SavePoint

Nioh 2: The Complete Edition (PC)

Nioh 2, desenvolvido pela Team Ninja e publicado pela Koei Tecmo, é um título de Ação e RPG com traços de jogabilidade e dificuldade que se enquandram no gênero Souls-like, tendo uma temática de ambientação na cultura asiática com tudo que se tem direito no pacote, de Samurais a Yokais.
O título foi lançado inicialmente em 2018 apenas para Playstation 4, e agora recebe sua versão completa para PCs e Playstation 5.

Sem delongas: Nioh 2 é brutal. A falta de experiência em jogos do gênero como este não causaram surpresa na primeira morte repentina que minha tímida tentativa inicial, na verdade, a reviravolta aonteceu no primeiro susto e o quão despreparado a personagem, criada com tanto esmero, fora esmagada pelo primeiro oponente monstruoso que encontrei.

Ambientação

O game foi tecido com cuidado para que a encenação do cenário fantasioso, completamente mergulhado em cultura oriental, fosse convincente e empolgante.
As casas, as vilas, a iluminação, as contruções, os adversários, os monstros, as magias, as transformações e os detalhes em todas as cinemáticas mostram o capricho nos detalhes em enaltecer as escolhas artísticas embuídas na caracterização da aventura.

As cinemáticas são lindas e renderizadas em tempo real com o personagem criado sendo um deleite por sí só, inserido em todas as cenas empolgantes que acontecem durante essas breves interações que podem estar apresentando uma nova ameaça ou personagem.

Jogabilidade

Começando na tela de criação de personagem, a jogabilidade de Nioh 2 já impressiona. sendo uma das mais completas que já pude experimentar que, apesar de um incrível número de opções, ao contrário de outros títulos, não sobrecarrega o jogador, oferecendo sugestões pre-programadas que ajudam a guiar os ajustes que alguém com mais apreço pelo visual do seu personagem possa desejar.

Dentro do ambiente do game, a responsavidade dos comandos é incrível, e precisa ser pois, a acurácia que o combate do jogo exige para que o contador de mortes não dispare, é bastante.
Os estilos de combate são diversos: além de oferecer uma dúzia de armas diferentes que alteram completamente o combate, cada arma ainda pode ter várias posturas, que equilibram velocidade de ataque com peso do ataque e, para completar, as árvores de habilidade ainda podem alterar o estilo de combate de diversas formas.

O game oferece um menu de customização de habilidades, que permite ajustes finos nos combos de acordo com os movimentos desbloqueados de acordo com o seu progresso.
Ainda há diversas magias e ninjutsu para serem aprendidos e incorporados no combate, tornando a forma com que cada um escolhe enfrentar estes demônios, verdadeiramente único.

Na questão do desafio, Nioh não tem pena do jogador, deixa claro que os monstros mais violentos e cruéis devem ser enfrentados e não perdoa seus erros então o único jeito de progredir e aprender sobre o que você está enfrentando, perceber seus movimentos, dominar os movimentos de seu personagem e fazer o melhor que se pode com que se tem em mãos.

Jogadores mais inexperientes terão dificuldades para terminar a primeira missão, e se verão voltando em áreas anteriores para tentar ganhar alguns nívels, mas a verdade é que sem aprender as mecânicas do jogo e dos inimigos, o próprio game não vai permitir muito avanço.

Experiência

Não tenho experiência com jogos neste gênero de dificuldade e, enquanto trabalhei no jogo para escrever esse review, tive de depositar várias horas na primeira missão até aprender as lições que o jogo tentava me ensinar então, a frustração pôde me abalar em alguns momentos, mas quando fui capaz de vencer o primeiro grande chefe do jogo, meu coração estava acelerado, a música bem construída, a tensão calibrada para te deixar no limite durante os combates, a ansiedade pela possibilidade da morte repentina finalmente passa e deixa o jogador ofegante, encarando sua própria conquista.

O jogo não mede esforços para recompensar sua tentativa de ficar mais forte, e vai deixar você correr atrás do melhor que puder se estiver preso em alguma área refazendo-a algumas vezes mas, uma vez que se entende como funciona o estilo de jogo que foi decidido seguir, as recompensas vém.

Não quer dizer que as mortes cessarão, muito pelo contrário, mas entender onde está o erro e voltar para superá-lo tem seu charme, faz o jogador valorizar ter avançado no game.

Nioh 2 é uma excelente escolha para quem curte o título de Ação e RPG está disposto a enfrentar um nível de dificuldade elevado, mas para os veteranos de Dark Souls, Nioh tem seu estilo único então é algo novo para se aprender por sí só, e o charme que a Team Ninja traz para o gameplay torna os momentos em que você finalmente se sente forte, uma injeção de adrenalina, o ponto alto da jogatina.

Jogado no PC (Ryzen 7 3800X, RX 480) com um controle de Xbox One.

Sair da versão mobile