Pessoas epilépticas podem sofrer convulsões quando expostas a determinados padrões de luzes ou iluminação, por isso é bastante comum que programas de TV, filmes e jogos que mostram jogo de luzes (principalmente vermelha e branca) que piscam freneticamente exibam um anúncio avisando que epilépticos podem ser afetados. A editora do site GameSpot, Liana Ruppert, que é epiléptica notou que o jogo CyberPunk 2077 possui vários momentos (devido ao jogo de luzes e iluminação) que podem causar ataques de epilepsia. A própria Liana alega ter sofrido um ataque ela disse:
“Durante meu tempo com o Cyberpunk 2077, sofri um grande ataque e senti vários momentos em que estava perto de outro. Continuei porque tomei essa decisão, e sinto que essa decisão me ajudou a criar um pequeno guia para jogadores que querem participar deste jogo .“
“Cyberpunk 2077 é sobre excesso hedonista. Muito parecido com o jogo de mesa que inspirou o RPG de mundo aberto, tudo é mais brilhante, mais alto e mais em seu rosto. Combine isso com a interface tecnológica e alguns gatilhos eram esperados.“
Liana destaca que o jogo não exibiu avisos informando que pessoas epilépticas poderiam sofrer ataques após jogar determinadas partes do jogo. Após sua matéria a CD Projekt RED (desenvolvedora do jogo) se manifestou em sua conta no Twitter.
Esperamos que a empresa coloque o aviso o mais rápido possível, o trabalho da Liana foi excepcional e digno de aplausos, não só por chamar a atenção para uma falha da empresa como por avisar a outros epilépticos do perigo de jogar o jogo.
Fonte:GameSpot