fbpx

Tesla VS Lovecraft – Review

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Antes de mais nada, um pouquinho de história dos personagens que dão nome ao título desse jogo desenvolvido pela 10tons Ltd: Nikola Tesla foi um inventor na área da engenharia mecânica e electrotécnica e é considerado o criador do rádio, enquanto que H. P. Lovecraft era um escritor do gênero do terror e é o pai da entidade maligna (famosíssima) “Cthulhu” . Com isso em mente e considerando que ambos viveram na mesma época, os desenvolvedores desse game tiveram a brilhante sacada de criar um crossover entre esses dois caras que foram gênios em suas respectivas áreas.

Tudo começa quando Tesla está apresentando mais um de seus trabalhos, quando é interrompido por Lovecraft, que diz pro inventor parar de xeretar com o que não conhece direito porque isso pode trazer problemas. É nisso que o penetra Lovecraft é preso e arquiteta sua vingança, fazendo surgir um monte de criaturas violentas em toda a cidade.

Tiro (sem porrada) e bomba!!!

Tesla VS Lovecraft é um shooter de arena, ou seja, você vai ficar rodando pra lá e pra cá em um espaço delimitado eliminando hordas de monstros enquanto coleta itens que irão dar uma vida mais fácil pra você enquanto joga. O fato de termos uma visão superior do campo de batalha facilita bem, já que você consegue ter ampla visão de tudo o que esta acontecendo e bolar estratégias de acordo com o local de onde os inimigos estão saindo.

Existe nesse jogo o sistema de evolução nas fases (que são provisórias) e a evolução por meio de compras utilizando gemas coletadas enquanto você joga (que são definitivas). As evoluções provisórias se assemelham com o que vemos nos MOBA’s: Conforme você sobe de nível durante uma fase você tem a opção de escolher um atributo a ser melhorado. Como você “upa” rapidamente, vai perceber que a facilidade com que você controla a chacina dos monstros vai aumentando consideravelmente, então é muito importante escolher as melhores opções que irão se encaixar em sua estratégia. Já a evolução por gemas é mais complicada, mas ainda assim importante, já que nos últimos níveis a dificuldade aumenta consideravelmente e os upgrades que ela proporciona são fundamentais para você executar bem o seu trabalho.

Tesla01
Trevas, monstros e tiro-tiro-tiro-tiro!!!

Os gráficos apresentados e a música se encarregam de te colocar em um ambiente pouco amigável, da forma que Lovecraft adoraria, mas apesar de cumprir bem o seu papel dá pra sentir que poderiam ter caprichado um pouco mais, principalmente no design das fases, que são repetitivas, e isso acaba afetando o seu desejo de continuar jogando por muito tempo. A mesma coisa vale pra jogabilidade, que é simples e competente, mas que por você estar fazendo exatamente sempre a mesma coisa dá uma broxada após um tempo de jogo.

E aí? Vale a pena?

Se você resolver se aventurar em Tesla VS Lovecraft em sua jornada aproximada de 3 horas de jogatina (sim, é rapidinho), aconselho que você o faça em medidas homeopáticas. Não creio que você irá conseguir jogar isso por muito tempo porque é sempre a mesma coisa. Tá, aparecem novos monstros, novas armas e upgrades, mas isso não muda o fato de que você sempre vai estar atirando e rodando pelo mapa.

A história em si não vai ter prender muito porque ela é bem rasa, e considerando o que esses homens representam, poderiam ter dado uma atenção maior à narrativa. O fato de termos apenas o modo cooperativo local também frustra porque não é todo mundo que tem um parceiro pra jogatina em casa.

Assim: Se for pra jogar meia horinha por dia e depois partir pra outra coisa, acho válido. Agora, se você curte maratonar um game, acho melhor pegar outro título porque esse aqui desgasta.

NARRATIVA: 6
AUDIOVISUAL: 8
MECÂNICAS: 8

Avaliação feita na versão para Steam gentilmente cedida pela 10tons Ltd