“O legado dos cristais definiu nossa história por tempo demais” esse é um frase que aparece logo no início do site e mostra que Final Fantasy XVI é mais um dos episódios que usa “a mitologia do cristal”, dito isso você deve estar se perguntando, o que isso significa? Basicamente significa que (via regra) toda magia e elementos fantásticos do mundo são provenientes da magia dos cristais…praticamente são deuses em forma de Cristal. Confira a descrição:
“Valisthea: uma terra abençoada com a luz dos Cristais-Máter
A terra de Valisthea está cravejada de Cristais-Máter: montanhas de cristais cintilantes que se elevam sobre os reinos ao redor delas, abençoando-os com éter. Há gerações, as pessoas se dirigem a esses pontos para se beneficiarem de suas bênçãos, usando o éter para conjurar magias que lhes permitam viver no conforto e na fartura. Grandes poderes cresceram ao redor de cada Cristal-Máter, e uma paz instável reina há muito tempo entre eles. No entanto, agora que a disseminação da Praga ameaça destruir seus domínios, essa paz vacila ainda mais.”
Outro Fato curioso é que a equipe por trás desse novo Final Fantasy é a mesma responsável por salvar Final Fantasy XIV e torna-lo um dos melhores MMO da atualidade! Agora falemos mais sobre os aspectos do game. Abaixo colocarei a descrição oficial da própria Square-Enix sobre os aspectos do jogo
O mundo do jogo se chama Valisthea “a terra abençoada pela luz do Cristais-Máter” nesse mundo existem uma classe de criaturas extremamente poderosas e mortais chamadas Eikons (basicamente é o nome dado as “invocações” dos outros Final Fantasy nesse jogo) e cada criatura dessa vive em um Dominante (pode ser tanto homem como mulher) e como tudo que as pessoas não conhecem “elas adoram ou temem” em alguns reinos, Dominantes são tratados como reis e rainhas e são admirados…já em outros são tratados com muito medo e destinados a servir como armas de guerra.
O jogo traz uma variedade boa de reinos, abaixo segue a descrição de cada um deles:
O Grão-Ducado de Rosaria
Há muito tempo, um grupo de pequenas províncias independentes na Valisthea ocidental descobriu a força da união e formou o Grão-Ducado de Rosaria. Após anos de relativa prosperidade, o ducado agora se vê ameaçado pela disseminação da Praga, um perigo que, se ignorado, sem dúvida, levará o reino à ruína. Rosaria extrai seu éter do Sopro do Draco, um Cristal-Máter situado em uma ilha vulcânica perto da costa. O Dominante de Fênix, Eikon do Fogo, ascende ao trono como arquiduque quando atinge a maioridade.
O Sacro Império de Sanbreque
Sanbreque é a maior força teocrática de Valisthea. A capital do Sacro Império, Oriflamme, foi construída ao redor da Cabeça do Draco, o Cristal-Máter que abençoa as províncias próximas com grande quantidade de éter. O povo se beneficia alegremente dele, vivendo em conforto e segurança sob o olhar vigilante do sacro imperador, venerado como a encarnação da única divindade verdadeira. O Dominante de [nome oculto pela Square-Enix para evitar spoilers] atua como campeão do império, marchando para o campo de batalha em tempos de guerra para derrotar seus inimigos.
O Reino de Waloed
Waloed considera seu domínio toda a Cinza, a metade oriental de Valisthea. O controle do reino sobre o continente já foi colocado à prova muitas vezes por orcs e outros homens-fera que lá habitam, mas o atual governante do reino — Dominante de [nome oculto pela Square-Enix para evitar spoilers] — teve sucesso em sufocar essas rebeliões. Usando o poder da Espinha do Draco, o Cristal-Máter do reino, esse novo rei criou um exército poderoso, que agora busca sondar as fronteiras de seus vizinhos.
A República de Dhalmekia
A República de Dhalmekia é constituída de cinco estados, dos quais procedem os membros do parlamento que a governa. A Presa do Draco, seu Cristal-Máter, está semioculta no interior de uma cadeia de montanhas, e o controle da república sobre ela e seu éter assegura a obediência de grande parte da Valisthea meridional. O Dominante de Titã, Eikon da Terra, foi nomeado conselheiro especial do parlamento e tem influência considerável na tomada de decisões.
O Reino de Ferro
Um pequeno arquipélago perto da costa de Tormenta, a metade ocidental dos reinos gêmeos de Valisthea. Aqui reina suprema a ortodoxia cristalina, uma crença ardorosa que venera os cristais. O Reino de Ferro controla o Sopro do Draco, o Cristal-Máter que fica no centro de uma de suas ilhas, fonte de uma longa disputa com a terra vizinha, Rosaria. Isolados e indiferentes às nações continentais, os ferranos falam um idioma próprio. A doutrina ortodoxa julga os Dominantes como abominações profanas, e qualquer um que tenha o azar de nascer nessas ilhas é executado.
O Domínio Cristalino
O Domínio Cristalino se situa no coração de Valisthea, erguido em volta do mais alto de todos os Cristais-Máter, a Cauda do Draco. Ocorreram muitas batalhas sangrentas pelo controle dessa pequena área devido à sua importância estratégica, até que os reinos em guerra finalmente concordaram com um armistício. Como parte do acordo de paz, as ilhas que rodeavam a Cauda do Draco se tornaram um território autônomo liderado por um conselho de representantes das nações vizinhas, cada reino desfrutando igualmente da bênção do Cristal-Máter. Nenhum Dominante mora lá.
Agora que sabemos mais sobre o mundo medieval fantasioso (amo muito essa temática) de Final Fantasy XVI, vamos dar uma olhada nos protagonistas!
Clive Rosfield
O filho primogênito do arquiduque de Rosaria. Esperava-se que ele herdasse as chamas de Fênix e despertasse como seu Dominante, mas o destino escolheu Joshua, seu irmão mais novo, para carregar esse fardo. Em busca de um propósito para si, Clive se dedica a dominar a espada. Sua prática compensa quando, aos quinze anos de idade, ele vence o torneio ducal e é nomeado Primeiro Escudo de Rosaria, encarregado de proteger a Fênix e honrado com a habilidade de empunhar parte do seu fogo. Infelizmente, a carreira promissora de Clive chega a um fim trágico nas mãos de Ifrit, um misterioso Eikon das trevas, que o coloca em um caminho perigoso rumo à vingança.
Joshua Rosfield
Segundo filho do arquiduque de Rosaria e cinco anos mais novo que Clive, Joshua despertou como Dominante de Fênix logo após nascer. Apesar da criação nobre, Joshua trata todos os súditos de seu pai com bondade e afeição — especialmente Clive, a quem admira profundamente. Joshua costuma se lamentar por ser ele, o filho mais novo, frágil e estudioso, que recebeu o controle das chamas do pássaro de fogo, e não seu irmão, mais forte e valente. Enquanto Clive encara qualquer perigo sem hesitar, Joshua recua até diante da visão de uma cenoura em seu prato. Porém, as cenouras se tornam a menor de suas preocupações quando ele também é tragado pelos eventos trágicos que mudarão a vida de Clive para sempre.
Jill Warrick
Nascida nos Territórios do Norte derrotados, Jill foi levada de sua terra natal quando pequena para ficar sob a tutela de Rosaria, garantindo a paz entre as duas nações inimigas. O arquiduque insistiu para que ela fosse criada junto com seus filhos, e agora, aos doze anos de idade, ela é parte da família Rosfield tanto quanto Clive e Joshua. Sempre gentil, graciosa e modesta, Jill se tornou uma leal confidente dos irmãos.
E por último, fiquem com uma carta dos desenvolvedores aos fãs:
Olá! Aqui quem fala é o Naoki Yoshida, produtor (isso mesmo, só produtor) do FINAL FANTASY XVI. Gostaram do trailer? As imagens exclusivas mostradas, com batalhas e cenas cinemáticas, representam só uma fração de tudo que a nossa equipe já realizou desde o início do desenvolvimento desse jogo inédito do FINAL FANTASY. Nesse período, a equipe expandiu de um punhado de membros-chave para uma unidade completa, que continua aprimorando e construindo em cima do que já criamos até então. Tudo para oferecer aos jogadores uma experiência inigualável em termos de história e jogabilidade.
Nossa próxima grande revelação de informção está marcada para o 2021. Então, por enquanto, espero que todos se divirtam com suas especulações, pois temos muitas novidades guardadas — não só para o mais novo jogo da série, o FINAL FANTASY XVI, mas também para o FINAL FANTASY XIV. Nem preciso dizer, mas estou trabalhando muito nos dois!
Produção
Naoki Yoshida