Antes de mais nada, um pouquinho de história dos personagens que dão nome ao título desse jogo desenvolvido pela 10tons Ltd: Nikola Tesla foi um inventor na área da engenharia mecânica e electrotécnica e é considerado o criador do rádio, enquanto que H. P. Lovecraft era um escritor do gênero do terror e é o pai da entidade maligna (famosíssima) “Cthulhu” . Com isso em mente e considerando que ambos viveram na mesma época, os desenvolvedores desse game tiveram a brilhante sacada de criar um crossover entre esses dois caras que foram gênios em suas respectivas áreas.
Tudo começa quando Tesla está apresentando mais um de seus trabalhos, quando é interrompido por Lovecraft, que diz pro inventor parar de xeretar com o que não conhece direito porque isso pode trazer problemas. É nisso que o penetra Lovecraft é preso e arquiteta sua vingança, fazendo surgir um monte de criaturas violentas em toda a cidade.
Tiro (sem porrada) e bomba!!!
Tesla VS Lovecraft é um shooter de arena, ou seja, você vai ficar rodando pra lá e pra cá em um espaço delimitado eliminando hordas de monstros enquanto coleta itens que irão dar uma vida mais fácil pra você enquanto joga. O fato de termos uma visão superior do campo de batalha facilita bem, já que você consegue ter ampla visão de tudo o que esta acontecendo e bolar estratégias de acordo com o local de onde os inimigos estão saindo.
Existe nesse jogo o sistema de evolução nas fases (que são provisórias) e a evolução por meio de compras utilizando gemas coletadas enquanto você joga (que são definitivas). As evoluções provisórias se assemelham com o que vemos nos MOBA’s: Conforme você sobe de nível durante uma fase você tem a opção de escolher um atributo a ser melhorado. Como você “upa” rapidamente, vai perceber que a facilidade com que você controla a chacina dos monstros vai aumentando consideravelmente, então é muito importante escolher as melhores opções que irão se encaixar em sua estratégia. Já a evolução por gemas é mais complicada, mas ainda assim importante, já que nos últimos níveis a dificuldade aumenta consideravelmente e os upgrades que ela proporciona são fundamentais para você executar bem o seu trabalho.
Os gráficos apresentados e a música se encarregam de te colocar em um ambiente pouco amigável, da forma que Lovecraft adoraria, mas apesar de cumprir bem o seu papel dá pra sentir que poderiam ter caprichado um pouco mais, principalmente no design das fases, que são repetitivas, e isso acaba afetando o seu desejo de continuar jogando por muito tempo. A mesma coisa vale pra jogabilidade, que é simples e competente, mas que por você estar fazendo exatamente sempre a mesma coisa dá uma broxada após um tempo de jogo.
E aí? Vale a pena?
Se você resolver se aventurar em Tesla VS Lovecraft em sua jornada aproximada de 3 horas de jogatina (sim, é rapidinho), aconselho que você o faça em medidas homeopáticas. Não creio que você irá conseguir jogar isso por muito tempo porque é sempre a mesma coisa. Tá, aparecem novos monstros, novas armas e upgrades, mas isso não muda o fato de que você sempre vai estar atirando e rodando pelo mapa.
A história em si não vai ter prender muito porque ela é bem rasa, e considerando o que esses homens representam, poderiam ter dado uma atenção maior à narrativa. O fato de termos apenas o modo cooperativo local também frustra porque não é todo mundo que tem um parceiro pra jogatina em casa.
Assim: Se for pra jogar meia horinha por dia e depois partir pra outra coisa, acho válido. Agora, se você curte maratonar um game, acho melhor pegar outro título porque esse aqui desgasta.
NARRATIVA: 6
AUDIOVISUAL: 8
MECÂNICAS: 8
Avaliação feita na versão para Steam gentilmente cedida pela 10tons Ltd