possa cuidar de suas fazendas, andando pelas terras, coletando recursos, criando vários itens, plantando árvores, pescando e fazendo tudo que você imagina.
O jogo não conta com sistema de batalha, pois você não tem inimigos no game, e também não morre, a não ser que caia na água. No caso, você vai voltar para segundos antes do fato. De todo resto, os comando são simples e fáceis de adaptar.
Você possui uma bússola que, com um feixo de luz, te indica fácil a localização de seu objetivo, e sprites mais do que suficientes para lidar com as áreas mais difíceis. Existem métodos de viagens rápidas, porém o mundo não chega ser gigante como de grandes “AAA”, você pode ir caminhando rapidamente para seu objetivo.
O sistema de criação de itens parece bem simples, porém só parece. Todos os itens do jogo são usados para criação, nada fica inútil. Esses recursos podem ser usados para muitas coisas, como construir pontes, e coisas mais avançadas, como cercado de gado, geralmente requerem múltiplas camadas de criação. Os jogadores também podem pegar alguns materiais por meio de negociações no estilo de troca, e há uma característica econômica leve, já que algumas aldeias vão valorizar certas coisas.
Existem várias fazendas que podem ser construídas para fornecer ainda mais recursos, com jogadores capazes de plantar árvores, bem como adotar animais, criando e colocando os itens necessários. As fazendas não exigem muito cuidado, apenas uma visita ocasional para colher as recompensas e a limpeza, você também pode contratar alguém para cuidar de sua fazenda, apenas dando alimento.
O jogo também conta com uma centena de colecionáveis, como achar todos os gatos, plantar quantidade x de árvores e assim vai. Os métodos para construir ou coletar objetos diferentes são basicamente os mesmos. No entanto, há mais do que suficiente para manter os jogadores envolvidos durante a campanha principal, que deve durar na média de quinze horas.
AUDIO VISUAL
Yonder vai agradar muito seus olhos, o jogo tem uma arte linda. Todo cenário te proporciona uma visão bem agradável e bonita. Brilhos, luzes e cores bem dimensionados deixando todo jogo mais relaxante.
O som do jogo não é de grandes produções, mas não deixa a desejar; tem bons efeitos sonoros e nada pertubador. A música faz um ótimo trabalho combinando com os ambientes, e há fortes efeitos de áudio por toda parte, como ao cortar árvores e quando começa a chover.
CONCLUSÃO
Yonder: The Cloud Catcher Chronicles é um jogo que vai lhe agradar e ajudar a relaxar. Não precisa ser pro player em batalhas, apenas ter paciência para jogar e coletar itens para progredir no seu jogo. Se você está procurando um jogo para se perder e não está muito preocupado com uma ótima história, então você tem que experimentar o Yonder com certeza.
Diversão: 7
Áudio Visual: 8
Gameplay: 8
Versão usada para review foi para Xbox One