Valheim

Por em em Reviews, 5 Mais

Valheim (PC)

Valheim, desenvolvido pela Iron Gate e publicado pela Coffee Stain, superou expectativas desde o momento que se fez disponível em Acesso Antecipado na Steam, vendendo 3 milhões de cópias em suas primeiras duas semanas disponível, batendo o recorde da Steam em número de jogadores online simultaneamente.

valheim 0giynJtxKP valheim cnEUqZ0JqP

O título traz o gênero de sobrevivência em um Sandbox com mineração, caça, construção, exploração, coleta de recursos e todos os elementos já tão conhecidos no gênero que tem como principal expoente, o imortal Minecraft. Vários outros títulos tentam ainda hoje trazer sua própria identidade na tentativa de finalmente criar o sucessor espiritual do Game de blocos, mas Valheim parece ter consiguido cativar um público bastante ansioso por suas próximas atualizações.

Apresentação

O Game introduz o jogador ào tema de mitologia nórdica, desde os primeiros momentos, sendo guiado em um tutorial leve e totalmente opcional (se não for incômodo ignorar o corvo te seguindo ao invés de interagir com ele) com dicas sucintas, ocasionalmente explicadas em uma ou duas frases ou em enigmas, espalhados em runas escritas que podem ser encontradas nos quatro cantos do mundo, que é gerado aleatoriamente ou de acordo com o que o gênero chama de Seed.

valheim 0SR1K10DMg valheim SPul3e6ZVy

Após a cutscene inicial, o jogador é jogado ao léu e cabe apenas a si conseguir recursos, comida e fabricar o necessário para sobreviver no vasto (mesmo!) mundo gerado. O objetivo final. até o momento, é vencer os cinco grandes chefes do purgatório nórdico e chegar à Asgard.

Jogabilidade

Valheim é bastante familiar para quem já se aventurou por entre outros títulos do gênero e, mesmo para quem depositou apenas algumas horas em jogos assim, não fica difícil se adaptar aos comandos. Entretanto, é preciso notar que Valheim possui uma série de sistemas combinados que precisam de atenção do jogador par que se mantenha sua melhor performance enquanto desbrava este mundo.

valheim FOxEwDxwYN valheim FZWpTx5leY

Dentre os sistemas mais complexos, está o de Stamina (ou Vigor em tradução livre) que limita tudo que o personagem faz: correr, saltar, atacar, nadar, desviar, atirar flechas ou qualquer outra ação do game. O ponto do sistema é que ele pode ser expandido baseado de quão bem o personagem está alimentado e da combinação de alimentos utilizada para tal então, estar bem preparado em suplementos é essencial para qualquer atividade.

valheim 3sLT71KiJj valheim B6Oomhemhj

Outro sistema importante é como o personagem é aprimorado: tudo que é feito contribui com experiência para aquela habilidade específica, o que pode alterar desde a eficiência daquela habilidade bem como reduzir a quantidade de Stamina necessária para utilizá-la. Um exemplo: quanto mais o personagem saltar, mais alto o salto ficará com o passar dos níveis e menos Stamina consumirá para fazê-lo.

A física é outro ponto bastante importante e muito explorada, trazendo ao jogador uma série de perigos e possibilidades normalmente ignoradas por jogos deste tipo.
E haja cuidado com os troncos que rolam ladeira abaixo!

O combate é diversificado e traz uma dificuldade acentuada quando falta preparo para o jogador e, explorar um novo bioma pode se tornar facilmente uma sequência de mortes se o jogador não possuir um plano B e C.

valheim EIY1VXcPkh

Multiplayer é um ponto forte do Game também, trazer seus amigos para o seu mundo ou juntar-se a eles no mundo em que estão jogando é muito rápido e prático, e as conexões parecem funcionar muito bem. Criar (ou alugar) servidores dedicados tanto em máquinas Windows quanto Unix se provou uma tarefa extremamente fácil e rápida também, definitivamente recomendado.

Em questão de controles, Mouse e Teclado ainda são muito mais intuitivos e práticos, infelizmente a navegação pela interface do jogo não é ideal com controles.

Ambientação

A temática nórdica é muito charmosa e, mesmo que os monstros sejam conhecidos em sua maioria de outros jogos fantasiosos, a roupagem que receberam em Valheim é bem definida dentro da identidade do jogo. Desde os pequenos Goblins aos enormes Chefes, como o gigante ser de madeira Elder, todos possuem um capricho em seu desenvolvimento.

Os gráficos do jogo são propositalmente ambíguos: ao mesmo tempo que tentam emplacar visuais deslumbrantes com luz e sombra e modelos 3D com iluminação bem mapeada, suas texturas propositalmente são feitas de forma pixelizada, combinando dois estilos visuais eu seus gráficos.

valheim unUwHqKRUL valheim NFTx5kUQYg

Os panoramas à distância são fantásticos e ambientes como a planície ou o alto mar trazem sensações incríveis. A experência em alto mar, navegando em uma pequena caravela, dependendo do vento e embaixo de uma tempestade foi ao mesmo tempo aterrorizante e empolgante.

A trilha sonora, que aparece em momentos específicos do jogo, que mantém silêncio na maioria do tempo, demonstra o cuidado que os desenvolvedores tiveram em atingir a experiência do jogador em situações importantes e, executam a tarefa com êxito.

Conclusão

Valheim é um jogo com imenso potencial, e a maioria esmagadora dos que adquiriram o título parecem concordar.
Claro, para um jogo em acesso antecipado, é de se esperar que não esteja totalmente polido nem que tudo funcione perfeitamente, mas até a comunidade de modders já está bem afiada em ajudar a resolver problemas e trazer conteúdo novo.

Como milhões de outros jogadores, anseio pelas próximas atualizações.
Valheim está disponível para PC e pode ser adquirido na Steam.

Jogado no PC (Ryzen 7 3800X, RX 480) com Mouse (Logitech G502) e Teclado (Logitech G413).

Bom

  • Ambientação
  • Imersão
  • Jogabilidade
  • Sistemas

Mal

  • Acesso Antecipado
  • Bugs
  • Conteúdo Pendente
8.0
João A. Maymone

Escrito por: João A. Maymone

Desenhista, Designer, Técnico em TI, Programador, Resolvedor de Problemas e entusiasta em Games.

Nenhum comentário.

O que acha disso? Diga nos comentários.