fbpx

Universos paralelos, robôs gigantes, alienígenas, e planetas a um passo de serem destruídos – e só você pode salvá-los. Isso é só a cobertura do maravilhoso bolo que você encontra em Star Renegades, um RPG por turnos com elementos rogue-like que me surpreendeu demais.

Star Renegades conta a história de um grupo de renegados que luta contra um mal intergaláctico que quer dominar todas as realidades do multiverso. Cada universo atacado é uma pequena campanha que dura cerca de 5 horas, ao final da qual você tem pontos que pode investir em melhorar suas unidades, conseguir equipamentos mais fortes, entre outros bônus, que deixarão sua próxima campanha um pouco diferente. Eu acho sensacional quando o jogo implementa as mecânicas de rogue-like na história, e Star Renegades faz isso com maestria.

A maior parte do seu tempo com Star Renegades se passa em batalha, e ela acontece por turnos e de maneira “determinística”, como o próprio jogo define. Isso quer dizer que não há nenhuma aleatoriedade no jogo – não existem chances de erro e acerto, chances de ataques críticos, etc. Todos os números de vida, resistência, dano e outros efeitos causados pelos ataques estão ali. O jogo vai além: ele te mostra claramente os ataques que cada inimigo fará naquele turno, então sua responsabilidade é responder à altura.

Pode parecer que isso torna o jogo fácil ou maçante, mas na prática não é o que acontece. Sua equipe é formada, no início, por três personagens, aumentando para até seis no decorrer da campanha, e cada personagem tem classes diferentes, com várias possibilidades de ataques e habilidades.

Ud47YS6
O combate de Star Renegades, com a linha do tempo na parte superior.

Encarar os vários tipos de dano diferentes, os vários efeitos, além das fraquezas e resistências de cada inimigo, já seria algo bem difícil, mas todo o sistema de combate acontece em volta de uma “linha do tempo” – golpes rápidos acontecem antes e lentos ficam depois nessa linha. Isso quer dizer que se você sabe que um inimigo vai dar um golpe rápido e você atacou com um mais lento, o erro foi seu, e sempre que alguém ataca um alvo que ainda não agiu naquele turno, o ataque é mais poderoso. Manipular essa linha do tempo se torna a sua principal missão durante o combate, pois seus ataques podem modificar a posição das habilidades do oponente. É um sistema complexo, cheio de detalhes que eu nem tenho tempo de escrever aqui, mas que o jogo explica muito bem nos seus rápidos tutoriais.
Fora dos combates, os renegados podem adquirir novas armas encontrando baús de tecnologia alienígena, e se reunir em torno de uma fogueira para trocar histórias sobre as últimas batalhas, o que aumenta o nível de companheirismo entre os personagens e habilita novos combos, ataques especiais poderosíssimos usados por dois personagens ao mesmo tempo e que podem ser usados apenas uma vez por batalha. Star Renegades flui muito bem de uma batalha pra outra, mantendo o jogo interessante.

Star Renegades não é só um RPG interessante com uma premissa legal e um excelente sistema de combate, mas também um jogo lindo. A arte pixelada unida com os vários efeitos visuais coloridos e fluidos me lembraram muito de um dos jogos mais bonitos dos últimos anos: Octopath Traveler. Na parte audiovisual, assim como na jogabilidade, Star Renegades não decepciona.

Star Renegades é, portanto, fenomenal, se destacando como um ótimo RPG por turnos. Sua dificuldade é na medida certa, e cada vitória ou derrota vai ser completamente graças à sua habilidade no jogo, para bem ou para mal. Além disso, com cada campanha durando cerca de cinco horas e o jogo te instigando a sempre começar uma nova campanha pra usar as novas vantagens adquiridas ao final da última, Star Renegades é aquele tipo de jogo que, caso você curta o gênero, vai te ocupar por dezenas ou até centenas de horas. E o jogo está no Gamepass, então baixe de uma vez e veja por você mesmo.