Jogos com temática espacial sempre tem um impacto positivo e costumam despertar meu interesse, especialmente quando eles tem o capricho de um AAA, mesmo sendo considerado um jogo indie. Assim é apresentado o Everspace, um jogo onde um piloto com amnésia combate e investiga uma misteriosa raça alien, pelos confins da galáxia, assim foi concebido o jogo pela Rockfish Games.
Os diferentes setores da galáxia são subdivididos em áreas menores e compõem os estágios por onde o jogador vai percorrer sua trajetória, porém se morrer, será como um bom rogue-like espacial, onde a morte é permanente e força o jogador a recomeçar; porém com o alívio de manter os créditos conquistados e poder realizar upgrades e comprar novos equipamentos e habilidades para suas naves.
A jogabilidade é muito bem construída e há variação de gameplay entre as naves, de forma bastante perceptível e impacto causado das variações de ambiente no seu gameplay, como a interferência de buracos negros no controle e o risco que eles trazem a partida, tudo muito bem implementado e de forma bastante orgânica no jogo. Podendo o jogador optar pela visão em primeira ou terceira pessoa e com a possibilidade.
Explorar os ambientes após os combates é fundamental, procurar nos campos de asteroides por novos recursos, vasculhar destroços de naves, estruturas abandonadas, tudo isso integra o gameplay e permite que o jogador explore livremente os setores. um detalhe importante é que os danos que sua nave sofre interferem na sua jogabilidade e os recursos são necessários para que o jogador possa efetuar os reparos necessários.
Em relação a narrativa, o jogo segue a premissa simples do fugitivo com amnésia que é perseguido em toda a sua jornada, mas as interações que seu personagem tem no jogo com os aliados e com os inimigos, bem como os comentários que seu personagem faz acerca dos setores que percorremos, tornam interessantes a jornada, enriquecendo a trama e tornando o ambiente rico e cheio de mistérios, que convidam o jogador a exploração, merecendo no aspecto da narrativa nota 6,0.
Em relação ao gameplay, a construção dos comandos foi muito bem pensada, apesar de ter características que devem funcionar melhor no PC, como refinamento dos controles, devido as limitações dos controles dos consoles, ainda assim merece destaque por apresentar controle sólido, variação de jogabilidade de acordo com as naves e interferência do cenário nos controles, merecendo no aspecto do gameplay nota 7,5.
Em relação ao aspecto técnico, o jogo merece só elogios, pois apesar de ser um jogo indie, tem cara de jogo AAA, com a parte visual construída com muito capricho, assim como o aspecto sonoro com uma trilha bem construída e efeitos de áudio muito bem implementados, ampliando a imersão do jogador, merecendo nota 8,0 no aspecto técnico.
Assim, se você é fã de jogos rogue-like e curte da temática espacial, com um preço justo, Everspace é um jogo para ficar no seu radar, tendo ainda um trabalho de desenvolvimento constante da Rockfish Games, com expansão disponível e muito capricho para fazer o jogo saltar aos olhos e estar entre as otimas opções desta nova safra de jogos espacial
nota final: 7,3
Versão de Playstation 4