Segundo a Bloomberg a Microsoft tem sondado vários estúdios Japoneses querendo combinar apoio ou aquisição deles. Um desses estúdios é a Koei Tecmo, onde o presidente afirmou que estaria disposto a considerar lançar mais jogos no Xbox desde que a Microsoft demonstre interesse contínuo no país. O engraçado disso tudo é que enquanto a Microsoft sonha em ter uma participação maior no Japão tentando se aproximar dos estúdios Japoneses a Sony, segundo analistas, se afasta cada vez mais do mercado Japa, dando prioridade ao mercado Americano. O analista Hisashi Koinuma do Ace Research Institute disse:
“”O Xbox tem a chance de fazer do Japão seu segundo maior mercado depois dos EUA se tomar os passos certos para os anos seguintes. A atenção da Sony está se afastando e os fãs começaram a notar isso.”
“A Microsoft não será capaz de assumir a posição da Sony como número 2 [depois da Nintendo] no Japão tão cedo, mas pelo menos começou a fazer mudanças. Uma maré grande sempre começa com uma pequena mudança.”
“É consenso dos analistas que o PlayStation não vê mais o mercado japonês como importante”, acrescentou o analista da Morningstar Research, Kazunori Ito. “Se você quer saber sua opinião sobre o mercado japonês, você precisa perguntar sobre isso porque, caso contrário, a Sony não falaria sobre isso.”
O mercado Japones é complicado para Microsoft, na época do Xbox 360 ela investiu bastante em jogos Japas, inclusive custeando o desenvolvimento de dois jogos feitos pelo pai de Final Fantasy Hironobu Sakaguchi, mas o retorno não foi muito grande. Torço para que ela consiga se estabelecer no mercado, competição SEMPRE é bom! Empresas competindo entre si sempre se esforçam ao máximo para agradar o consumidor.
Fonte: Eurogamer