Depois de anos de rumores e especulações o vice-presidente do Whatsapp Chris Daniels, confirmou que o aplicativo passará a exibir anúncios entre a reprodução dos status. A empresa afirma que essa será a principal forma de monetização. Os rumores que a empresa pretendia usar alguma forma de monetização são antigos e foram o principal motivo para o afastamento dos criadores da empresa, Brian Acton e Jan Koum, após a compra pelo Facebook. Brian não concordava com os planos de monetização do aplicativo chegando a lamentar ter vendido o aplicativo para o Facebook.
Em 2012, Brian chegou a publicar no blog do Whatsapp, um post intitulado “porque não vendemos anúncios”, lá Brian foi enfático no seu argumento, dizendo “quando há anúncios, você, o usuário é o produto”. Lendo isso fica claro qual era a visão que a dupla fundadora do Whatsapp tinha, e é possível perceber, facilmente, o que motivou o afastamento de ambos após a compra pelo Facebook, a empresa pretendia monetizar o aplicativo.
Ainda não foi informado quando a publicidade vai começar a aparecer no aplicativo, mas os relatórios sugerem que os anúncios começarão a aparecer em 2019.
Fonte: AndroidPolice, Tecnoblog