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Street Fighter V: Arcade Edition

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Agora sim, completo! 

Sakura e Blanka

 

O lançamento de Street Fighter V foi rodeado de polêmicas e decisões questionáveis: Foco no competitivo e modelo de negócios foram apenas algumas delas. Porém, a situação que mais levantou problemas foi a falta de conteúdo single-player e/ou off-line para o jogo. Embora possuísse uma espécie de “Arcade” mode, com personagens que iam aumentando a dificuldade gradativamente, pareceu feito às pressas: meio sem acabamento; O modo história, então, nem se fala, com as ilustrações de gosto questionável. Mas tudo isso teve um gostinho de, pegando a terminologia emprestada, set-up para o que viria.

E, ao longo das duas primeiras temporadas, SFV cresceu e foi amontoando atualizações e melhorias — mesmo que a passos mais lentos do que o preciso. Tudo isso, somado aos puxões de orelha que a comunidade dava, culminou em Street Fighter V: Arcade Edition.

Alex Arcade ModeVamos começar falando do elefante na sala: Arcade Mode. Depois de MUITO choro e pedido, a CAPCOM finalmente adicionou-o e o fez de forma fantástica: Tematizados de acordo com os Streets anteriores! Então, temos um total de seis rotas dentro do arcade mode: SFI, II, III, Alpha, IV e V, cada um com personagens específicos que condizem com aquela época. Ou seja, você não verá e nem escolherá ─ por exemplo ─ Alex na rota do SFI, II, Alpha e IV. Ah, e os finais não se repetem caso um personagem seja selecionável em mais de uma rota diferente (como Ryu e Ken, por exemplo). Muito embora sejam apenas páginas de quadrinho, muita coisa importante da lore de Street Fighter se explica, de forma fácil e bem acessível.

Outras adições menores, mas muito legais são o Team Battle, onde você pode montar times e fazer lutas com lutadores (e jogadores) revezando-se até um dos times derrubar todos os membros do outro. O modo Extra Battle traz lutas com personagens interessantes e modificados. No momento, está rolando um evento para liberar a roupa temática de Viewtiful Joe para Rashid, mas outras recompensas são oferecidas, como altas doses de XP e até mesmo FM! Além disso, foram adicionados novos Desafios e Demonstrações para todos os personagens style=”font-weight: 400;”>. Interessante também, mas só para os datanerds de jogos de luta, como este que vos escreve, todo o framedata agora está disponível no modo treinamento!

Mas o Arcade Mode não é tudo que essa terceira temporada trouxe: Além dos nossos já esperados seis personagens (Sakura, Blanka, Falke, Cody, ‘G’ e Sagat, sendo que Sakura já está disponível), temos a adição de um segundo V-Trigger para TODOS os personagens, aumentando demais as camadas de jogabilidade e possibilidade para cada um deles. E isso é ótimo, porque veteranos e novatos podem, juntos, curtir um game excelente. E que se faça juz: SFV:AE é um balanço quase perfeito entre acessibilidade e hardcore.

Espetacular mudança

c8c0bdaa b474 496f 891e 9abf360e8cfe streetLogo de cara você já vê mudança no jogo. Ao ligar, você já é recebido pelo novo motif do jogo: todo realçado por cores metálicas — em especial o dourado. Barrinhas de life, menus. Tudo remete ao espetáculo que SFV:AE tenta ser, e por vezes consegue. É possível enxergar com clareza a tentativa da CAPCOM de tornar SFV:AE uma experiência personalizada, única e diferente para cada jogador. Isso é feito através do já conhecido CFN (CAPCOM Fighting Network — uma espécie de rede social para que os jogadores se conectem através do modo online e possam ver, comparar e acompanhar estatísticas e dados como número de vitórias, rácio de uso de personagens e até mesmo assistir replays de outros jogadores) e através da customização de algumas opções que muitos podem julgar como bobas, mas que são extremamente legais na realidade. Uma delas é a possibilidade de escolher qual música o menu principal do game tocará. Isso inclui temas de personagens, músicas específicas de fase ou até mesmo as faixas clássicas de SFII (são DLC paga, infelizmente).

Mas a real espetacular mudança (com alguns tropecinhos) fica por conta de todo o conteúdo online do game. O netcode está fabuloso. Enquanto testava o game, fiz algumas partidas online (em torno de umas dez) e, por diversas vezes, conectei com oponentes com 1 ou 2 barrinhas de conexão e em poucas vezes peguei lag e confesso que isso me deixou realmente espantando, levando em conta que comecei a jogar SFV em seu começo. Mas, já deu para sentir uma diferença (bem grande) no ganho de Fight Money (FM), a moeda usada para comprar personagens, estágios e cores alternativas, em especial nas missões diárias, que sofreram uma brusca redução. Embora a versão que testamos tenha sido a que inclui todos os personagens, os jogadores da versão antiga sem Season Pass podem encontrar uma dificuldade para liberar estágios e outros personagens.

Deixei o melhor de tudo por último: Se você possui a edição vanilla de SFV, todo este conteúdo foi disponibilizado gratuitamente (com exceção dos personagens das outras temporadas, que ainda precisam ser comprados gradativamente com FM)

 

CONCLUSÃO

 

A verdade é que Street Fighter V: Arcade Edition parece, finalmente, um jogo completo. Tudo está lá para todos os tipos de apreciadores de jogos de luta: os datanerds que curtem ver frame-por-frame dos golpes, os modos singleplayers para aqueles que curtem uma história simples e sem complicações e os modos tradicionais como Arcade e Survival para os mais casuais que só querem soltar uns Hadoukens por aí. Não há momento melhor do que esse para jogar Street Fighter V, seja você um veterano vivido ou um novato curioso.

 

MECÂNICA – Street nunca esteve tão acessível e tranquilo de jogar e, ao mesmo tempo, nunca foi tão difícil dominar um Street como esse. 10

AUDIOVISUAL – Apresentação excelente, e embora algumas faixas da OST sejam especialmente irritantes, não é nada que comprometa a experiência como um todo! 9,0

NARRATIVA – O modo história completinho, embora não pertença ao Arcade Edition, faz um bom trabalho situando os jogadores na lore de Street Fighter, que irá surpreender os mais céticos quanto à sua profundidade. No geral, é simples e bem feita. Fora isso, o modo Arcade vai, aos pouquinhos, introduzindo elementos clássicos, pertinentes aos personagens e seu envolvimento com a história. 8,0

NOTA TOTAL: 9,0

Avaliação feita na versão de PS4 gentilmente cedida pela CAPCOM do Brasil