Uma das principais desenvolvedora de jogos indies da Espanha fechou as portas e o mais curioso dessa história é que os diretores roubaram todo dinheiro que a empresa tinha e fugiram deixando os desenvolvedores, literalmente, com uma mão na frente outra atrás. A empresa chama-se Sindiecate Arts e começou a passar por dificuldades quando a versão de console do seu jogo Nongünz teve problemas e além disso os funcionários da empresa trabalhavam sem contrato e estavam sem receber pagamentos.
Segundo relatado pelo o ElConfidencial, os funcionários ainda tentaram (antes do ocorrido) resolver os problemas (pagamentos atrasados, trabalhar sem contrato e ambiente tóxico) porém as negociações não deram certo e os ânimos se esquentaram (alguns funcionários chegaram a até mesmo ameaçar os diretores de morte). Após esse episódio todos os funcionários “ganharam” férias, mas ao voltar descobriram que não só haviam sido demitidos como também não receberiam nada pelo trabalho que desempenharam já que os diretores fugiram para o Peru.
A situação é literalmente lamentável e pelo que foi dito, até o momento, nem mesmo o processo que os funcionários abriram pode ajudar já que não há como fazer os responsáveis pagarem os salários atrasados. O último jogo feito pela empresa pode ser conferido abaixo:
Fonte: Eurogamer/ElConfidencial