Retrosearch – Vale a pena jogar de novo: Playstation 1 (parte 02)

Welcome stranger! Voltamos com a segunda parte dos gloriosos games de Playstation 1 que merecem um remake, remaster ou port. Seguiremos com a lista com mais cinco pérolas do play.

Aqui você poderá ver a primeira parte da matéria.

 

WARCRAFT II

wc2 label

Aqueles que jogaram, ao falar desse jogo já lembram dos peões falando “Work, work!” , “yes, m’lord” e frases icônicas do gênero, que ouvimos por horas e horas durante anos. Sendo este um marco da franquia que não parou até hoje.

wc2 1

Warcraft II é um RTS de ótima qualidade e feito para diversas plataformas, mas foi no Playstation 1 que eu conheci esse título. Sendo um dos poucos RTS da plataforma (Oi, Command and Conquer!) que tornaram a experiência no controle satisfatória.

wc 3

A história gira no confronto entra a Aliança dos humanos contra a Horda dos orcs, sendo possível conduzir a campanha da Aliança para a vitória ou a campanha da Horda. Com batalhas e gerenciamentos em diversos terrenos e climas, com unidades marítimas e aéreas, as estratégias possíveis são diversas para a vitória nesse confronto.

Com a espera pelo segundo filme da franquia, seria MUITO bom termos um remake do Warcraft 2 para gastar o tempo (fica a dica Blizzard).

 

 

 

SYPHON FILTER

sp label

Quem nunca torrou um capanga com um taser não sabe a graça que existe na geração Playstation. Syphon Filter, jogo lançado em 1999 pela  extinta Eidetic com a 989 studios, possuía uma trama envolvendo traições, espionagem e vírus mortais. Convenhamos, história nada original, mas queimar vagabundos com um taser é bem original para a época.

sp 1

O game de ação em terceira pessoa é uma das pérolas do console, pois sua construção de telas, cenários e programação foi muito bem feita, quase não tendo bugs; fora sua diversidade de armas e equipamentos para salvar o dia (Saudades da Sniper com mira noturna).

sp 2
O game conta uma história clichê, só que muito bem elaborada como game; cenas marcantes, como a perseguição nos trilhos do trem, a estação em chamas e a catedral, todas telas muito bem amarradas e usando o máximo da jogabilidade do game e abusando do potencial do play. Um game que mereceria um remake feito com muito carinho… Quem sabe a Sony não pense nisso após lançar o enésimo Uncharted.

 

LEGEND OF LEGAIA

lol capa

 

Legend of Legaia, um RPG com trilha sonora bem light e zen, uma história bem interessante sobre os Serus: seres que começaram a promover o caos no planeta, e alguns jovens que poderiam reverter isso, trazendo o clássico equilíbrio e sendo felizes para sempre (de novo). Tá, outra história clichê? Talvez, mas a história é muito bem amarrada e com um trabalho muito bom da produtora.

lol 2

Um RPG de turnos convencional, como tantos que cresceram na era 32 bits, mas, a cereja do bolo de Legend of legaia foi seu sistema de batalha, os golpes e skills. Todo personagem no seu turno ao atacar abre sua barra de golpes, sendo chutes e socos, com a combinação certa sai os moves (Um sistema bem legal para ser usado em jogos do Naruto).

lol 1

O game foi todo feito com gráficos poligonais em 3D, que ganharam uma estética única e muito bem aproveitada para a criação dos personagens. Um mundo que sempre é válido ser salvo novamente, ou salvo por aqueles que gostam de ótimos RPGs.

FINAL FANTASY VIII

 

Final Fantasy 8 cap cap

 

Tá bom, FF7 é melhor, todos dizem, mas já tem um Remake no forno (embora ninguém saiba qual o estágio de evolução desse projeto). Me julguem, mas FFVIII é uma obra-prima em toda sua excelência (não que o 7 não seja). A história é um diferencial, a jogabilidade é inovadora, gráficos… Nem vou falar dos gráficos, vejam a abertura.

 

ff8 1

A história do game envolve muita conspiração, traições e política. Sendo uma história madura para a época e ainda hoje em dia sendo memorável, tanto que é eleito como um dos melhores FFs da história. Seu fator gameplay é complexo e com uma curva de aprendizado íngreme mas não impossível para novatos na área.

ff8 2

Algumas alterações na época fizeram os fãs mais conservadores torcerem o nariz (nada de Summons e sim Guardian forces), além do clássico mini game de cartas que é um fator a mais do jogo que ainda pode intervir no gameplay. Um jogo complexo, mas acessível  para os mais variados jogadores saudosistas.

gif

Gostaram dos games? faltou algum clássico? Deixe ai nos comentários. Na próxima edição iremos selecionar outro console. Qual você gostaria?

 

 

 

Savepoint Guest

Escrito por: Savepoint Guest

2 Comentário(s) Adicionado(s)

Participe da discussão
  1. Avatar
    Helinux 13 de julho de 2018 | Responder

    ¨FFVIII é uma obra-prima em toda sua excelência…¨ Ainda tenho esse jogo e é outro jogo que ainda não consegui zerar!!!! bons tempos!!!! Syphon Filter é outro clássico…época boa era essa!!!! lembro dos bons tempos dos jogos RPG do ps1, muito jogo e grandes clássicos!!!! Bons tempos de Ace Combat, Ridge racer, thunder force V, Resident Evil e tantos jogos a serem lembrados!!!! valeu

  2. Avatar
    Helinux 11 de dezembro de 2020 | Responder

    show de bola!!!! Bons tempos de PS1!!!! valeu

O que acha disso? Diga nos comentários.