Não é a toa que o jogo se auto-denomina “o melhor Tower Defense”
[col type=”6″]Jogos do estilo Tower Defense já tiveram sua ascensão e queda na última década, mas o gênero ainda tem vida. O estúdio Ninja Kiwi, especialista neste tipo de jogo, desenvolveu Bloons Tower Defense 5 para oferecer a melhor experiência tanto para os fãs mais ávidos quanto aos curiosos a procura de um bom passa-tempo.[/col]
[col type=”6″]Tower Defense games have come and gone, and in the last decade we’ve seen it rise and fall… But the genre still shows signs of life. Ninja Kiwi studios, specialized in this sort of game, developed Bloons Tower Defense 5 to be the best possible experience for both hardcore fans as well as curious gamers looking for a casual time killer.[/col]
[col type=”6″]Mecânica: 9[/col][col type=”6″]Mechanics: 9/10[/col]
[col type=”6″]Bloons TD5 é um Tower Defense, então seu objetivo é impedir que balões (os “Bloons”) atravessem o mapa e cheguem a sua base, que tem uma quantidade predefinida de pontos de vida. Você deve posicionar macacos armados para serem sentinelas e protegerem as rotas que os balões percorrerão. Cada balão estourado lhe dá dinheiro, que pode ser usado para posicionar novas “torres”, melhorar unidades existentes ou ativar poderes devastadores, contratando “agentes especiais”.
Cada fase é uma sequência de 50, 65, 85 ou 100 rodadas (dependendo do nível de dificuldade selecionado), que ficam progressivamente mais desafiadoras. Você tem tempo ilimitado de preparação entre as rodadas para gerenciar seus recursos, mas também pode fazê-lo no calor das batalhas. Existem diferentes tipos de dano (perfurante, explosivo, congelante, etc) e balões diferentes podem exibir fraquezas ou resistências específicas, te fazendo experimentar e balancear suas defesas de acordo. O jogo sempre te notifica quando uma rodada irá introduzir um novo tipo de balão, então a experiência nunca parece injusta.
Cada uma das dúzias de unidades possui uma árvore de upgrades, e a partir de um certo ponto é impossível ter todos os poderes habilitados em uma única unidade. É importante ter unidades repetidas, para que cada uma se especialize em um tipo de dano ou propriedade especial (dano vs alcance, área vs velocidade de disparo, etc). O jogo constantemente introduz novas fases e novas unidades, mantendo a experiência fresca e evitando uma sobrecarga de informação – o ritmo é perfeito para que o jogador aprenda e se acostume com cada ferramenta ao seu dispor… E as opções são inúmeras.[/col]
[col type=”6″]Bloons TD5 is a Tower Defense game, so your main objective is to prevent balloons (the so-called “Bloons”) from reaching your base, which has predetermined number of Hit Points it can take. You’ll have to position armed monkeys to guard the routes. Each popped balloon yields money that can be invested into installing new “towers”, upgrade existing ones or activate devastating powers by hiring a “special agent”.
Each level is a sequence of 50, 65, 85 or 100 waves of balloons (depending on the difficulty selection), which get progressively harder. You’ll have unlimited preparation time between each wave to manage your resources, but you’re also able to do so during battles. There are different kinds of damage (piercing, explosive, freezing, etc) and different balloons will have their own set of weaknesses and resistances, forcing you to adapt, experiment and balance your investments. The game will always give you a heads up when it’s about to throw a new kind of Bloon at you, so the experience never feels unfair,
Each of the dozens of units at your disposal have their own upgrade trees, and beyond a certain point you get locked out of other upgrades. It’s important to have many units of each kind, so that you may have them with different specialties, be it damage type or special properties (damage vs reach, area of effect vs attack speed, etc). The game will constantly introduce new levels and new kinds of units, keeping the experience fresh and yet never overwhelming with options – the rythm is perfect for players to learn and get used to each tool at their disposal… And the options are countless![/col]
[col type=”6″]Diversão: 10[/col][col type=”6″]Fun Factor: 10/10[/col]
[col type=”6″]BTD5 é um jogo cheio de charme, que consegue entreter e prender os jogadores. É até difícil descrever o que exatamente deixa o jogo tão viciante! Talvez seja a forma como cada unidade muda de visual de acordo com as melhorias que você aplica, deixando seu exército com a sua cara. Talvez seja o prazer de descobrir sua unidade favorita e então procurar cada oportunidade que você tiver para usá-la.
O ponto é que o jogo claramente foi projetado com carinho, e você se sentirá mais envolvido com seus macacos e balões do que o normal para um jogo que supostamente deveria ser sobre tomar decisões, fazer preparativos e assistir passivamente o desenrolar de uma rodada.[/col]
[col type=”6″]BTD5 is a truly charming game, one that can entertain and hold players. It’s quite hard to pinpoint what exactly makes it so addicting! It may be the way each unit changes visually with each upgrade you apply, making the army looks like an expression of your play style. Perhaps it could be the joy of finding your favorite unit and looking for every opportunity you might have to put them to use.
Ultimately, the point is that this is a game designed with a lot of care, and you will feel more involved and invested in your little war of monkeys and balloons that you would with any other game that was supposed to be about taking decisions, making preparations and then passively watch how the round unfolds.[/col]
[col type=”6″]Audiovisual: 7[/col][col type=”6″]Presentation: 7/10[/col]
[col type=”6″]Para combinar com uma proposta tão maluca, Bloons TD 5 usa um visual cartunizado e bastante colorido. Os cenários são vibrantes e os personagens cheios de personalidade. As músicas, apesar de boas, tem pouquíssima variedade e é difícil não se incomodar. Não chega a ser enjoativo, mas chama a atenção por parecer ser o aspecto do jogo que recebeu menos atenção.[/col]
[col type=”6″]Matching the crazy setting, Bloons TD 5 adopts a colourful cartoon visual style. The environments are vibrant and characters full of personality. The soundtrack, despite being quite food, lack variety and it’s hard not to feel bothered. You won’t get tired of it, but it’s hard not to notice how this particular aspect of the game got way less attention than the rest.[/col]
[col type=”6″]Considerações Finais[/col][col type=”6″]Final Considerations[/col]
[col type=”6″]Bloons TD 5 se autoproclama ‘o melhor Tower Defense’, e certamente entrega uma experiência que justifica o título. A quantidade e variedade de conteúdo chegam a assustar, mas o jogo consegue introduzir seus elementos num ritmo apropriado e engajante, e você se sentirá mais envolvido do que outros títulos do gênero o fariam.[/col]
[col type=”6″]Bloons TD 5 proclaims itself to be ‘the best Tower Defense’, and it certainly delivers an experience that justifies the title. The sheer amout and variety of content may look overwhelming, but the game manages to introduce its elements at an appropriate and quite engaging rate, and you’ll end up feeling more involved in its crazyness than any other title in the genre could.[/col]
[col type=”6″]Notas[/col][col type=”6″]Marks[/col]
[col type=”6″]Diversão = 10
Mecânica = 9
Audiovisual = 7
Vale os 15 dólares? Sim![/col]
[col type=”6″]Fun Factor= 10
Mechanics = 9
Presentation = 7
Worth the 15 dollars? Yes![/col]
[col type=”6″]Final: 8,7[/col][col type=”6″]Final 8.7/10[/col]
[col type=”6″]Jogado e avaliado na versão de Nintendo Switch[/col][col type=”6″]Reviewed with the Nintendo Switch version.[/col]