Retrosearch – Vale a pena jogar de novo: Playstation 1

Welcome stranger! Com essa onda de Remakes, remasters, ports e versões , temos o dever cívico de trazer para nossos leitores, jogos maravilhosos que merecem um remake. Porque não é só sua avó, nas tardes no sofá que pode matar a nostalgia das novelas. Fizemos uma lista de 10 games, em duas partes de games que merecem ser jogados novamente.

Cada edição do Vale a pena jogar de novo contará com uma plataforma e 10 jogos que merecem ver a luz do dia novamente (de preferência em 4k). Partiu lista!

Playstation 1 (PSX)

A segunda grande guerra de consoles, teve um estreante de peso, a máquina potente e econômica (cdzão por 5 reais) da Sony, o famoso Pleisteixon. Entrando de sola no mundo dos 32bits e digladiando direto com as veteranas Nintendo e SEGA.

Mesmo sendo o console de uma iniciante no mercado, o Playstation 1 teve uma grande aceitação no mercado, títulos e franquias memoráveis que continuam até hoje na quarta geração de Playstation.

 

Brigandine: The Legend of Forsena

capa brigandine

 

Imagine uma mistura de War com Pokémon! Esse jogo da obscura Hearty Robin com distribuição da Atlus fez eu perder noites e noites fazendo “Só mais uma campanha”, até que percebia que o dia já tinha nascido e era hora da escola.

brigandine batalha

 

brigandine tabela

Um Tactics turn hexagonal nas batalhas com 3 unidades generais que podem levar sua mini tropa de monstros (dragões, goblins, pixie ,hellhounds ,etc…) para o campo de batalha, tornando uma batalha campal em tactics turns. Fora das batalhas o cenário é muito similar ao clássico de tabuleiro War onde você domina cidades vizinhas e aumenta seus recursos.

Fator pokémon, seus generais e monstros ganham level, ganham novas habilidades e evoluem de diversas formas distintas para criar a tropa mais nefasta dos 6 reinos. Um dos melhores games de estratégia que esse humilde gamer já viu, e que com certeza mereceria um Remake de qualidade.

 

 

Vigilante 8

vigilante 8 cover

Fully loaded, fully loco.

Fico pistola quando as pessoas se tratando de carros armados e pandemônio só lembram do maravilhoso Twisted Metal, e esquecem da obra-prima que é Vigilante 8. Ótimas animações, história do conflito entre os Vigilantes e os Coyotes, CGs finais e claro as batalhas e telas.

Vigilante 8 Gameplay PSX

Tudo explosivo e hostil, armas e mais armas. Escolha sua facção e atire sem parar por horas; tudo isso dentro de carros (e ônibus) dos mais diversos, com motoristas insanos e carismáticos e com uma história intrigante.

Boogie characters

A obra da Activision e LuxoFlux, Vigilante 8 teve uma continuação (2nd offense) para o play1 com continuação da história e participações de outro planeta. O jogo merece um remake por sua combinação de pontos fortes e quem sabe um modo Battle Royale?

PS: A trilha sonora do game é envolvente e vale a pena baixar a OST.

 

Parasite Eve 1

parasite cover

 

Me desculpe a Regina de Dino Crisis 2 e Lara Croft, pois a minha crush suprema da geração 32bits foi e sempre será Aya Brea. Como ser fodona, mutante, linda e manter a elegância!? Parasite Eve conta uma história sinistra sobre aberrações, monstros e poderes sobrenaturais, um jogo com um enredo maravilhoso e uma protagonista… Já falei o quanto ela é foda?

Parasite Eve

Parasite eve 1 é uma obra da Squaresoft (antes da ENIX), uma entre dezenas de ótimas obras do Playstation 1 que são obras primas, O game conta com gráficos muito bons e CGs melhores ainda, trilha sonora e efeitos muito bons, que prendem o jogador na aventura por suas mais de 10 horas de enredo.

parasite

O game é um Action RPG com movimentação dentro das batalhas, com uso de uma cerca/range para atacar, sistema semelhante usado em Vagrant Story, com customização de armas e habilidades para a protagonista. Tudo ambientado em Nova Iorque moderna. A Square Enix não acha que a policial novata Aya Brea não deveria voltar à sua trama de sobrevivência?

battle

 

Metal Gear Solid

psx metal gear solid cover

 

Kojimão anda no hype com seu misterioso Death stranding, mas não é só de hype que bate o coração gamer. A nostalgia é grande quando lembramos dessa obra-prima que é Metal Gear Solid, somente não levou o GOTY pois estava competindo com Zelda Ocarina of Time, outro puta jogaço.

metalgearsolidremembrance

Esse game merece estar nessa pois criou uma tendência nova nos games, colocou o stealth como gameplay principal do game, e incitou o jogador a uma narrativa pesada, e totalmente imersiva. Nada de gráficos coloridos e explosões de arco-íris. Em Metal Gear a treta nuclear estava próxima e somente você poderia se livrar disso.

 

mgs

Inimigos memoráveis, aliados surpreendentes e a fucking stealth camouflage tudo isso com sacadas dignas de Kojima, sendo nas batalhas com os mestres ( You like Castlevania, don’t you?), nos cenários elaborados e a narrativa que fez essa franquia ser uma das maiores do universo gamer.

MGS foxhound

Infelizmente a treta do Kojima e Konami fez a franquia se deteriorar sem a mente criativa por trás da sua criação, mas, enfrentar novamente Psycho Mantis em 4k seria maravilhoso.

Dino Crisis 2

dino capa

Mais um Jurassic park? WTF mano, todo mundo sabe que vai dar ruim… Queremos mesmo é ver novamente a linda portadora do facão de luz e o loirão das escopetas se virando para sobreviver nessa ilha cheia de dinossauros e uns safados de máscara.

42201 dino crisis 2 windows screenshot as it is with boss fights

Dino Crisis 2, é um survival horror action, da Capcom que surgiu no boom do Resident Evil e outros do gênero, mas com uma temática longe de capetas, zumbis, coisas ruim, sua temática,  adivinha? Dinossauros, um monte deles em uma ilha com plantas malignas por toda volta.

dino imagem 2

Com uma jogabilidade refinada, cenários muito bem elaborados e muitas armas e apetrechos para fritar répteis malvados, o game se desponta como um dos mais lindos survivals do PS1, sendo possível termina-lo em 4 horas (de muita satisfação). Essa obra-prima merece sair da extinção.

dino 2 barco

A Capcom através de um Tweet avisou que “Se muitas pessoas desejarem” a franquia poderá sair da extinção. Agora basta rezar (e twittar) para que a Capcom faça um novo ou remake (Com Skin da Regina para Monster Hunter , plz).

Faltou algum game? Esqueci daquela obra-prima escondida na imensa biblioteca do play1? Entre em contato com a gente, deixe seu game aí nos comentários que na segunda parte da matéria colocaremos ele.

Savepoint Guest

Escrito por: Savepoint Guest

2 Comentário(s) Adicionado(s)

Participe da discussão
  1. Avatar
    Helinux 12 de julho de 2018 | Responder

    falar de playstation e não lembrar dos clássicos Resident evil é um pecado…tudo bem!!!! Ainda jogo muito Resident evil 3 nemesis e ridge racer iv…bons tempos!!!! sou fã de Aya Brea, regina no seu Dino Crisis e dos clássicos Gran turismo e ridge racer!!!! Sim, vale a pena jogar clássicos do Ps1…época boa e existia ainda a rivalidade entre sony e sega com o seu Sega Saturn, bons tempos mesmo!!!! Não sou muito fã de Remakes, o que valorizo mesmo é sempre lembrar dos clássicos e nunca esquecê-los!!!! Aliás…Parasite Eve eu nunca consegui terminar o jogo e ainda tenho esse clássico em casa…o que não tenho mesmo é tempo para voltar a jogar esse clássico, triste isso!!!! valeu galera!!!!

  2. Pingback: Retrosearch - Vale a pena jogar de novo: Playstation 1 (parte 02) - SavePoint 11 de novembro de 2020

    […] você poderá ver a primeira parte da […]

O que acha disso? Diga nos comentários.