RetroSearh – Uniracers

Uniracers, também conhecido como Unirally no território europeu, é um game estranho, mas com algumas curiosidades interessantes, e é por isso que ele está aqui. Nem parece game de corrida num primeiro momento, mas dizem que é (eu acho que é plataforma hein?!). Nem parece ser bom também, mas há que diga que é uma pérola esquecida do Super Nintendo, outros já o consideram injustiçado e por isso culpam a Pixar. É a Pixar mesmo de Toy Story e cia.

Uniracers UO ano era 1994 e a Nintendo estava de saco cheio das críticas e insinuações de que o SNES não podia fazer um game rápido como era o Sonic do Mega Drive. De fato ele não podia, afinal seu processador não era tão rápido, mas de tanto a galera bater nessa tecla a Big N chamou os escoceses da DMA Design e lhes passou a seguinte ordem: façam um game rápido como Sonic.

Uniracers pode ser considerado um marco porque se trata do primeiro game feito para consoles pela DMA, é também o game de estreia de uma parceria com a Nintendo que levaria a empresa a ser uma das primeiras a ser convocada para desenvolver games para o Nintendo 64 – participou inclusive do desenvolvimento dos primeiros kits do Project Reality – e mais tarde acabou por lançar dois games para a plataforma que hoje são considerados duas jóias underrated do console, Body Harvest e Space Station Silicon Valley.

uniracers 5Antes dessa parceria a DMA trabalhou com a inglesa Psygnosis até 1993 quando esta foi comprada pela Sony. Juntas elas lançaram em 1991 o game Lemmings, grande sucesso para Amiga e que depois acabou portado para inúmeras plataformas.
Por que eu estou falando tanto dessa tal de DMA você se pergunta pequeno gafanhoto? Porque hoje ela não é mais conhecida por esse nome, mas sim por Rockstar! Acho que você já deve ter ouvido falar, esses caras fazem um tal de Grand Theft Auto, conhece?
Aliás, GTAIII foi desenvolvido pela mesma equipe responsável por Body Harvest e Space Station.

Já lá no longínquo ano de 94 os caras já demonstravam saber o que faziam, e a Nintendo percebeu isso e não apenas financiou o desenvolvimento de Uniracers como também o publicou e com grande propaganda na mídia da época.

uniracers 02Mas e aí? É rápido como Sonic? Olha, eu acho que não hein.
Confesso que não joguei muito, sei lá não me prendeu na época, conheci ele na locadora e achei bem méh. Quem defende diz que é viciante e que o sistema de manobras é algo espetacular e tal, os gráficos são bem simples e sem muitos detalhes nos cenários, muito provavelmente para manter a velocidade constante, o que aparentemente funciona, pois não lembro de ver slowdowns, coisa comum nos jogos de SNES.
Os veículos/personagens/whatarever eram feitos através de sprites gerados por computação gráfica, tipo Donkey Kong Country, o efeito do “personagem” girar a cabeça/selim/whatever era legalzinho.

Enfim se tiver a oportunidade de joga-lo pode ser um passatempo interessante, mas para um console que já tem uma cacetada de bons games de plataforma e também de corrida no currículo, Uniracers pode não agradar muito.

Ah sim, a treta com a Pixar.
O game vendeu apenas as suas 300 mil unidades da tiragem inicial que foram colocadas a venda, já que a Nintendo teve que parar de produzi-lo depois que perdeu um processo movido pela Pixar alegando que o game plagiava o personagem do curta animado Red’s Dream lançado pela empresa em 1987.

Na época um dos executivos da DMA chegou a declarar que o problema era que a Pixar parecia acreditar que qualquer monociclo feito em computação gráfica pertencia a ela. Pelo jeito o juiz achou a mesma coisa e com isso a Nintendo foi proibida de comercializar o game desde então.
Portanto se não quiser partir para os emuladores e afins, terá que caçar o cartucho por aí, já que muito provavelmente a Nintendo não poderá relança-lo em forma digital para suas plataformas atuais.

Confira abaixo o curta Red’s Dream da Pixar:

Avatar

Escrito por: Marcos Murad

5 Comentário(s) Adicionado(s)

Participe da discussão
  1. Avatar
    Luiz Miguel de Souza Gianeli 24 de fevereiro de 2018 | Responder

    Jogão do Snes! rápido e divertido, viciante mesmo. Também tinha preconceito na época, mas quando comecei a jogar não queria parar. Não sabia deste problema judicial, fato interessante. Boa matéria, parabéns!

    • Avatar
      Marcos Murad 5 de março de 2018 | Responder

      Muito obrigado, fico contente que tenha curtido a matéria! Grande abraço!

  2. Avatar
    Helinux 4 de março de 2018 | Responder

    Bons tempos!!!! saudades

    • Avatar
      Marcos Murad 5 de março de 2018 | Responder

      Quando os games eram mais simples e a diversão garantida! Bons tempos mesmo!
      Obrigado pela visita 🙂

      • Avatar
        Helinux 6 de março de 2018 | Responder

        Jogos simples, divertidos e dinâmicos…bons tempos mesmo!!!! valeu por lembrar dos clássicos que alguns da geração atual tanto fala mal…a evolução existe porque existiu Atari e os bons tempos de 8 e 16 bits!!!!boa noite a todos!!!!

O que acha disso? Diga nos comentários.