Quando falamos de jogos de esporte no bom e velho Nintendo 64 é difícil não vir a mente o clássico Wave Race 64 (confira nosso RetroSearch sobre esse clássico imortal). Apesar dos pedidos clamorosos de fãs ao longo dos anos, a Big N nunca deu uma nova chance a série. Algumas empresas vem tentando preencher este doloroso vazio no coração dos gamers, e Aqua Moto Racing Utopia chega para atacar o problema de frente, num console da própria casa do Mario.
Mecânica: 6
(Seria 7,5 se não fosse por uma falha grave)
A premissa de Utopia é bastante simples: É um jogo de corrida de jet skis, onde o jogador precisa avançar de uma boia até a próxima, passando pelo lado certo de cada uma para carregar o turbo (e não ser desclassificado).
Os controles são bastante simples. Um gatilho é usado para acelerar, outro é usado para frear e fazer curvas fechadas, um botão ativa o turbo, a alavanca esquerda conduz o direcionamento do jet ski e a alavanca direita é usada para fazer manobras quando sua embarcação está no ar.
O que não é tão simples é a física e o comportamento de objetos na água, que pode exigir algum tempo para se acostumar. Ainda assim, o mundo faz sentido e a jogabilidade geral é bastante convincente.
É possível jogar com a câmera tanto em terceira quanto em primeira pessoa.
Pilotar em 1a pessoa é uma experiência imersiva, e que em geral maximiza a sensação de velocidade. Neste modo, faz falta uma opção de pilotar com movimentos: Inclinar o controle/console para fazer curvas seria bastante natural.
Pilotar em 3a pessoa tem um propósito mais visual e até cinematográfico, pois além de poder manobrar mais precisamente entre obstáculos e corredores adversários, é possível apreciar as manobras radicais do seu piloto. Há uma falha estranha neste modo de visualização, pois o posicionamento da câmera não acompanha a rotação do seu veículo enquanto este está no ar, dificultando imensamente pousar virado na posição correta.
Há várias modalidades de corrida, cada uma com diferentes tipos de jet ski (como modelos para pilotar em pé e outros para pilotar sentado, por exemplo), mas a experiência em geral é bastante similar. A real variedade no jogo vem da sua vasta seleção de pistas e cenários que variam de mar aberto a rios pantanosos, além de uma coleção de embarcações bastante satisfatória. Há opções de multiplayer entre consoles próximos, online e splitscreen (inclusive suportando divisão de Joycon), o que facilita bastante a jogatina pra quem curte se reunir com amigos.
No entanto, Aqua Moto Racing Utopia tem uma grave falha técnica: seus tempos de carregamento. Cada estágio demora um longo tempo para carregar, as vezes beirando um minuto de espera. Para agravar ainda mais a situação a opção de Recomeçar uma corrida parece fazer todo o carregamento do zero, ao invés de aproveitar a pista e os modelos já carregados em memória e apenas reorganizar alguns objetos no cenário e resetar contadores.
Para um jogo de corrida, o jogador passa um longo tempo esperando… E parado.
Diversão: 8
AMRU consegue dar a genuína experiência de um esporte radical com sua alta velocidade, manobras estravagantes e a tensão de manobrar entre as ondas e obstáculos dos circuitos. Competitivamente ainda há o estresse adicional de desviar a rota dos adversários (e de evitar ser desviado) por colisões.
A mecânica de passar pelo lado certo das boias para carregar a barra de turbo também adiciona mais informação para ter em mente. Se você errar a passagem por 3 boias é desclassificado, então deve levar em consideração qual o melhor momento para tentar cortar caminho! Este e inúmeros outros pequenos fatores colaboram para te colocar na posição de um verdadeiro piloto de corrida, tomando inúmeras decisões, mantendo informações críticas em mente, tudo enquanto pilota e manobra seu jet ski com toda a habilidade e concentração que tiver!
Audiovisual: 8,5
(Visual: 10 – Audio: 7)
Aqua Moto Racing Utopia é um jogo lindo de se ver, e mesmo num console menos poderoso como o Switch a água tem visual e comportamento bastante convincentes. Este é um jogo colorido que evoca sentimentos de verão mesmo em dias chuvosos. O detalhamento das pistas é suficiente para dar imersão, criar a sensação de velocidade e ainda esconder seus atalhos.
As músicas no entanto contrastam com a experiência que o jogo tenta transmitir. Em meio a cores quentes e claras, alta velocidade e manobras radicais, a trilha sonora que te acompanha nas corridas frenéticas é estranhamente calma e tranquilizante. É difícil não perceber e estranhar os sons quase relaxantes em meio a visuais e jogabilidade tão focados em descarregar adrenalina.
Considerações finais
Aqua Moto Racing Utopia faz um trabalho competente e se consolida como a melhor opção de corrida de jet skis da atualidade. Apesar de estar longe de ser perfeito, suas falhas podem ser facilmente corrigidas/melhoradas em próximas edições ou até mesmo através de updates. A essência do jogo, de velocidade e adrenalina, permeiam o design visual e mecânico do jogo e entregam a genuína experiência de um esporte radical.
Nota
Diversão = 8
Mecânica = 6
Audiovisual = 8,5
Vale os 40 dólares? Sim, se você precisa matar as saudades de Wave Race. Se está apenas curioso, talvez valha esperar alguma promoção – por menor que seja o desconto, aí sim vale a compra pra qualquer um!
Geral: 7,5
Versão de Nintendo Switch