A Nintendo anunciou em seu site oficial o fim do Creators Program, a nota oficial da empresa diz que a Nintendo quer “tornar mais fácil para os criadores de conteúdo fazer e monetizar vídeos que contenham conteúdo de jogos da Nintendo”. Os criadores de conteúdo que desejarem fazer vídeos com produtos da Nintendo não precisam mais enviar o conteúdo para o programa, mas precisam seguir as diretrizes impostas pela empresa.
Uma dessas diretrizes diz que os vídeos devem ter seus próprios comentários, ou seja, somente gravar o jogo não é permitido. Também é digno de nota que a Nintendo só permitirá o uso dos métodos de monetização aprovados por ela, como por exemplo o programa parceiros do Youtube e o programa de afiliados Twitch.
The Nintendo Creators Program is coming to a close at the end of December. Thanks to everyone who participated in the program! https://t.co/kC9I1fjvWG pic.twitter.com/mQSNui8uGN
— Nintendo of America (@NintendoAmerica) November 29, 2018
O Creators Program nasceu em 2015, em resposta as duras criticas que a empresa vinha sofrendo por reivindicar o dinheiro que os youtubers recebiam de anúncios pelo Youtube. Quem não fazia parte do programa, constantemente tinha seus vídeos derrubados pela empresa e aqueles que se sujeitavam ao programa tinham seus lucros bem reduzidos pois o 40% ficava com, o Google e os outros 60% de lucro devia ser divido entre o ciador e a Nintendo.
Via: Eurogamer