Uma nave espacial cai em um planeta desconhecido, e sua tripulação tem que lutar contra as forças da natureza e estranhos acontecimentos, para conseguir escapar desse ambiente hostil. Parece até roteiro de filme, não é mesmo? Mas essa é a história de SYMMETRY, jogo de sobrevivência espacial criado pela Sleepless Clinic, que faz o jogador criar estratégias para superar desafios e desvendar os segredos do desconhecido.
Survival
Sua missão é reparar os equipamentos necessários para conseguir escapar deste planeta, e enquanto isso, conseguir recolher informações para pesquisas sobre este lugar, e coletar os diferentes recursos disponíveis.
Basicamente, SYMMETRY se resume a isso, sobreviver. O jogo começa com três sobreviventes da queda da nave espacial, onde cada um possui determinadas habilidades que vão te ajudar a vencer os desafios do terreno, como temperatura extrema, ventos fortes, falta de comida e além disso, lidar com os equipamentos da estação espacial dando problema constantemente, e estranhas alucinações que ocorrem durante o jogo.
Cada sobrevivente possui status próprios, que são o cansaço, a fome e as habilidades, e também podem aprender novas habilidades ou melhorar as que já possuem. No começo, o jogador precisa administrar as habilidades básicas de coletar madeira para o aquecedor, fabricar comida para saciar a fome, ou coletar pedaços de escombros para consertar objetos danificados ou melhorar a capacidade das máquinas da instalação.
Além dos elementos básicos de sobrevivência, o jogo ainda conta com um timer, que passa a medida que você tenta sobreviver, que indica há quantos dias você está preso nesse estranho planeta, e também a temperatura do dia em que você está jogando. Para acabar com a espera em alguns momentos quando você precisa aguardar para descansar ou comer, ainda contamos com dois botões adicionais, um de Fast Forward e um de Pausa. É interessante ressaltar que quando você aperta o botão de pausa, o tempo para completamente, e te dá o tempo que precisar para montar uma nova estratégia.
Para um tom ainda mais real de sobrevivência ao jogo, é possível notar que com o passar do tempo, extrair alguns recursos do planeta torna-se mais difícil, pois os pedaços de destroços para upgrades e reparos, e a madeira para servir de combustível para gerar calor começam a ficar mais distantes da base, fazendo com que leve mais tempo para chegar até o local de extração, e consequentemente, exigindo mais energia dos sobreviventes, que vão precisar cada mais estar descansados e alimentados para conseguir obter recursos.
Durante o gameplay, novos sobreviventes podem aparecer para te ajudar em sua missão, cada um também com suas habilidades próprias, e alguns, dependendo do momento em que estiver da história, pode trazer novas habilidades que podem ajudar ainda mais a sobreviver, e a partir daí, tais habilidade ficam disponíveis para os personagens antigos também.
… Horror?
Os problemas com sobreviver com recursos limitados não é o bastante? Tudo bem, SYMMETRY trás ainda mais desafios. Os jogadores podem observar diversos sinais durante o jogo, representando as alucinações que os sobreviventes estão tendo no passar dos dias.
Alguns chegam a ser perturbadores, como [SPOILER] a visão de algum dos sobreviventes empalados na torre de comunicação. As estranhas alucinações as vezes ainda dão a entender que tem alguma relação com as falhas nos equipamentos da estação, como flashes em cima do dispositivo de aquecimento, sangue na parede e em seguida, o equipamento perde suas funções.
Como o jogo se baseia em sobrevivência e algum suspense, como deixar ele ainda pior? Fácil, os sobreviventes da estação podem morrer, isso mesmo, caso fique cansado demais ou com muito tempo sem comer, qualquer um deles pode morrer. O fato mais bizarro sobre isso, é que quando alguém morre, o jogo te dá duas opções: Enterra-lo ou usá-lo como comida (!!!).
E aí, sua consciência te deixaria usar um dos personagens como comida? Se acha que não, aconselho que jogue o jogo, tente sobreviver 30 dias e veja que sua comida está acabando, e aí infelizmente um membro da sua tripulação morre, bem.. Então.
Minimalista e muito bonito
A escolha visual de SYMMETRY é bem interessante. O jogo conta com uma arte minimalista, e poucas cores chamativas, como branco, cinza e preto, em sua maioria tons pastéis, na verdade. As formas dos cenários também aderem a escolha visual do jogo, com formas geométricas em sua maioria retas e modernas.
Os sons do games também são bem trabalhados, entregando sons ambientes,das interações com o cenário, e sinais do que está acontecendo com a nave. Infelizmente, os diálogos presentes no jogo não são dublados, com exceção das cenas animadas do jogo, mas não afeta em nada a experiência com SYMMETRY.
Veredito
Apesar dos problemas técnicos e de clima de SYMMETRY serem aleatórios, as vezes em sua aleatoriedade, o jogo torna impossível a sobrevivência de um ou as vezes todos os personagens. Em nosso gameplay, conseguimos presenciar a falha em TODOS o equipamentos do jogo simultaneamente, tornando impraticável mesmo com os recursos em dia.
Com uma rapida pesquisa na internet, descobrimos que isso ocorreu com outros jogadores, e não se trata de um bug ou desafio proposital, mas uma mera infelicidade no algoritmo do jogo. Devido a sua dificuldade ligeiramente elevada, a produtora liberou uma seleção de modo de dificuldade para o game recentemente, que promete tornar menos severas as situações que o jogo vai fazer enfrentarmos.
A história, apesar de muito interessante, acaba sendo esquecida, com o dinamismo que a mecânica do jogo exige, fazendo com que o jogador não dê atenção aos diversos diálogos que aparecem na tela, mesmo com a opção de pause, já que sempre estamos preocupados em manter nossos personagens vivos, e os recursos em dia.
SYMMETRY é um jogo curioso, difícil, mas extremamente bem trabalhado, que pode agradar aqueles jogadores que querem um desafio diferenciado em jogos de sobrevivência. O jogo possui seus problemas, mas está longe de ser ruim.
O game está disponível para PC, PS4 e XBOX desde o dia 20 de fevereiro. Aproveitem.