fbpx

Mad Carnage – Review

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A julgar pelo título e pelas artworks, Mad Carnage passa a impressão de ser um jogo de ação no estilo da famosa série Twisted Metal. Surpreendentemente, trata-se de estratégia por turnos com carros! O conceito é inimaginável mas, de alguma forma, a developer Drageus Games conseguiu fazer funcionar.

Narrativa: 6

O enredo é completamente inspirado em Mad Max. Em um mundo destruído por uma grande guerra, gangues disputam entre si por combustível e outros recursos. Você controla a gangue liderada por John Carnage, a quem o texto de refere como herói (como se fosse fácil definir quem é bom e quem é mau em um contexto de guerra por sobrevivência). A história é apresentada por meio de boas ilustrações em estilo HQ e “muros” de texto descomunais que parecem estar fora de lugar na tela do Switch em vez de um livro. Não há nada muito original na trama, mas é o suficiente para dar às ações no jogo uma razão de ser.

28161735 1947577048605145 306385293556095719 o

Mecânicas: 7

A ação se passa em diferentes tabuleiros, sempre com o mesmo objetivo: destruir todos os veículos da gangue rival. Assim como nos títulos de estratégia tradicionais, você move cada veículo de uma vez dentro de uma área delimitada por grids. A diferença é que a quantidade de casas e a direção para as quais você pode avançar são determinadas não apenas pelo tipo de veículo como também pela velocidade com a qual seu carro se movimentou no turno anterior. Velocidade aqui equivale à quantidade de casas avançadas. Se você avançou três casas no turno anterior, não poderá avançar somente uma no turno seguinte, bem como não poderá fazer curvas fechadas. É necessário reduzir a velocidade por um turno, ou seja, movimentar pela menor quantidade possível de casas para que então seja possível manobrar ou seguir por apenas uma casa no tabuleiro na jogada seguinte. Há muitos perigos no mapa, como abismos e rochas. Controlar a velocidade é essencial para evitar mortes acidentais de integrantes de sua gangue.

Cada tipo de veículo ataca de uma maneira diferente: o Fighter é um veículo ágil que pode atirar pela frente; o Heavy é mais lento e atira pelos lados e o Berserk precisa colidir com os oponentes para destruí-los. Em algumas fases, os veículos são equipados com mísseis, que são sempre disparados em linha reta pela frente. A cada fase, são adquiridas engrenagens que podem ser alocadas em diferentes atributos de cada tipo de veículo. Por mais que o gameplay seja sempre muito parecido em todas as fases, com o nível de dificuldade cada vez mais alto conforme se avança,  Mad Carnage se torna satisfatório depois que aprendemos como ele funciona e certamente entrega mais do que o esperado para um produto desta faixa de preço.

Além do modo história, há o multiplayer que permite partidas customizadas entre dois jogadores ou contra a IA, o que prolonga um pouco a duração do jogo.

28058966 1947579961938187 3135220924426162299 n

Audiovisual: 5

Mad Carnage é uma produção de baixo custo (U$5 na eShop) e o visual deixa isto bem aparente. Os gráficos são realmente simples e todos os tabuleiros são extremamente parecidos uns com os outros. A música é adequada, mas repetitiva. Com pouco tempo, você provavelmente preferirá desliga-la para jogar apenas com os efeitos sonoros. Para nossa sorte, o menu permite isso.

27982597 1947577381938445 1525260773520325404 o

Considerações finais

Mad Carnage pode ser um tanto raso para os amantes de estratégia por turnos e talvez seja entediante demais para aqueles que não conhecem bem o gênero. Por cinco dólares, pode servir como um passatempo que durará cerca  de duas ou três horas.

Geral: 6