fbpx

Por Samuel R. Auras

Gosta de Pokémon mas não tem um console da Nintendo? Seus problemas (meio que) acabaram! Nexomon é o novo jogo de rinha de gal… Quer dizer, de treinamento de monstrinhos fofinhos! E, ao contrário de outros clones de Pokémon por aí, esse é até… bom!?

Nexomon: Extinction é um jogo no qual você se aventura por um mundo cheio de criaturinhas pra capturar, montar seu time e batalhar por aí. O jogo conta com uma quantidade considerável de Nexomon – são quase quatrocentos, entre bichinhos fofinhos encontrados no mato até dragões míticos e seres lendários. Seu objetivo na história foca nos Tyrants, uns Nexomon que lutam para ver quem deve dominar o mundo. Você é parte de uma guilda que usa os Nexomon para lutar contra os Tyrants e evitar que isso aconteça.

Surpreendentemente, a história é melhor do que parece. Os personagens são legais, o clima do jogo é bem leve, e o mundo é bem construído e muito criativo e vibrante. Claro, a história é secundária, e o seu objetivo principal é capturar todos os Nexomons! São vários, e o design dos monstrinhos varia bastante em qualidade, mas no geral o saldo é bem positivo. Normalmente esse é o principal problema desse tipo de jogo – a falta de charme das criaturas. Os Nexomon, porém, são bem legais. Um dos meus favoritos é um dos 9 iniciais disponíveis, um gatinho que usa uma máscara esquisita. É uma mistura perfeita de fofinho com meio que assustador.

A jogabilidade você já deve imaginar como é. Você pode ter até 6 Nexomon no seu time, e eles evoluem e tem acesso a 4 ataques cada um, e nas batalhas você deve escolher o monstrinho do tipo correto para ter a vantagem contra seu oponente. São 9 tipos de Nexomon disponíveis: fogo, água, mineral, planta, vento, trovão, fantasma, psíquico e normal, e cada um deles tem vantagens e desvantagens contra os outros. Além disso, você tem acesso a ataques que aumentam ou diminuem os poderes de cada criatura, ou que fazem o oponente dormir, ficar paralisado… Enfim, se você já jogou qualquer jogo do tipo, sabe bem o que esperar. Não é nada muito refinado, e o sistema é bem mais superficial do que Pokémon – os Nexomon não podem ser de mais de um tipo ao mesmo tempo, não existem IVs e EVs… Isso pode ser algo bom ou algo ruim, depende do freguês, mas definitivamente é um jogo mais simples.

Um ponto bem positivo é que o jogo é balanceado de modo que o nível dos Nexomon selvagens e dos treinadores acompanha, de certa forma, o nível do seu time. Isso, somado a um mundo bem aberto para exploração, permite que você, desde o início do jogo, possa seguir o caminho que quiser, e capturar uma grande quantidade de Nexomon diferentes sequer antes de começar de fato as principais missões da história do jogo. Em nenhuma região do jogo que você explorar você vai sentir que está forte demais ou fraco demais. Claro, algumas partes tendem a ser mais difíceis do que outras, mas não é uma dificuldade artificial criada por uma simples diferença no nível.

Os visuais e a trilha sonora são legais. Nada mais e nada menos do que isso. O jogo tem gráficos que parecem os de Pokémon do DS – uma visão de cima de um mundo que é uma mistura de 2D e 3D, mas bonito e bem detalhado e colorido. Os Nexomon são bem desenhados e animados – mas os seus ataques poderiam ser mais bonitos, definitivamente. A trilha sonora tem músicas que variam de excelentes a chatas, mas o saldo, novamente, acaba sendo positivo.

Finalmente, o ponto mais positivo pra mim é o humor. O jogo quebra a quarta parede constantemente, interagindo com você (o jogador), fazendo piadinhas… Uma vidente, por exemplo, para provar que é vidente, diz para o protagonista que o mundo em que eles vivem é na verdade uma simulação dentro de um videogame. Se você curte esse tipo de humor, Nexomon: Extinction é um prato cheio – é um jogo que definitivamente não se leva a sério. Além de tudo isso, os desenvolvedores estão dando suporte constante ao jogo, lançando várias atualizações que tem melhorado cada vez mais o jogo. Se você está querendo uma experiência como Pokémon, vai fundo que Nexomon: Extinction é uma ótima pedida. Entre sabendo o que te espera – um jogo mais simples, porém divertido e com muito coração – e você não vai se decepcionar.

 

NOTA: 8,5

 

PS: Drinking Game! Leia esse texto novamente tomando um shot para cada vez que eu ler a palavra “Nexomon”. Nexomon Nexomon Nexomon Nexomon. Nexomon.