fbpx

Energy Balance

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Eu não sei você, mas este redator adora matemática e quebra-cabeças lógico/matemáticos… E qual não foi minha surpresa ao descobrir Energy Balance, um jogo sobre quebra-cabeças numéricos! Infelizmente a proposta do jogo é a melhor coisa a seu respeito, porque a execução certamente está longe de um nível aceitável de qualidade.

EB 01

Narrativa: 6

Apesar de ser um jogo de quebra-cabeças, Energy Balance conta com um modo história. Acompanhamos a história de uma viajante intergaláctica que tem problemas técnicos em sua nave, e precisa consertar os sistemas do veículo para conseguir chegar em casa. O ato de reparar os mecanismos danificados da nave se dá através da resolução dos quebra-cabeças numéricos do jogo.

As passagens narrativas são apresentadas em quadros estáticos, muito parecidos entre si, com alguma legenda mostrando monólogos da piloto e suas divagações conversando com o gato que a acompanha na viagem.

EB 02
Unidades em intersecções influenciam o resultado final tanto da linha quanto da coluna

Mecânica: 3

A premissa dos quebra-cabeças do jogo é bastante simples e atraente: Posicione os números de forma que suas somas resultem nos valores especificados em algumas linhas e colunas. Os primeiro minutos de jogo são agradáveis, mostrando a lógica e mecânica do jogo: Você pode trocar quaisquer 2 números de posição, independente de serem vizinhos ou de estarem na mesma linha ou coluna – basicamente, qualquer jogada é válida.

Mas os problemas aparecem ainda nos primeiros níveis: A curva de dificuldade cresce explosivamente! Logo você terá tantos números, linhas, colunas e resultados para gerenciar que não vai conseguir organizar uma tática para abordar o desafio. Haviam inúmeras formas de mitigar o crescimento da dificuldade, como por exemplo oferecendo mais peças repetidas ou até mesmo oferecendo mais peças em espaços “livres” (que não participam de nenhuma das linhas/colunas usadas para resultados)… Mas o jogo não te dá tempo de se acostumar, de desenvolver uma técnica de resolução dos quebra-cabeças – ao invés disso, ele te soterra em informações que você precisa absorver completamente e ter em mente a todo instante se quiser ter alguma chance de encontrar uma solução lógica.

Sim, é possível fazer algumas jogadas aleatórias e observar se você parece mais próximo ou mais distante da resposta… Mas claramente esta não é a forma certa de se jogar Energy Balance – e infelizmente o jogo não te ajuda a descobrir qual seria tal forma.

Os controles são bastante “crus”. Você move o cursor usando botões direcionais, seleciona uma peça com A (que fica levemente acesa, mas é difícil de enxergar) e depois seleciona outra pressionando A para trocá-las de lugar… E é isso. A versão de Switch tem suporte a touchscreen, mas a facilidade não é muito grande, pois o jogo não permite “arrastar” uma peça até aquela que deve ser trocada – você deve clicar nas duas peças a trocar, e o efeito da peça selecionada (acesa) é bastante difícil de se enxergar.

Cada nível é um layout, um mapa para peças. A parte mais inteligente do design do jogo vem do fato de que cada vez que você escolhe o mesmo puzzle, apesar do formato do tabuleiro ser igual, há novos números e resultados para se trabalhar. O jogo ainda apresenta modos Hardcore e um modo de quadrado completo – como se houvesse necessidade de deixar tudo ainda mais difícil!

Primeiro puzzle de Energy Balance
Você rapidamente vai sentir saudade de puzzles mais simples, como este.

Audiovisual: 3

O jogo todo grita excentricidade. Não só pelos monólogos de pouco sentido, mas pelo visual que tenta parecer aquarelado e impressionista, pelo design da piloto e seu gato Meowie, e pela “música” que toca ao fundo (loops de percussão de 10 segundos, que se repetem constantemente pelos menus e pelas fases), que cria o estranho desconforto de ter uma mente brilhante mas perturbada vagando sozinha pelo espaço.

A imagem de fundo parece ser a mesma para todas as fases, e o minimalismo no uso efeitos efeitos visuais não só deixa o jogo pouco atraente: Diminui a usabilidade e acessibilidade.

Considerações Finais

Energy Balance é o perfeito exemplo de uma boa ideia mal executada. O visual e os sons não são muito inspirados, não há curva de aprendizado, não há um design inteligente que ajude o jogador a entender o que está fazendo e o que deve ser feito… E simplesmente não tem a sensação de ser um videogame, mas apenas um dificílimo quebra-cabeça de revista de banca.

Nota

Narrativa= 6

Mecânica = 3

Audiovisual = 3

Geral: 4

Versão de Nintendo Switch