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Monster Hunter: World

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O receio de todo jogador que ainda não jogou Monster Hunter gira em torno de toda a mecânica e conhecimento que jogadores veteranos demonstram avidamente em fóruns de discussões. Eu mesmo tinha um pé atrás com essa franquia e pouco joguei Monster Hunter 3 para o Nintendo 3DS. Via meus amigos jogando freneticamente, ostentando gloriosas armaduras e armas cheias de glamour e purpurina enquanto eu andava todo muxibento pelos vales… Desisti e parti pra outra: aquilo não era para mim.

Foi então que o chefinho da redação me joga Monster Hunter: World e diz “Toma que o filho é teu!!”“. Fiquei cabreiro pensando que era um trote, mas assim que o código validou fui obrigado a soltar um sonoro “Eita!!!”. Pensei com meus botões: como um homem casado, com filha e emprego poderia dar conta de um jogo desse porte e ainda fazer uma análise caprichada pra toda essa turma bacana que acessa nosso site??? A resposta: Jogando, uai!!!

Enfim, sem mais delongas, vem comigo!!!

Um Novo Mundo de Aventuras

A treta toda começa em um navio onde você é apresentado aos primeiros figurantes e personaliza o personagem e seu fiel ajudante de jornada: Amigato (achei GENIAL a escolha desse nome). Tenho amigos bem Narcisistas que fizeram questão de deixar o personagem o mais próximo de si mesmo (o mesmo vale para o felino para aqueles que possuem gato em casa), mas como não ligo muito pra isso e só tenho cachorros, pulei rapidinho para o gameplay.

Voltando: No meio do lero lero rola uma treta muito louca (que acho bacana você ver por si só) e tu acaba chegando ao seu destino após muito suor e labuta. No “Novo Mundo” você é muito bem recebido pelos caras mais importantes do local e após um curto dialogo você (que é um cara esperto) saca que vai ser o mais novo estagiário de luxo do pedaço. Sério!!! Vai sobrar tudo pra você!!! Precisam de alguém pra matar um bicho de 3 metros de altura que anda atacando civis? Chama o estagiário. Acabou o cogumelo da alegria? Chama o estagiário. Precisam que alguém capture com vida um lagarto gigante e assassino para “fins científicos”? Chama o garoto!!! E nisso você vai trilhando seu caminho a fim de ajudar a equipe e contribuir para o crescimento do vilarejo.

Jogo imponente!!!

Ao começar a jogatina, você já observa todo o carinho e cuidado que a Capcom teve durante o desenvolvimento. Cenários gigantescos (sem loading), gráficos soberbos, trilha sonora impecável (vale tanto para o som ambiente quanto para a trilha sonora) e inteligência artificial que te desafia e recompensa em cada desafio.

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Aceita beber uma água com a cria do Capiroto?

Tudo é vivo no cenário. As criaturas andam tranquilamente, predadores menores organizam caças, tem chuva e nascer do sol… Tudo isso enquanto você tenta alcançar os objetivos das missões. O realismo é tão grande que é comum aparecer um predador e atacar a sua presa durante a batalha (mas isso é bom, porque te ajuda a matar a vitima mais rapidamente). Trabalho maravilhoso da Capcom e não tenho dúvidas de que se tornará referência no que diz respeito a jogo de mundo aberto.

A evolução do seu personagem ocorre de forma natural e você não vai sentir uma mudança drástica de dificuldade entre uma missão e outra. O ideal inclusive é revisitar algumas missões a fim de coletar mais itens que os monstros que você consegue eliminar deixam como espólio e, com isso, criar melhores armaduras e armas (o que vai tornar as coisas mais simples pra você). E, falando de forma clara, é nesse circulo que o jogo vai: Caçar – Juntar itens – Melhorar equipamento – Caçar.

A arte de caçar aqui é algo a ser feito com calma. O jogo te dá a opção de escolher 14 armas e cada uma delas tem um jeito diferente de ser usado, sendo que a escolha correta irá facilitar e muito o seu trabalho. Vale a pena estudar e treinar (dentro do seu quarto você consegue acesso à área de treinamento), mas nada impede que você use o mesmo instrumento do início ao fim do jogo. O mesmo cuidado vale para os itens e habilidades do seu Amigato, que durante o jogo vai desenvolvendo técnicas que irão te auxiliar nos momentos mais complicados.

Fora da selva tudo fica centralizado no vilarejo, que é o local onde você irá se inscrever em missões, melhorar seus itens e de seu Amigato e cuidar da sua imagem como herói. À primeira vista ele pode parecer bem confuso, mas com algumas horas você se habitua ao local e vai saber se localizar sem nenhuma dor de cabeça. Estes são os locais que você irá encontrar:

Seu quarto – Como o nome diz, é o seu muquifo. Lugar onde você poder organizar suas tralhas (itens), gerenciar os equipamentos e habilidades de seu Amigato e resgatar itens promocionais com o seu gato-mordomo-particular.

Pátio do comércio – Aqui você encontra os chefes do vilarejo, aceita quests de figurantes, brinca com um porquinho mal-humorado. É como se fosse uma feira medieval, mas sem toda aquela sujeira característica.

Oficina – É aqui que a mágica acontece: O Lugar onde você melhora armas e armaduras. Fique tranquilo ao olhar todos aqueles números: você vai aprendendo isso naturalmente, seja sozinho ou com seus amigos.

Cantina – Lugar obrigatório para ir antes de qualquer missão. Comer aqui é coisa séria, e as refeições rendem bônus variados para tornar a sua vida mais fácil durante o jogo.

Área de encontro – Vulgo “Cantinho do Multiplayer”, é aqui que você poderá se inscrever em missões com jogadores aleatórios, participar de desafios onde a meta é caçar um animal no melhor tempo e se inscrever em guildas.

Multiplayer com Multiamigos

Como já era esperado, o modo multiplayer é muito divertido. Seja jogando com seus amigos ou com desconhecidos, caçar em grupos possibilita a elaboração de estratégias variadas, risadas e uma maior velocidade para cumprir missões. Tudo funciona muito bem e em nenhum momento tive problemas com o servidor do jogo.

Jogar com amigos torna tudo mais divertido, já que você joga sem medo de errar e pouco se importa em estar sendo carregado pelo time. Já com terceiros é um pouco mais complicado, afinal você não que fazer feio com ninguém e leva o trabalho em equipe mais a sério (mas é logico que isso não impede que um ou outro acabe atacando as feras antes do estipulado e tudo vire uma zona).

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Sozinho ou com amigos, a diversão e tensão é garantida.

Particularmente, acredito que esse jogo foi feito especialmente para ser jogado em grupo de amigos, mas é claro que isso vai de cada um e o jogo não te obriga a sair dando “join” em missões de terceiros em nenhum momento. Mas vale a tentativa só pra ter uma opinião formada sobre o assunto.

Parecer final

Monster Hunter: World é um game hardcore, mas nada impede que você jogue no seu tempo e sem pressa.

Ele é complexo para quem curte analisar status e o diabo, mas te permite jogar baseado simplesmente em dar upgrades em seu set.

É cheio de informação na tela, mas você aprende a ver apenas o necessário.

Assim é Monster Hunter: World – Um jogo equilibrado que te permite a escolha de ser o que quiser, seja um estagiário-faz-tudo ou o Senhor pica das galáxias. No fim, o que vale é a diversão.

NARRATIVA: 9
AUDIOVISUAL: 10
MECÂNICAS: 9

Avaliação feita na versão de PS4 gentilmente cedida pela CAPCOM do Brasil