Bruce Straley, que atuou na Naugthy Dog como diretor do jogo The Last of Us, criticou recentemente a falta de liberdade de Red Dead Redemption 2, em uma conversa no twitter, ele disse:
“O jogo matou-me quando tentei flanquear em uma missão – tal como acontece em muitas missões de história em RDR2, o jogo exige que eu faça exatamente o que a história quer e remove continuadamente as minhas escolhas. O ambiente era aberto e eu tinha as habilidades, mas castigaram-me por tentar pensar por mim próprio ao invés de me premiar.”
When the whole gang rolls out. Cool that they kept this sequence "on the stick". pic.twitter.com/WRVSoX5mQX
— Matthew Gallant (@Gangles) January 10, 2019
O Ex-diretor questiona a liberdade do jogo nas missões da história afirmando que ela obriga o jogador a seguir um padrão totalmente pré-determinado para concluir uma missão, e isso vai contra o propósito de liberdade que a Rockstar quer alcançar. Ele ainda complementou:
“Diria que remover a escolha do jogador para alcançar ‘histórias épicas’ prejudica por completo o poder da interatividade. Por isso, acaba por NÃO ser épico pois acabo por ficar frustrado que o jogo não confie em mim…assim sendo, estou simplesmente a cumprir requisitos para ativar cutscenes.”
Parece que Straley não é o único a se sentir assim , na conversa onde o ex-diretor expôs sua opinião, Matthew Gallant (engenheiro de software da Naugthy Dog) também demonstrou ter uma opinião parecida com Straley:
“É especialmente perceptível em RDR porque algumas das escolhas que queres fazer (flanquear o inimigo, planejar uma abordagem diferente) são totalmente suportadas pelas mecânicas principais e motivações do teu personagem. Mas não conseguir realiza-las te fazem se sentir totalmente preso nas mãos dos desenvolvedores do jogo”
Fonte: Eurogamer