Games indies são famosos pela sua simplicidade e boas ideias, mas é uma pena que nem todos conseguem fazer com que o produto final atenda às expectativas de um mercado tão competitivo. Já fomos testemunhas de vários games realmente promissores mas que nos fizeram chorar ao testemunhar o produto final.
O game de hoje é um jogo independente, simples e objetivo que apresenta (felizmente) um produto final muito bem executado.
Candleman foi originalmente lançado para XBOX ONE em 2017 e agora chega na Steam com 12 capítulos repletos de escuridão.
Um conto de Velas
Aqui você comanda as ações de uma vela em meio a uma crise existencial. Perdida em um barco abandonado, a pequena vela passa a questionar o sentido da vida, do universo e tudo o mais. Triste e melancólica, a pequena amiga tem uma luz (rá!!!) ao avistar um farol não muito distante de onde está, partindo em uma jornada a fim de trazer luz para a vida das pessoas.
Em Candleman existem apenas dois comandos: pular e acender a parafina. Você não irá precisar se preocupar com dash, pulo duplo, hadouken e coisas do gênero. Basta ser observador e atuar com muita paciência. Vai ter momentos em que você vai querer fazer tudo muito rápido, mas a premissa aqui é “devagar e sempre”.
Você vai passar por testes de habilidades, resolução de quebra-cabeças e busca por outras velas (estas estáticas e sem interesse na vida dos outros). O desafio vai aumentando gradualmente e você não terá dificuldades em terminar a saga em menos de 4 horas de jogo.
E por mais que o assunto mais comentado sobre esse jogo seja o fato da parafina poder queimar por apenas 10 segundos, esse é o fator menos relevante durante a jogatina. São poucas as fases em que se faz necessária a iluminação constante, e além disso você pode trabalhar sua memorização e fotografar em sua mente todo o ambiente após um pequeno “flash”.
Os cenários e os elementos que compõe os ambiente são lindos. Algumas fases são soberbas e agradam muito com a beleza e efeitos de luz e sombra. Você não vai testemunhar nada de outro mundo, mas tudo aqui é feito com tanto equilíbrio que ainda assim você vai soltar alguns “uau” enquanto se diverte.
Parecer final
Adorei esse jogo. A calma e a tranquilidade que Candleman transmite é algo único. Se você deseja fugir um pouco da ação frenética e partir para algo mais puro e filosófico, esse jogo é a pedida certa.
Na verdade, ele é tão simples que nem tem muito o que falar a respeito do jogo. Apesar de ter escrito essa análise técnica, é no quesito “arte” que Candleman se destaca.
Agora, para de ficar segurando vela aí e vai jogar essa maravilha.
NARRATIVA: 9
AUDIOVISUAL: 9
MECÂNICAS: 10
Avaliação feita na versão para Steam gentilmente cedida pela Spotlightor Interactive.