fbpx

Grid Mania – Review

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Um puzzle para você comprar com o troco que ficou na eShop.

O conceito e a estética de Grid Mania não são tão efetivos na tarefa de atrair a atenção dos ávidos compradores da lojinha da Nintendo quanto seu preço é. Na prática, trata-se de um viciante exercício de lógica e raciocínio com progressão muito bem balanceada. São 170 quebra-cabeças (fora os gerados automaticamente), divididos em 4 modos bem distintos: Casual Puzzle, Quick Challenge, Grid Madness e Chain Reaction. Em todos eles, o objetivo é mover esferas de cores distintas em tabuleiros quadriculados com tamanhos que variam de 4×4 até 8×8.

Mecânicas: 8

A proposta parece simples e similar a de jogos anteriores. Mas de imediato você percebe que as peças se deslocam em fileiras e não podem ser movidas individualmente. É quase como Cubo Mágico. Para mover o cursor, você utiliza o direcional ou o analógico esquerdo. Para mover as peças, utiliza-se os botões de ação A, B, X e Y ou o analógico direito na direção que se deseja mover a fileira ou coluna. No modo Casual, por exemplo, você deve organizar as peças de modo que todas se posicionem em casas de cor correspondente. Quick Challenge, embora parecido, possui um contador que limita a quantidade de movimentos permitidos, o que aumenta consideradamente o desafio. Em todas as opções, há apenas peças vermelhas e azuis no início. Depois, tudo começa a se complicar com o surgimento de mais cores na tela.

GRIDM2
Você terá de arrumar esta bagunça.

Audiovisual: 6

Não há nada além do absoluto essencial nos gráficos. Até mesmo puzzles muito antigos como Bejeweled 2, de 2004, apresentavam cenários e efeitos bonitos e elaborados, coisas que simplesmente não existem neste jogo do Switch. O visual simplório, entretanto, não atrapalha em nada e não impede Grid Mania de ser envolvente. A ambientação proporcionada pela trilha sonora é certamente um ponto positivo, embora os loops sejam um tanto curtos, o que torna o som repetitivo, mas não ao ponto de se tornar desagradável. Qualquer uma das músicas poderia ter figurado no lado B de algum single aleatório do Depeche Mode dos anos 90 e ninguém teria achado ruim, pois a sonoridade é similar.

GRIDM3
Cada tier traz maior dificuldade e quantidade de fases que o anterior.

Grid Mania é ótimo para viagens ou longas esperas em consultórios médicos, pois é muito fácil iniciar e finalizar uma sessão. Cumpriria muito bem o papel de um aplicativo padrão se fosse incluso de fábrica no Switch, como Paciência e Campo Minado eram no sistema Windows. Ao preço de 3,99 dólares e 150MB na memória interna do console, com todas as suas qualidades e pequenos defeitos, o jogo é obrigatório para todos os fãs do estilo e para quem deseja aumentar a variedade de títulos armazenados e prontos para jogar em qualquer lugar. Recomendo.

Geral: 7