New Pokémon Snap
22 anos após o lançamento de seu primeiro título, a franquia de fotografia dos monstros portáteis volta a dar as caras nos consoles.
New Pokémon Snap traz cenários ricos, grande variedade de paisagens, um vasto acervo de Pokémon a serem fotografados e um excelente valor em rejogabilidade, fazendo qualquer um interessado no gênero investir várias e várias horas para conseguir o clique perfeito.
Apresentação
Para os não familiares com o título anterior, Pokémon Snap tem uma fórmula simples, porém charmosa: em uma mecânica on-rails (sobre trilhos em tradução livre), o jogador é levado por um cenário em uma rota pré-definida, mas com total controle do ângulo e ponto de vista, enquanto seu objetivo é notar neste cenário que o cerca, a vida selvagem dos Pokémon, registrando as diferentes espécies em todos os tipos de situações.
O paradeiro dos monstrinhos, ou mesmo o fato de estarem presentes, muitas vezes não é óbvio e, para isso, o jogador tem a sua disposição, alguns itens para não só chamar sua atenção bem como fazê-los exibir diferentes comportamentos, que podem tornar as fotografias muito mais interessantes.
Durante as expedições, que são a razão das visitas e das fotografias, o nível de progresso pode aumentar de acordo com o desempenho no fim de cada estágio, liberando novas áreas, seções do cenário, períodos do dia e fazendo com que o comportamento dos habitantes daquela região seja modificado, dando oportunidade para a descoberta de novas criaturinhas e a chance de avançar ainda mais com as pesquisas na região de Lental.
Jogabilidade
Os controles do game não mudaram muito desde sua primeira edição mas foram devidamente atualizados. O jogador pode mover a câmera livremente com os analógicos ou com os sensores de movimento dos controles ou do próprio console quando em modo portátil. É possível escanear a área por pontos de interesse, arremessar itens especiais para chamar a atenção dos montrinhos ou afetar seus comportamentos e finalmente, registrar os momentos com as fotografias.
Após cada estágio, para cada alvo ou ponto de interesse no estágio, é possível selecionar uma foto que será julgada pelo Professor e que pode ser salva em seu portfólio. Até quatro fotos de graduação diferentes podem ser salvas por Pokémon e estas podem ser customizadas com diversas opções e exportadas direto para a pasta de imagens do console.
O game ainda coloca uma lista generosa e bastante variada de missões com objetivos específicos que podem ser completadas nos diferentes estágios, o que orienta o jogador a descobrir novas formas de interagir com a fauna de bolso.
É possível ainda compartilhar albuns online e customizar o título de seu perfil com os diversos disponíveis, que são recompensas dadas ao jogador por cumprir os mais variados objetivos durante as expedições.
Conclusão
New Pokémon Snap é tudo que os fãs gostariam que fosse: é deslumbrante, divertido e bastante inteligente em incentivar o jogador a explorar os cenários que são disponibilizados, a tentar coisas diferentes e repetir a experiência que se modifica levemente a cada tentativa.
A variedade de situações que mudam em um mesmo cenário com o progresso (cujo qual o Professor avisa para ficar de olho) é uma satisfação a parte de se notar e perceber um novo Pokémon no cenário sustenta a vontade de continuar procurando.
Se alguma crítica pode ser feita é apenas o quanto um apaixonado pela franquia sempre vai querer mais, querer que estejam disponíveis todos os Pokémon e que fosse possível ver ainda mais cenários em que estes animais fantásticos fictícios possam ser vistos em seu habitat natural.
É possível considerar que os desenvolvedores tentaram não sair demais da fórmula de bolo e nem ousar demais em novas mecânicas, mas depois de tanto tempo, é prudente considerar que jogadores que esperavam queriam mais que tudo receber o que pediram de forma bem feita e este título com certeza entrega.
Pokémon Snap já está disponível e pode ser obtido na Nintendo eShop.
Jogado no Nintendo Switch com Joy-cons.